Fazenda na Montanha / Diaz Marcellino Arquitectos

Fazenda na Montanha  / Diaz Marcellino Arquitectos - Fotografia de ExteriorFazenda na Montanha  / Diaz Marcellino Arquitectos - Fotografia de ExteriorFazenda na Montanha  / Diaz Marcellino Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Vidro, FachadaFazenda na Montanha  / Diaz Marcellino Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de JantarFazenda na Montanha  / Diaz Marcellino Arquitectos - Mais Imagens+ 24

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  222
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, ACINDAR, AutoDesk, Barbieri, DTI Desarrollos Tecnológicos Integrales, Ennix SRL, ForestadoraTapebicua, Gerdau, LP Argentina, Mobiliario Lamas, Tel, Ternium, Trimble Navigation, Tromen, Vigorita
  • Arquitetos Líderes: Sancho Díaz Malbrán, Andrés Marcellino
  • Engenharia: Fernando Mattiuz, Gustavo Lozano, Edgar Moran
  • Colaboradores: Tania Carranza, Seizen Uehara, Guido Biasotto, Carla Ramos Sagristani, Natalia Silvestro
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Fazenda na Montanha  / Diaz Marcellino Arquitectos - Fotografia de Exterior, Costa, Floresta
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. A paisagem de intervenção é a cordilheira de Córdoba, ambiente natural que, por sua beleza e proximidade com a segunda metrópole argentina, é atualmente palco de um processo inédito de expansão de unidades turísticas. Progressivamente, os problemas são transferidos para este ambiente original. A mata nativa é o principal patrimônio e o mais afetado pelas queimadas para o desenvolvimento agrícola, pecuário, urbano e imobiliário. Sua devastação contínua hoje atingiu a sobrevivência crítica de 2% da floresta original.

Fazenda na Montanha  / Diaz Marcellino Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Gonzalo Viramonte

Para intervir neste contexto, foi necessário responder com sensibilidade, tomando uma postura rígida desde as primeiras decisões.

Fazenda na Montanha  / Diaz Marcellino Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Gonzalo Viramonte

Os clientes precisavam de uma fazenda de montanha para compartilhar com filhos, netos e amigos às margens do magnífico rio Yuspe; um ponto de encontro para três gerações de habitantes diversos em idades, interesses e estilos de vida.

Fazenda na Montanha  / Diaz Marcellino Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Vidro, Fachada
© Gonzalo Viramonte

A resposta foi uma cobertura, sob a qual se desenvolve um cenário flexível, que muda ao longo do dia para gerar até 20 ambientes diversos. O refúgio é um espaço central aberto que articula a intensidade da vida com o meio ambiente, mesclando margens entre a natureza e o cotidiano doméstico.

Fazenda na Montanha  / Diaz Marcellino Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Viga, Cama
© Gonzalo Viramonte

Investiga-se o arquétipo do "rancho", enquanto construção elementar, refúgio para os habitantes do local, que oferece abrigo do sol, da chuva e da geada, enfim, resumido em um único espaço ligado a uma galeria e entorno de pomares, currais e outras atividades que a sustentam. Em uma proposta contemporânea, a espacialidade e a flexibilidade são concebidas através de mezaninos e móveis fixos indeterminados ou específicos de acordo com requisitos dinâmicos.

Fazenda na Montanha  / Diaz Marcellino Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Viga, Cadeira, Janela
© Gonzalo Viramonte
Fazenda na Montanha  / Diaz Marcellino Arquitectos - Imagem 23 de 29
Planta - Térreo
Fazenda na Montanha  / Diaz Marcellino Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Gonzalo Viramonte

As lógicas de localização também são recuperadas, gerando estruturas enraizadas na paisagem. Camuflando-se entre árvores e rochas graníticas, levadas ao chão e submersas na sombra. Escolhe-se uma clareira ladeada por 9 árvores, à beira do nível de cheia do rio. Esta cavidade protege dos ventos fortes que atingem a região.

Fazenda na Montanha  / Diaz Marcellino Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Terraço
© Gonzalo Viramonte

No coração do vazio, um triângulo equilátero ramifica seus módulos entre a vegetação, respeitando todas as árvores preexistentes. O espaço é ordenado a partir dessa estrutura resistente e conecta três pernas modulares de composição idêntica.

Fazenda na Montanha  / Diaz Marcellino Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela
© Gonzalo Viramonte

A obra "pousa" na montanha em diferentes bases, minimizando o impacto na superfície natural, permitindo o desenvolvimento de raízes e a continuidade da topografia com a sua drenagem.

Fazenda na Montanha  / Diaz Marcellino Arquitectos - Imagem 21 de 29
Maquete

A distância, a inacessibilidade e a falta de comunicação forçaram a racionalização dos sistemas de construção e trabalho que maximizam a logística e reduzem a pegada. Uma estrutura metálica -pesada e steelframe- foi executada entre a oficina e o canteiro, e foi executada por dois profissionais que resolveram todos os itens, reduzindo prazos, custos e desperdícios.

Fazenda na Montanha  / Diaz Marcellino Arquitectos - Fotografia de Exterior, Floresta
© Gonzalo Viramonte

Diante da erosão, foi proposta uma concha monomaterial, rústica e resistente de chapa cinzenta sinusoidal, que se mistura com o ambiente de pedra. O interior evoca a floresta com a madeira, recriando um ambiente acolhedor.

Fazenda na Montanha  / Diaz Marcellino Arquitectos - Fotografia de Exterior, Orla, Floresta
© Gonzalo Viramonte

O oco e a cortina de árvores constituem o maior aprendizado dos colonos. O rancho é envolto em uma segunda pele viva, que o tempera. São estas condições pré-existentes que geram o microclima, com habitabilidade durante todo o ano. A proposta reflete sobre o meio que lhe dá origem e significado. Incentivar a reciprocidade e a empatia entre família, lar e paisagem.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Fazenda na Montanha / Diaz Marcellino Arquitectos" [Rancho serrano / Diaz Marcellino Arquitectos] 06 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988413/fazenda-na-montanha-diaz-marcellino-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.