Casa da Vilarinha / A2OFFICE

Casa da Vilarinha / A2OFFICE - Fotografia de Exterior, FachadaCasa da Vilarinha / A2OFFICE - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa da Vilarinha / A2OFFICE - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa da Vilarinha / A2OFFICE - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaCasa da Vilarinha / A2OFFICE - Mais Imagens+ 31

Porto, Portugal
  • Arquitetos: A2OFFICE
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  296
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ARTEBEL, Amop, Amorim Wise, BATHCO, BRUMA, Bosch, CIN, Cortizo, Dow Building Solutions, Efapel, Falmec, JNF, Knauf, LOVE Tiles, Mapei, Neolith, Nuovvo, Oli, Rodi, Sanindusa, +3
  • Arquitectura E Coordenação: Alberto Dias Ribeiro
  • Equipa: Alexandra Marques, Angelina Voulgari, Bernardo Faria, Débora Nojiri, Mariana Gonçalves
  • Obra E Gestão De Processo: AZU
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Vilarinha / A2OFFICE - Fotografia de Exterior, Fachada
© AL.MA Fotografia | Alexandra Marques

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto de arquitectura desta casa nasce simultaneamente de um vazio e de uma dança: o espaço não construído do logradouro separa e une os dois volumes que compõem a intervenção e que parecem se querer comunicar através de uma dança. A casa procurou criar uma relação de diálogo, não só com a frente urbana em que se insere, mas também com a envolvente próxima. Tendo em conta que se trata de uma zona em processo de transformação construtiva e também de uso, foi premissa base desenhar o edifício na relação com os edifícios pré-existentes, mas também, e sobretudo, dotá-lo de características que lhe permitissem dialogar futuramente com novas construções vizinhas, algo que se veio a confirmar, uma vez que surgiram novos edifícios contíguos entretanto. 

Casa da Vilarinha / A2OFFICE - Fotografia de Interiores, Cozinha
© AL.MA Fotografia | Alexandra Marques
Casa da Vilarinha / A2OFFICE - Imagem 28 de 36
Planta - Baixa
Casa da Vilarinha / A2OFFICE - Fotografia de Interiores
© AL.MA Fotografia | Alexandra Marques
Casa da Vilarinha / A2OFFICE - Fotografia de Interiores
© AL.MA Fotografia | Alexandra Marques

Decidiu-se integrar na fachada nova, pedaços da fachada original, como que fixando fragmentos da história. A nova fachada procura uma separação vincada dos dois pisos que constituem a nova intervenção: a parte de baixo, que preserva pedaços da fachada pré-existente, é propositadamente fragmentada e as superfícies têm diferentes profundidades, deste modo relacionando-se com o ritmo das fachadas dos edifícios vizinhos pré-existentes; o piso superior é claramente autonomizado, quer ao nível da proporção, quer ao nível da linguagem. Aqui surge uma superfície de ripas verticais que delimitam a fachada pública da casa, criando um filtro visual entre o espaço público e o espaço privado. Futuramente este ripado irá servir de suporte a um jardim vertical, que acentuará o filtro visual e funcionará também como um filtro de pó e cheiros provenientes da circulação automóvel constante que se observa no arruamento confrontante.

Casa da Vilarinha / A2OFFICE - Fotografia de Interiores
© AL.MA Fotografia | Alexandra Marques

Ao longo do processo surgiram espontaneamente curvas que ajudaram a resolver o desenho: primeiramente, na fachada tardoz, a pala viu a necessidade de contornar uma árvore existente que se pretendia manter; com esta forma arredondada, a pala permite o sombreamento da fachada, cria uma zona útil coberta exterior, no prolongamento da sala e da cozinha, e uma varanda no piso superior, ao mesmo tempo que parece abraçar a árvore; pela exigência de uma relação formal e estética com o anexo, propôs-se o mesmo tipo de desenho desta cobertura, assim fazendo comunicar o edifício principal e a sua dependência de uma forma coerente e integrada (a dança); outros elementos de recorte curvo surgem também na laje do pátio frontal, onde se cria uma abertura sobre a entrada pedonal ao nível do rés-do-chão, possibilitando assim a criação de um pátio semicoberto na entrada da casa. Esta opção permitiu obter um espaço de transição, por forma a que a entrada no interior da casa não fosse feita directamente a partir da rua.

Casa da Vilarinha / A2OFFICE - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© AL.MA Fotografia | Alexandra Marques

À semelhança da fachada frontal, mas por motivos distintos, realizou-se o revestimento da parte superior da fachada posterior com um conjunto de ripas verticais, que ao contrário das primeiras, de aparência estática e fechada, têm uma aparência dinâmica, permitindo a abertura dos vãos envidraçados sobre o logradouro privativo.

Casa da Vilarinha / A2OFFICE - Fotografia de Exterior, Fachada
© AL.MA Fotografia | Alexandra Marques

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Vilarinha / A2OFFICE" 27 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995459/casa-da-vilarinha-a2office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.