Casas FCA / MFOLM Arquitectos

Casas FCA / MFOLM Arquitectos - Fotografia de ExteriorCasas FCA / MFOLM Arquitectos - Fotografia de Exterior, Escada, JanelaCasas FCA / MFOLM Arquitectos - Fotografia de Interiores, BancadaCasas FCA / MFOLM Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Corrimão, Pilar, Viga, TerraçoCasas FCA / MFOLM Arquitectos - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: MFOLM Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  521
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Abba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  22 Grados, Atrim, Cerro Negro, Corblock, Flapac, Grupo LTN, Ilva, Kalciyan, LG, Lineal, Roca, TST, alberdi
  • Arquiteta Responsável: Florencia Oña
  • Cidade: Mendoza
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casas FCA / MFOLM Arquitectos - Imagem 16 de 26
© Luis Abba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um bairro suburbano na província de Mendoza, Argentina. O programa consiste no projeto de duas casas para duas jovens irmãs em um terreno com morfologia irregular. As propostas deveriam ser harmoniosas entre si e ao mesmo tempo singulares, pois cada uma delas tinha que responder aos desejos, necessidades e diferentes materialidades pretendidas por cada uma. Foi desenvolvido um estudo da implantação como um todo e a partir disso foram destacados parâmetros básicos como a orientação, o uso do terreno e a ligação ou articulação entre os dois projetos.

Casas FCA / MFOLM Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Luis Abba
Casas FCA / MFOLM Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Luis Abba

Os volumes são dispostos na orientação norte plena, conseguindo um deslocamento entre eles, o que proporciona privacidade e favorece a luz solar em cada unidade. Foi proposta uma superfície mínima de implantação, de modo que a superfície livre fosse substancialmente maior do que a construída. Um jardim generoso foi criado entre as casas. Os volumes compactos em forma de prisma foram adotados em resposta às premissas e às características climáticas locais. Esses prismas sólidos foram modelados a partir de diferentes operações morfológicas. Os volumes repousam sobre a superfície do terreno e se elevam a partir dele. Dadas essas condições, ambas as casas são articuladas a partir da decisão de manter as áreas sociais e diurnas de frente para o jardim. Além disso, cada unidade se relaciona formalmente com a outra, através de dois grandes volumes extrudados horizontalmente.

Casas FCA / MFOLM Arquitectos - Fotografia de Exterior, Escada, Janela
© Luis Abba
Casas FCA / MFOLM Arquitectos - Fotografia de Interiores, Bancada
© Luis Abba

A casa na parte mais ao norte do terreno é sustentada por um sistema de vigas e paredes divisórias de concreto armado aparentes cuidadosamente moduladas. As paredes de concreto armado são generosamente espessas, favorecendo a massa térmica. Isto dá ao projeto uma condição tectônica. Nas orientações oeste e leste, as janelas são reduzidas a fim de diminuir o impacto negativo dessas orientações. Ao norte, a casa é aberta com grandes janelas acompanhadas por dispositivos de controle solar, permitindo ganho de incidência direta no inverno e proteção solar no verão. A galeria coberta funciona como um espaço de amortecimento entre as áreas externas e e interna.

Casas FCA / MFOLM Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada, Corrimão
© Luis Abba
Casas FCA / MFOLM Arquitectos - Imagem 20 de 26
Planta Primeiro Pavimento
Casas FCA / MFOLM Arquitectos - Imagem 23 de 26
Plantas
Casas FCA / MFOLM Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luis Abba

A casa mais ao sul é acessada através de um espaço intermediário com pé direito reduzido, e ao entrar pela soleira, o espaço se revela e se expande na altura interna. Ao norte, a casa se abre com grandes janelas acompanhadas por uma galeria coberta. Para o sul, uma segunda galeria serve como um filtro.  A estruturação do térreo consiste em um sistema de paredes divisórias de concreto armado com marcas das fôrmas na horizontal. Os ambientes no térreo são compostos de paredes duplas de tijolo de cimento preto com isolamento no interior. Por sua vez, o pavimento superior é sustentado a partir de uma estrutura metálica, acompanhada por um invólucro de chapa isolada na parte externa e revestimento de tábuas de madeira na parte interna. Um sistema de fôrmas, fechamento estrutural e acabamento de perfil U 300 acompanha todo o perímetro da casa tanto no térreo quanto no piso superior.

Casas FCA / MFOLM Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Luis Abba

A presença de grandes superfícies de vidro nas áreas sociais dilata os ambientes em direção ao jardim, gerando uma sensação particular de expansão e comunicação. Os métodos de construção e os envoltórios foram escolhidos com critérios de sustentabilidade em mente, intensificando a relação entre o edifício e seu entorno.

Casas FCA / MFOLM Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luis Abba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas FCA / MFOLM Arquitectos" [Casas FCA / MFOLM Arquitectos] 12 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993341/casas-fca-mfolm-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.