Casa Correia / Renato Cintra Arquitectos

Casa Correia / Renato Cintra Arquitectos - Fotografia de Interiores, JanelaCasa Correia / Renato Cintra Arquitectos - Fotografia de InterioresCasa Correia / Renato Cintra Arquitectos - Fotografia de Interiores, JanelaCasa Correia / Renato Cintra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Correia / Renato Cintra Arquitectos - Mais Imagens+ 25

Lagos, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BRUMA, LOVE Tiles, Sanitana, Sosoares, Strong Wood Floors
Casa Correia / Renato Cintra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no centro histórico de Lagos, junto à muralha da cidade, esta Casa beneficia da proximidade da foz do rio e da formosa baía. Em dias de Sueste, podemos ouvir o rebentar das ondas e sentir o cheiro da maresia. Nas proximidades fica o Castelo dos Governadores, onde viveu o Infante D. Henrique e o Forte da Ponta da Bandeira, que constitui um ex-libris das fortificações marítimas. Rodeada pela história, a Casa Correia nasceu assim do sonho de encontrar um refúgio para gozar o precioso descanso, após longos anos de trabalho. Herança familiar dos proprietários, a sua localização, central e acessível, porém recatada do bulício da animação turística, foi o mote para desenvolver um projecto que permitisse acolher a família, com o conforto e privacidade que se impunha.

Casa Correia / Renato Cintra Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela
© Ivo Tavares Studio
Casa Correia / Renato Cintra Arquitectos - Imagem 27 de 30
Planta - Primeiro pavimento
Casa Correia / Renato Cintra Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio

Após a demolição da habitação devoluta existente, que não se compadecia com as necessidades actuais, foi edificada uma moradia unifamiliar, cujo programa se desenvolve em três pisos. O piso térreo é ocupado pela zona social e os pisos superiores albergam a zona privada dos quartos. No último andar foi possível ainda criar um terraço generoso, que oferece uma prazerosa vista da baía de Lagos. Num contexto de centro histórico, o que envolve, desde logo, alguns condicionantes, e entre as edificações contíguas, foi possível desenvolver uma solução que compatibiliza as exigências dos proprietários, a sustentabilidade e o conforto. O principal desafio consistiu em aliar a contemporaneidade do traço ao respeito pela envolvente histórica e em harmonia com o casario vizinho.

Casa Correia / Renato Cintra Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio
Casa Correia / Renato Cintra Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio

A expressão estética, desenvolvida no tratamento dos alçados, consubstancia uma proposta de linguagem sóbria, simples e de carácter moderno, que se harmoniza com a envolvente. A pedido dos proprietários, foi preservado o logradouro, a tardoz, que veio conferir ao edificado um espaço recatado e intimista, recriando os antigos quintais, tão característicos desta região.  

Casa Correia / Renato Cintra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Correia / Renato Cintra Arquitectos" 30 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991108/casa-correia-renato-cintra-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.