ArchDaily e o mundo da arquitetura em 2023

Na medida em que adentramos 2023 e começamos o Ano do Coelho, compartilhamos com vocês algumas reflexões sobre o que o ano passado nos trouxe e como nos preparamos para mais um ano.

No ano passado, expandimos nossa rede através da plataforma DAAily, tendo como missão o futuro do ambiente construído. Tornamo-nos mais conscientes de como contribuir para esse objetivo através de nosso conteúdo diário, tendo em vista que a maioria de nossos maiores desafios converge para o futuro das cidades. Da crise habitacional e emergência energética à desigualdade, migração e guerra, o ambiente construído é o denominador comum e não podemos ficar indiferentes a isso.

Ao passo que a arquitetura se torna uma questão mais ampla e mais pessoas começam não apenas a se interessar por ela, mas a querer se engajar de forma ativa, assumimos a responsabilidade de abrir a caixa preta dessa disciplina e construir pontes através do conhecimento. No esforço para reduzir distâncias, buscamos responder à pergunta "o que é boa arquitetura?" através de nosso primeiro livro The ArchDaily Guide to Good Architecture publicado pela editora gestalten.



Nossa comunidade contribuiu em 2022 não apenas com nosso enorme arquivo de milhares de projetos — selecionados por nossa equipe de curadoras que trabalham em estreita proximidade com escritórios de todas as regiões do globo —, mas participou ativamente de iniciativas como o Prêmio Building of the Year, o Prêmio Obra do Ano e o Prêmio de Visualização de Arquitetura, além de ter contribuído com conteúdo editorial inédito.

Diversos premios e reconhecimentos nos mostraram uma nova direção na arquitetura. Do Prêmio Pritzker ao MCHAP, da Trienal de Lisboa ao Prêmio Aga Khan e o Prêmio EU Mies, entre outros, questões como uso de recursos, reciclagem e participação comunitária foram amplamente abordadas e destacadas.

Figuras relevantes do mundo da arquitetura que faleceram em 2022 nos fizeram refletir sobre seus legados, fazendo-nos ver que por trás de edifícios há sempre visões e desejos, que junto a carreiras brilhantes há também paixão e energia dedicadas a tornar o mundo um lugar melhor através da arquitetura. Mas, na medida em que olhamos para trás e reconhecemos o impacto de seus trabalhos, miramos também o futuro em nossa incessante busca por práticas contemporâneas que estão transformando a profissão.

Com tantos temas instigantes e emergentes com os quais lidamos diariamente, aprendemos que é importante focar no essencial. Nossos temas mensais se tornaram uma oportunidade de abordar uma questão crítica em particular através de diversas perspectivas, aprofundando o debate e oferecendo diferentes pontos de vista para nossa comunidade. Do caminho para uma arquitetura neutra em carbono à democratização do design, do futuro dos materiais de construção à economia circular (tema deste mês de fevereiro), procuramos em 2022 os assuntos mais emergentes e em 2023 seguiremos a busca com temas como água, descarbonização, tecnologia e globalização – e estamos abertos a contribuições.

Outro motivo de orgulho em 2022 foram as conexões que tecemos com vozes relevantes dentro e fora da profissão, e as colaborações com instituições de prestígio como a ONU Habitat, que trabalham conosco no sentido de ampliar o debate sobre estas questões globais.

A diversidade é uma questão central em nossa profissão há algum tempo, e também dentro do ArchDaily. Tivemos o privilégio de lançar em 2022 nosso primeiro documentário, Women in Architecture, realizado em colaboração com Boris Noir and SkyFrame, recentemente selecionado pelo Toronto International Women Film Festival e semifinalista do Cannes Indie Shorts Awards. Em 2023 continuaremos a focar na diversidade como um todo e explorar novos formatos para nos conectarmos com você.

A diversidade também está refletida nos eventos e conferências dos quais participamos em 2022. Do Festival de Arquitetura de Copenhague (CAFx), à Semana de Design dos Países Baixos, Model, Concentrico, a Trienal de Oslo, a Trienal de Lisboa, a Bienal de Tallin, a Bienal do Chile, a BIAU, Obra Blanca, a Bienal de São Paulo e a Bienal de Shanzhen e Hong Kong. E prêmios como o MCHAP, o World Architecture Festival, o Arab Architects Award, o World Urban Forum e o Architecture in Development Global Challenge. E este ano será bastante intenso: Copenhague foi nomeada a Capital Mundial da Arquitetura e além dessa festividade outros eventos como a Bienal de Veneza, a Semana de Design de Milão, o Congresso Mundial da UIA, a Bienal de Pequim e a Media Architecture Biennial movimentarão 2023.

Somos gratos às nossas leitoras e leitores por todo o apoio e contribuição à nossa plataforma. Continuaremos a trabalhar com afinco para trazer até vocês o que há de mais emergente e instigante na arquitetura em 2023. 

Muito obrigado!

David Basulto
Fundador & Editor-chefe

Sobre este autor
Cita: Basulto, David. "ArchDaily e o mundo da arquitetura em 2023" [ArchDaily and the World of Architecture in 2023] 31 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995771/archdaily-e-o-mundo-da-arquitetura-em-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.