Complexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV

Complexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Fotografia de Exterior, Orla, Urbano, JardimComplexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, FachadaComplexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaComplexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, BancadaComplexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Mais Imagens+ 38

  • Arquitetos: MVRDV
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AGROB BUCHTAL
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Fotografia de Exterior, Orla, Urbano, Jardim
© Ossip van Duivenbode

Descrição enviada pela equipe de projeto. MVRDV, juntamente com os arquitetos ALL, para o promotor imobiliário Groupe Giboire, concluiu recentemente o Ascension Paysagère, complexo residencial na confluência de dois rios no oeste de Rennes, França. Ocupando um espaço de transição crucial entre o centro de Rennes e seus arredores, o complexo de 12 andares e 8.200 metros quadrados traz a densidade necessária no contexto de crescimento da cidade, oferecendo 138 apartamentos de vários tamanhos e preços - incluindo 37 habitações sociais -, bem como espaços comerciais, além de novos e agradáveis ​​espaços públicos em um ambiente verde junto à água.

Complexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Fotografia de Exterior, Orla, Jardim
© Ossip van Duivenbode
Complexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Fachada
© Ossip van Duivenbode

Em 2018, a revista francesa l'Express classificou Rennes como a cidade mais habitável da França e, juntamente com a chegada de uma nova conexão de trem TGV em 2017, esse apelo levou ao crescimento contínuo da população. Os muitos edifícios patrimoniais no centro da cidade deslocaram essa pressão expansiva, forçando a periferia a crescer para o campo, ou - de preferência - para cima, com uma agradável abordagem de densificação. Localizado precisamente na confluência do rio Ille com o Vilaine, de frente para o parque verde flutuante Jardin de la Confluence, no final da via pedonal Mail François Mitterrand, a localização altamente visível do Ascension Paysagère exigia uma abordagem exemplar para esta densificação perimetral.

Complexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Fotografia de Exterior, Orla
© Ossip van Duivenbode
Complexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Imagem 31 de 43
Complexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Imagem 39 de 43

Ascension Paysagère é inspirado em formações geológicas. O projeto é composto por dois edifícios curvos, um grande e outro pequeno, com declives recuados. Junto ao rio, e nos pontos onde o projeto se aproxima dos seus vizinhos, os edifícios são baixos, reconhecendo o contexto expansivo e de baixo gabarito. Em outros lugares, no entanto, o projeto aumenta gradualmente sua altura, atingindo 12 andares no centro do terreno. Os terraços criados por esses degraus graduais são decorados com vasos de plantas estendendo a atmosfera exuberante da margem do rio até os apartamentos. Na extremidade oeste do bloco maior, entre os dois "pontos altos" do edifício, um jardim com árvores frutíferas acentua esta abordagem verde.

Complexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ossip van Duivenbode

A fachada reforça a relação com a geologia. Ela é composta por painéis cerâmicos foscos e brilhantes em cinco tons de cinza, dispostos em camadas estratificadas: escuro e fosco próximo ao nível do solo, claro e brilhante no níveis mais altos. À noite, a iluminação reforça esse efeito, com luzes embutidas nos painéis cerâmicos da parte superior do edifício. O resultado faz com que o projeto pareça realmente pertencer ao meio ambiente, mesmo que densifique significativamente essa parte da cidade.

Complexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Janela, Fachada, Vidro
© Ossip van Duivenbode

Cada apartamento tem um espaço ao ar livre: terraço, varanda ou alpendre. Cada um deles é complementado por floreiras personalizadas equipadas com irrigação automática, além de uma torneira especificamente posicionada para ajudar os moradores a cuidarem de sua parte do paisagismo. 

Complexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ossip van Duivenbode

Os terraços criam uma atmosfera de comunidade que permite aos moradores cumprimentarem seus vizinhos acima e abaixo. No térreo, as curvas dos edifícios definem uma série de espaços públicos, com uma rua pedonal verde entre os dois blocos e uma praça à beira-mar que leva ao Le Bacchus, restaurante e teatro que é abraçado pela curva do edifício maior. As entradas para o edifício maior são posicionadas em três acolhedores corredores revestidos de madeira que percorrem o volume, criando espaços de encontro generosos e proporcionando vistas e acesso a um jardim isolado na parte posterior do restaurante-teatro. Na sua entrada, uma antiga repartição financeira renovada foi incluída no plano urbanístico, transformando a praça pública num misto de três períodos arquitetônicos.

Complexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ossip van Duivenbode
Complexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Fotografia de Exterior, Terraço
© Ossip van Duivenbode

O projeto utiliza várias abordagens para garantir a sustentabilidade e a responsabilidade social. O adensamento de uma área urbana reduz a necessidade de expansão da cidade na paisagem circundante, e nas garagens, 210 metros quadrados foram destinados aos bicicletários, incluindo estações de carregamento elétrico para incentivar opções de transporte mais sustentáveis. Os 34 apartamentos do edifício menor foram concluídos de acordo com os padrões da Passivhaus, fazendo com que eles consumam muito menos energia do que os apartamentos típicos. Muitos dos apartamentos são de aspecto duplo ou mesmo triplo, com janelas em vários lados para permitir ventilação cruzada e excelentes condições de luz natural no interior.

Complexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada, Viga, Corrimão
© Ossip van Duivenbode
Complexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Ossip van Duivenbode
Complexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Bancada
© Ossip van Duivenbode

Em todo o edifício há uma grande variedade de tipologias de apartamentos, incluindo 37 unidades para aluguel social e 42 para venda como habitação popular, garantindo que o projeto ofereça opções para pessoas de todos os níveis de renda e tamanhos de família. Os espaços comuns dos edifícios têm acabamentos de alto padrão e são abertos a todos os moradores, tratando todos os ocupantes de forma igualitária, independentemente do preço ou tipo de apartamento. Com seu cenário verde, localização próxima aos rios e belos espaços ao ar livre, Ascension Paysagère está pronto para contribuir para a habitabilidade de Rennes e serve de modelo para a cidade atender sua demanda atual por moradia.

Complexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV - Fotografia de Exterior, Urbano
© Ossip van Duivenbode

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rennes, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Complexo Residencial Ascension Paysagère / MVRDV" [Ascension Paysagère / MVRDV] 24 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990872/complexo-residencial-ascension-paysagere-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.