Alojamento de São Sebastião / Tiago do Vale Arquitectos

Alojamento de São Sebastião / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© João Morgado

Alojamento de São Sebastião / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, CamaAlojamento de São Sebastião / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, PilarAlojamento de São Sebastião / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores, CadeiraAlojamento de São Sebastião / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, BancadaAlojamento de São Sebastião / Tiago do Vale Arquitectos - Mais Imagens+ 16

  • Equipa De Projeto: Tiago do Vale, com Maria João Araújo, Camille Martin, Priscilla Moreira, Florisa Novo Rodrigues, Teresa Vilar, Clementina Silva, Hugo Quintela, Adriana Gomes
  • Cliente: Vale Escuro Investimentos Imobiliários L.da
  • Especialidades: SIPC L.da
  • Construção: Edinfantas Construções L.da
  • Mobiliário: Vintage Alternative Store
  • Área De Implantação: 52 m2
  • Cidade: Braga
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Alojamento de São Sebastião / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Rua de São Sebastião é uma artéria singular na história urbana de Braga. O seu traçado coincide com o Decumano Máximo da cidade romana, subindo de Poente para Nascente em direção ao Fórum e constituindo o tramo final da Via XX (que ligava Astorga a Braga parcialmente por via marítima), sendo também uma chegada alternativa da Via XVI (que ligava Lisboa a Braga por terra). É portanto, uma zona de grande sensibilidade arqueológica.

Alojamento de São Sebastião / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Pilar
© João Morgado

À medida que a urbe medieval se moveu em direção a norte, abraçando a Sé, este território ruralizou-se, ocupado com produção agropecuária que alimentava a cidade. Finalmente, a expansão da cidade no século XX impôs uma forte transformação à rua, forçando um convívio desconfortável entre, por um lado, a sua grande sensibilidade arqueológica e a matriz eminentemente rural das construções existentes e, pelo outro, as pressões urbanísticas, os programas, a imagem e as formas de construir da cidade contemporânea.

Alojamento de São Sebastião / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores
© João Morgado
Alojamento de São Sebastião / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores
© João Morgado

A construção que acolhe o Alojamento de São Sebastião é uma síntese destas circunstâncias históricas e das rápidas mudanças que a rua sofreu. Encontrando-se em ruína, sobrevivendo com alguma integridade apenas um pano de fachada com rés-do-chão e primeiro piso voltados para a rua, identifica-se uma edificação de grande modéstia construtiva, com características que apontam para uma fundação de finais do século XVIII e apresentando áreas diminutas.

Alojamento de São Sebastião / Tiago do Vale Arquitectos - Imagem 21 de 21
Planta e corte longitudinal

Reconhece-se também, através de vestígios sobreviventes no alçado e na empena meeira, um segundo piso mais tardio, com fachada em tabique e uma volumetria mais ambiciosa, que anotou uma vontade de ampliar a capacidade do edifício numa construção que acabou por não perdurar.

Alojamento de São Sebastião / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Cadeira, Corrimão
© João Morgado

O programa da encomenda (um estabelecimento de hospedagem) pedia uma forte eficácia no uso da exígua área disponível e volumetria possível, num exercício de muito baixo custo, enquanto que o grande interesse arqueológico da zona implicava igualmente a adoção de técnicas construtivas minimamente invasivas. A solução apresentou-se por forma de um desenho altamente sistematizado, permitindo economias de escala através da repetição de elementos padronizados e uma maior eficiência no uso das áreas por meio da integração de todas as necessidades de cada unidade no desenho modular do seu mobiliário.

Alojamento de São Sebastião / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cadeira
© João Morgado

Uma grande cuba cerâmica serve simultaneamente a instalação sanitária, a kitchenette e a lavagem de roupa (embora sejam disponibilizadas máquinas comunitárias de lavagem e secagem de roupa no piso térreo). Esta cuba é parte de um aparador que apoia também a entrada das unidades, com espaços para sapatos e chaves. Esta peça integra-se num conjunto linear de mobiliário modular que resolve igualmente a kitchenette, a cama escamoteável, os arrumos e o roupeiro.

Alojamento de São Sebastião / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama
© João Morgado

No lado oposto, a compacta instalação sanitária desenha o hall de entrada da unidade. Para alcançar a mais eficiente organização das unidades e das suas interconexões no volume propuseram-se pisos alternados entre as frentes, garantindo uma solução de circulação vertical central com o mínimo dispêndio de área. Esta solução é encimada por uma claraboia piramidal, reproduzindo uma tipologia recorrente na construção urbana portuguesa.

Alojamento de São Sebastião / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© João Morgado

A fachada principal recupera os elementos sobreviventes do alçado original, propondo a reconstrução dos pisos superiores citando a memória da presença urbana da volumetria desaparecida mas procurando, também, a sua integração na rua de hoje, em escala, linguagem e cérceas dominantes. O alçado tardoz recupera o alinhamento original da construção preexistente e, embora constituindo uma edificação integralmente nova, cita também tipologias de alçado recorrentes neste contexto urbano.

Alojamento de São Sebastião / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Bancada
© João Morgado

Em suma, o Alojamento de São Sebastião conforma-se entre, por um lado, a máxima eficácia e, pelo outro, o respeito pela memória da presença do edifício existente e a longa e complexa história da Rua de São Sebastião.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Braga, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Alojamento de São Sebastião / Tiago do Vale Arquitectos" 22 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995327/alojamento-de-sao-sebastiao-tiago-do-vale-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.