Festival Internacional de Jardins do Canadá está aberto a propostas de paisagistas e arquitetos do mundo todo

O Festival Internacional de Jardins do Canadá está lançando uma chamada de propostas para sua 24ª edição, a ser realizada em junho de 2023. Amantes de jardinagem e land art podem se candidatar – os projetos selecionados vão integrar os jardins temporários do Les Jardins de Métis, também conhecidos em inglês como Reford Gardens.

Em 2021, mais de 60 mil visitantes percorreram 25 instalações de jardim cujo tema era “adaptação” em referência à pandemia. Passado o período de maior contágio da Covid-19, o festival retorna com o tema “raízes” e busca valorizar o conhecimento tradicional. Os designers são convidados a imaginar um presente e um futuro ecologicamente, economicamente e culturalmente responsáveis, a partir dos ensinamentos das gerações passadas.

Festival Internacional de Jardins do Canadá está aberto a propostas de paisagistas e arquitetos do mundo todo  - Imagem 2 de 5Festival Internacional de Jardins do Canadá está aberto a propostas de paisagistas e arquitetos do mundo todo  - Imagem 3 de 5Festival Internacional de Jardins do Canadá está aberto a propostas de paisagistas e arquitetos do mundo todo  - Imagem 4 de 5Festival Internacional de Jardins do Canadá está aberto a propostas de paisagistas e arquitetos do mundo todo  - Imagem 5 de 5Festival Internacional de Jardins do Canadá está aberto a propostas de paisagistas e arquitetos do mundo todo  - Mais Imagens

Com o advento da era digital, a globalização e a rápida velocidade do avanço tecnológico que estão mudando nossa relação com o tempo, o tema é um convite a um retorno ao essencial, integrando o uso de plantas nativas, materiais locais – sejam reutilizados ou com impacto ambiental limitado –, bem como métodos tradicionais de construção combinados com uma visão contemporânea que abrange tanto as comunidades regionais quanto os ecossistemas.

Festival Internacional de Jardins do Canadá está aberto a propostas de paisagistas e arquitetos do mundo todo  - Imagem 3 de 5
Jardins de Métis é um jardim de estilo inglês localizado no Quebec. Foto: Martin Bond

Os projetos vitoriosos – cinco serão selecionados no total – vão ser expostos por ao menos dois verões. Os idealizadores também deverão propor estratégias para o reaproveitamento ou reciclagem do jardim ou de seus materiais após o término a exposição.

Apesar de ser pouco comum no Brasil, a prática de exposição temporária de jardins foi implantada recentemente na zona leste de São Paulo. O artista Jean Paul Ganem e a permacultora Bia Goll criaram jardins comestíveis de 5 mil m² – a obra ocupou o Parque Linear Guaratiba, em Guaianases, entre agosto e setembro deste ano.

Festival Internacional de Jardins do Canadá está aberto a propostas de paisagistas e arquitetos do mundo todo  - Imagem 2 de 5
Jardins podem ser como museus a céu aberto. Foto: JC Lemay

Como se candidatar

A chamada de propostas está aberta a todos os arquitetos paisagistas, arquitetos, artistas visuais e equipes multidisciplinares do Canadá e do exterior. O Festival incentiva os participantes a formar equipes multidisciplinares. O prazo para enviar propostas é 29 de novembro de 2022.

Festival Internacional de Jardins do Canadá está aberto a propostas de paisagistas e arquitetos do mundo todo  - Imagem 4 de 5
Foto: JC Lemay

O Festival Internacional de Jardins do Canadá é um dos principais festivais anuais de jardinagem do mundo. Anualmente, o evento acontece no Jardins de Métis, um jardim de estilo inglês localizado em Grand-Métis, no Quebec. O espaço, hoje aberto ao público, foi construído entre 1926 a 1958 por Elsie Reford, uma ávida jardineira e colecionadora de plantas.

Via CicloVivo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marcia Sousa. "Festival Internacional de Jardins do Canadá está aberto a propostas de paisagistas e arquitetos do mundo todo " 23 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990905/festival-internacional-de-jardins-do-canada-esta-aberto-a-propostas-de-paisagistas-e-arquitetos-do-mundo-todo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.