Apartamento Estantes / COTA760

Apartamento Estantes / COTA760 - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraApartamento Estantes / COTA760 - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira, JanelaApartamento Estantes / COTA760 - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Mesa, JanelaApartamento Estantes / COTA760 - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraApartamento Estantes / COTA760 - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: COTA760
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cris Farhat
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Labluz, REKA
  • Arquitetos Líderes: Luis Rossi, Nicolas Le Roux, Paula Lemos
  • Equipe: Daniel Carvalho, Pedro Valenzuela
  • Marcenaria: Rutra
  • Serralheria: Atelier Edição Limitada
  • Construtora: Papel Concreto
  • Cidade: Perdizes
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Estantes / COTA760 - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira, Janela
© Cris Farhat

Descrição enviada pela equipe de projeto. O principal desejo do cliente quando nos procurou para ajudá-lo com a reforma do seu apartamento era uma sala ampla e espaçosa onde coubessem seus livros, equipamentos de música, projetor e que fosse bom para receber os amigos de forma descontraída. Como ele gostava muito de cozinhar, também queria uma cozinha confortável onde coubessem os equipamentos com espaço para trabalhar. Já que o apartamento era antigo, mas já tinha passado por uma reforma completa, focamos a obra nesses espaços principais e no segundo quarto, que se tornou um escritório e quarto de hóspedes.

Apartamento Estantes / COTA760 - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Cris Farhat

Para viabilizar a transformação, a principal intervenção que fizemos foi remover o terceiro quarto do apartamento. Ele ocupava um grande espaço da sala e acabava fazendo com que ela tivesse um formato de L. Com sua remoção, a sala ganhou um formato mais retangular e passou a ser totalmente integrada. 

Apartamento Estantes / COTA760 - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Cris Farhat
Apartamento Estantes / COTA760 - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Mesa
© Cris Farhat

Para trazer mais unidade ao espaço e atender às necessidades do cliente, propusemos uma grande estante de serralheria vermelha que ocupou toda a parede da sala. Nela, foi possível acomodar a coleção de livros, discos, sistemas de som, projetor e até mesmo o piano eletrônico. A pintura vermelha deu destaque a esse elemento e trouxe a cor ao ambiente que no geral se manteve mais neutro.

Apartamento Estantes / COTA760 - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Cris Farhat
Apartamento Estantes / COTA760 - Imagem 25 de 25
Axonométrica
Apartamento Estantes / COTA760 - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Cris Farhat

O piso de madeira da sala, que era um dos elementos pré-existentes mais legais do apartamento, foi complementado nos pontos da demolição e restaurado. Nas paredes, descascamos alguns pilares e a viga de concreto entre a sala e a cozinha, para que esse material que estava escondido sob o reboco passasse a fazer parte da composição dos ambientes.

Apartamento Estantes / COTA760 - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Janela
© Cris Farhat
Apartamento Estantes / COTA760 - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Cris Farhat

Aproveitamos a estante de serralheria para fazer também a iluminação do apartamento, pendurando nela spots direcionáveis apontando para o teto para criar uma iluminação indireta para a sala. Completamos essa iluminação com arandelas de parede e luminárias de piso e apoio. Sobre a mesa de jantar, posicionamos alguns spots de teto, evitando pendentes para uma maior integração visual do espaço.

Apartamento Estantes / COTA760 - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Sofá, Janela, Cadeira, Bancada, Cozinha, Viga
© Cris Farhat

Na cozinha, aproveitamos as bancadas e revestimento de piso existentes, mas alteramos as marcenarias para que conversassem melhor com a intervenção da sala. Alterando a posição da porta da lavanderia, conseguimos acrescentar uma nova bancada que foi feita com o mesmo estilo da estante de serralheria da sala. Também criamos uma prateleira metálica sobre o cooktop para proporcionar um espaço extra de armazenamento mais descontraído.

Apartamento Estantes / COTA760 - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Cris Farhat

No escritório, levamos a mesma lógica dos móveis sob medida da sala, criando uma estrutura de serralheria com elementos de madeira. Por outro lado, deixamos a serralheria branca nesse ambiente, criando uma ambiência mais leve para a área de trabalho.

Apartamento Estantes / COTA760 - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira
© Cris Farhat

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Perdizes, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Estantes / COTA760" 31 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995763/apartamento-estantes-cota760> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.