Residência SJA / Triplex Arquitetura

Residência SJA / Triplex Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, PátioResidência SJA / Triplex Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaResidência SJA / Triplex Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira, VigaResidência SJA / Triplex Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarResidência SJA / Triplex Arquitetura - Mais Imagens+ 26

Porto Feliz, Brasil
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Romulo Fialdini
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dedicatto Marcenaria, Ecosimple, Entreposto, Madeira de Lei Florestal, Nani Chinellato, Tramonto Mármores
  • Iluminação: Mingrone
  • Paisagismo: Gil Fialho
  • Acústica: Alcoragi
  • Cidade: Porto Feliz
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência SJA / Triplex Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Romulo Fialdini

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de uma casa de campo no interior de São Paulo, assinado pelas arquitetas Adriana Helu, Carolina Oliveira e Marina Torre Lobo, sócias da Triplex Arquitetura. O ponto de partida desse projeto foi a solicitação dos proprietários de não criarmos um living fechado na área social - eles gostariam de um espaço mais flexível, que pudesse funcionar como sala de estar, varanda e área gourmet ao mesmo tempo. Dessa forma, projetamos um ambiente amplo que pode ser totalmente aberto, transformando-o numa grande varanda. A integração dessa área social com o exterior se da através de grandes portas de vidro de correr e outras pivotantes em muxarabi de madeira que permitem uma ampla conexão com o paisagismo que permeia a casa.

Residência SJA / Triplex Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Romulo Fialdini
Residência SJA / Triplex Arquitetura - Fotografia de Interiores, Tijolo, Cadeira, Viga
© Romulo Fialdini

Para aproveitar o declive do terreno, optamos por fazer a casa em dois níveis. A entrada principal está no nível da rua e nos da a sensação da casa ser térrea. A partir do hall de entrada com pé direito duplo e iluminação natural é possível acessar o nível dos quartos. Descendo as escadas rodeada por paisagismo chegamos ao escritório e área social. Para momentos mais reservados, projetamos uma sala de TV com mesa de sinuca, jogos e um bar.

Residência SJA / Triplex Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Pátio
© Romulo Fialdini
Residência SJA / Triplex Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Viga, Pátio
© Romulo Fialdini
Residência SJA / Triplex Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga
© Romulo Fialdini
Residência SJA / Triplex Arquitetura - Fotografia de Interiores, Porta, Janela, Cadeira, Fachada, Viga, Terraço, Pátio
© Romulo Fialdini

Na área externa rodeada pelo jardim ficam o redario e uma área de contemplação da vista com fogo de chão para trazer momentos relaxantes para a família. Criamos também um anexo com SPA, jacuzzi e sauna. Um dos pontos altos dessa casa é a presença dos jardins internos permeando todo seu perímetro, algumas vezes adentrando volumes, fazendo com que se veja o verde em qualquer ambiente da casa. Dessa forma, a casa tem espaços sempre acolhedores e com vista para algum jardim, característica essa, importante para fazer com que os clientes se sintam longe da cidade de São Paulo tornando o projeto, um refúgio urbano.

Residência SJA / Triplex Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, Cadeira, Corrimão, Viga, Janela
© Romulo Fialdini
Residência SJA / Triplex Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga
© Romulo Fialdini

A casa conta com 6 suítes sendo a master com a vista mais privilegiada. A área intima no pavimento superior é envolta por um banco, formando a varanda dos quartos. O piso em cacos de pedra foi escolhido por sua beleza e praticidade em composição com o forro de madeira ripado que traz conforto e atmosfera de campo para a casa. O projeto de iluminação procurou ser o mais linear trabalhando principalmente com a luz indireta.

Residência SJA / Triplex Arquitetura - Jardim
© Romulo Fialdini

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência SJA / Triplex Arquitetura" 02 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990397/residencia-sja-triplex-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.