Primeiro arranha-céu de madeira da América Latina em construção na patagônia chilena

A urbanização e a evolução das cidades modernas levaram ao desenvolvimento de edifícios em altura, os famosos arranha-céus. Tradicionalmente projetados com concreto como o principal material estrutural, sua construção implica um aumento de emissões de CO2 liberadas na atmosfera, poluição do ar e o alto consumo de energia e água. Essas consequências exigem o desenvolvimento de novas estratégias sustentáveis fora da zona de conforto do setor, como a incorporação da madeira como um elemento estrutural. A madeira laminada cruzada (CLT) emergiu como uma nova estratégia estrutural que os arquitetos chilenos começaram a incorporar à arquitetura do país, adaptados às condições e normas locais.

O "Projeto Tamango", da Tallwood Architects, é um exemplo dos desafios e oportunidades da construção de madeira no país e na região, pois pode ser potencialmente o primeiro edifício de 12 andares com uma estrutura de madeira engenheirada. Alterando os paradigmas tradicionais de construção da área, Tamango representa um passo para soluções sustentáveis que seguem um processo de design integrado através de todos os estágios de um projeto arquitetônico.

Por que criar arranha-céus de CLT?

Já existem edifícios altos de CLT em todo o mundo, demonstrando que o uso da madeira como o principal material estrutural em arranha-céus pode ser o futuro. Além de ser um recurso renovável - "que não pode ser esgotado e é capaz de fornecer uma fonte contínua de energia limpa" -, a madeira fornece soluções sustentáveis que, combinadas com avanços tecnológicos, cobrem todos os estágios de seu ciclo de vida, de sua fabricação, montagem e aplicação .

Durante sua fabricação, cada quilograma de madeira captura 1,8 kg de CO2, e sua montagem é seca, silenciosa e não gera resíduos. Ao habitar o edifício, a madeira possui excelentes propriedades térmicas e higroscópicas (a capacidade de manter e liberar a umidade), que contribuem para sua eficiência energética e conforto do usuário.

As condições locais de Coyhaique, Chile, onde a queima de lenha para aquecer os interiores libera uma grande quantidade de emissões de CO2, fez dela uma das cidades mais contaminadas da América Latina. Em resposta a isso, o objetivo de Tamango era propor soluções inovadoras em duas linhas principais: ser sustentável e desenvolver um sistema de construção eficiente, sempre considerando o difícil acesso a materiais e força de trabalho na área.

Primeiro arranha-céu de madeira da América Latina em construção na patagônia chilena - Imagem 9 de 14
4º Pavimento. Image Courtesy of Tallwood
Primeiro arranha-céu de madeira da América Latina em construção na patagônia chilena - Imagem 11 de 14
Corte . Image Courtesy of Tallwood

Sistema de construção: estratégia material de Tamango

Invertendo o processo tradicional, o projeto de Tamango incorpora uma equipe multidisciplinar - integrada por engenheiros estruturais, especialistas em prevenção de incêndio, eficiência energética e acústica - que analisaram todos os resultados possíveis desde o início do processo. Simultaneamente, o projeto desenvolveu um estudo de envoltórias térmicas com especialistas em eficiência energética do Chile, Finlândia e Canadá, com o objetivo de criar um edifício alto com estratégias sustentáveis que ajudem na descontaminação da área.

Usando as mais recentes inovações para unir camadas de madeira, produtos de madeira engenheirada podem ter tamanhos ajustáveis criados para painéis, pilares e vigas, todos os quais permitem sistemas de alta resistência (como concreto e aço), mas em pesos significativamente mais leves. A estrutura de Tamango foi desenvolvida por elementos de madeira projetados anteriormente -CLT, LVL e GLULAM- juntamente com madeira serrada certificada com diferentes graus estruturais.

Primeiro arranha-céu de madeira da América Latina em construção na patagônia chilena - Imagem 5 de 14
Courtesy of Tallwood

De acordo com a Engineered Wood Association, os painéis de CLT são compostos por várias camadas prensadas -geralmente três, cinco, sete ou nove- com tábuas de madeira empilhadas em direções alternadas, unidas com adesivos estruturais. Manter um ângulo reto ao colar essas camadas fornece ao painel rigidez estrutural em ambas as direções. Para obter resultados precisos da estrutura pré-fabricada, o projeto trabalhou com um modelo BIM, onde a equipe detalhou todos os painéis e sua futura montagem. Uma vez no canteiro de obras, esses painéis foram unidos com rapidez e eficiência, como um quebra-cabeças.

Primeiro arranha-céu de madeira da América Latina em construção na patagônia chilena - Imagem 6 de 14
Courtesy of Tallwood

Como Juan José Ugarte e Gerardo Armanet - arquitetos de Tallwood - especificam, a madeira é uma solução que incorpora as fases de design e construção através da medição e montagem anteriores de elementos, ou como ele coloca, o projeto é "construído antes da construção".

Primeiro arranha-céu de madeira da América Latina em construção na patagônia chilena - Imagem 14 de 14
Courtesy of Tallwood

Como um complemento aos painéis CLT, a estratégia incorporou madeira folheada laminada (Laminated Veneer Lumber - LVL), um material de construção produzido por lâminas de madeira seca e graduada que são unidas sob calor e pressão em painéis grandes que geralmente são usados para vigas, treliças, tábuas e vigias .

Como o resultado final beneficia o meio ambiente?

Apesar dos obstáculos do processo -por exemplo, a falta de progresso no código chileno para estruturas de madeira de arranha-céus com mais de cinco pavimentos- os 1.870 m3 de estruturas de madeira captura 1.230 toneladas de CO2, o que já supera as emissões durante sua fabricação e transporte. Durante o processo projetual, desenvolveu-se uma estratégia de eficiência energética que criou aquecimento a partir de bombas elétricas e uma pele térmica que economiza 75% das despesas no aquecimento mensal e 60% da economia de energia em contraste com projetos de habitação equivalentes. Além disso, se o ciclo de vida do edifício chegar ao fim, seus elementos estruturais serão fáceis de desmontar e ficarão disponíveis para reutilização em projetos futuros.

Como pioneiro regional, Tamango dá o primeiro passo e se estabelece como um modelo para futuros projetos de arquitetura na América Latina, onde a altura não é mais um problema para os sistemas de estrutura de madeira. Apresentando este material em um prédio de 12 andares, isso demonstra os esforços do país nas últimas décadas e permite novas oportunidades para a região.

Primeiro arranha-céu de madeira da América Latina em construção na patagônia chilena - Imagem 2 de 14
Courtesy of Tallwood
Primeiro arranha-céu de madeira da América Latina em construção na patagônia chilena - Imagem 3 de 14
Courtesy of Tallwood
Primeiro arranha-céu de madeira da América Latina em construção na patagônia chilena - Imagem 4 de 14
Courtesy of Tallwood

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Prieto, Camila. "Primeiro arranha-céu de madeira da América Latina em construção na patagônia chilena" [Latin America’s First High-rise Building in Cross Laminated Timber is Built in Chilean Patagonia] 25 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992894/primeiro-arranha-ceu-de-madeira-na-america-latina-e-construido-na-patagonia-chilena> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.