Iphan inicia recuperação dos danos causados ao patrimônio cultural em Brasília

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), juntamente com representantes das instituições envolvidas e afetadas pelos atos de 8 de janeiro, deu início na semana passada ao trabalho de coordenação das ações para restauração do Patrimônio Cultural Brasileiro, em Brasília (DF).

Durante o encontro, representantes dos departamentos técnicos de infraestrutura, restauração e arquitetura apresentaram os prejuízos, as ações em andamento, as necessidades, especialmente de recursos e restauradores, além de proposições para ações conjuntas. Nesse contexto, foram discutidas possíveis fontes de recursos para a execução das ações emergenciais e de projetos de restauração a médio e longo prazos, como doações de instituições privadas e recursos via Unesco.

Na ocasião, ficou definido que as instituições fizessem um levantamento das necessidades de contratação de projetos e serviços para a restauração dos edifícios e acervos. O intuito é facilitar o compartilhamento e a atualização de dados. Além disso, ficou definida a retomada de ações de restauração da Praça dos Três Poderes, a cargo da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal.

Quanto ao Iphan, especificamente, a ideia é que o órgão contribua com a análise dos acervos dos edifícios para futuros processos de tombamento e, consequentemente, viabilizar a proteção dos bens e da ambiências dos prédios para evitar a descaracterização dos espaços públicos, além de analisar e fiscalizar as propostas de intervenção nos edifícios tombados.

Iphan inicia recuperação dos danos causados ao patrimônio cultural em Brasília - Imagem 2 de 2
Escala monumental de Brasília. Imagem © Joana França

Na avaliação do presidente do Iphan, Leandro Grass, o esforço coletivo é essencial para se obter resultados mais efetivos e reconstituir os bens culturais afetados.

Outra ação futura destacada na reunião é a concretização de um programa de memória dos fatos, ressaltando as origens dos atos ocorridos, ação já mencionada pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.

A formalização do trabalho e das instituições envolvidas está em andamento e a Casa Civil deve ser a coordenadora. Nesse grupo, estariam os seguintes órgãos: Ministério da Cultura, Iphan, Presidência da República, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Supremo Tribunal Federal, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Secretaria de Cultura do DF.

Via Iphan.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Iphan. "Iphan inicia recuperação dos danos causados ao patrimônio cultural em Brasília" 27 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995419/iphan-inicia-recuperacao-dos-danos-causados-ao-patrimonio-cultural-em-brasilia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.