Escritório Sallve / Gema Arquitetura

Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Fotografia de Interiores, CadeiraEscritório Sallve / Gema Arquitetura - Fotografia de Interiores, CadeiraEscritório Sallve / Gema Arquitetura - Fotografia de Interiores, CadeiraEscritório Sallve / Gema Arquitetura - Fotografia de Interiores, Iluminação, CadeiraEscritório Sallve / Gema Arquitetura - Mais Imagens+ 51

  • Arquitetos: Gema Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Felco
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alberflex, Boobam, Cavaletti, Cremme, Deca, Div Design, Draco, Eliane, Flexform, Forbo, Martin Office, OWA, Pedra da Esquina, Punto Mobile, Rato Roi, Wood Design Marcenaria Técnica
  • Arquitetas Responsáveis: Nara Grossi, Priscila Almeida, Joseana Costa
  • Equipe De Projeto: Giuliana Mora, Renan Merlin, Luiza Langeani
  • Construtora: IT'S Informov
  • Comunicação Visual: Pimenta Print
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada
© Felco

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando a Sallve nos convidou para desenhar sua primeira loja e novo espaço de trabalho, nos deixaram muito livres para pensar nesses novos caminhos. O local escolhido foi um predinho monousuário de 5 pavimentos em Pinheiros, que não tinha muitos atrativos, mas com grande potencial. Seria a primeira relação direta da marca com a cidade, com a rua, amplificando e reverberando seu posicionamento e sua relação de comunidade.

Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Felco
Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Felco

Para nós soou como um belo desafio: reinterpretar esse edifício existente de forma generosa com a cidade – premissa fundamental para nós - numa proposta de soluções transformadoras e de baixo custo. Mergulhamos na marca, seu posicionamento, vibração e buscamos uma linguagem que representasse a empresa de forma verdadeira, descomplicada e única. E a tradução, através do desenho, foi a criação de um espaço dinâmico, com um significado próprio e que trouxesse a sensação de liberdade para cada um ser o que é.

Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Felco
Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Felco

Nessa nova relação da Sallve com a cidade, um véu metálico ondulado sobre a fachada existente traz identidade e permeabilidade visual, enquanto a retirada do antigo gradil define a nova escala do edifício com a rua. Agora temos o recuo frontal do prédio amplo e aberto para a calçada, com novo traçado que define duas entradas: loja e escritório. Silenciamos os muros laterais retirando o revestimento existente e assumindo sua base com uma pintura branca, criando contraste entre a leveza das ondas metálicas e a rusticidade do tijolo existente sem acabamento.

Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa
© Felco
Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Felco

O formato longilíneo do edifício orienta e define o fluxo, trazendo continuidade espacial entre os pavimentos, onde pontos focais organizam e direcionam a trajetória do usuário, num caminho que acolhe desde a rua e conduz ao longo dos pavimentos.

Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Imagem 38 de 56
Croqui - Planta proposta

O novo layout é guiado por esse fluxo e recebe o programa de forma inteligente e confortável. O térreo acomoda a chegada e o lugar do encontro, das reuniões flexíveis, café, testagem de produtos. Ganha uma ampliação do pé direito, onde o espaço multiuso tem flexibilidade de uso, com as portas que pivotam e correm, desenvolvidas especialmente para esse ambiente. São revestidas com películas cinéticas que criam dinamismo e personalidade ao espaço.

Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Fotografia de Interiores, Vidro, Cadeira
© Felco
Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Felco

A partir do térreo, somos direcionados para o laboratório, no 1º pavimento. É o primeiro laboratório da marca desenhado sob medida e com total integração às demais áreas de trabalho e convivência. Na cobertura, o estúdio e área criativa coroam o percurso, com direito a camarim, contrarregragem e jardim.

Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Imagem 35 de 56
Corte

Os banheiros foram ampliados para atender seus usuários, com cabines individuais, bancadas confortáveis e espelhos que criam uma atmosfera mágica. As salas de reuniões em divisórias de vidro, desenvolvidas com cores especiais, e carpete colorido tecnológico foram locadas seguindo alinhamento do núcleo já construído do edifício, afim de otimizar o espaço e garantir melhor legibilidade.

Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Fachada, Pia
© Felco

De forma intuitiva, o edifício se expande para o entorno, buscando uma conexão afetiva com a cidade e com as pessoas. Fluidez e dinamismo definem o espaço, numa alfaiataria do desenho, construindo essa identidade através de conexões simples e reais.

Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa
© Felco
Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Felco
Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Felco

Pisos de terrazzo, antes cobertos por carpete, foram restaurados ou refeitos, as paredes dos banheiros foram descascadas assumindo a textura do reboco, forros foram retirados. A rusticidade, os ruídos e as imperfeições existentes foram nossos aliados ao serem reinterpretadas. E a partir disso entramos com elementos leves e inovadores, apostando na proporção dos desenhos dos novos elementos - mobiliário, películas, espelhos, iluminação - e na composição e materialidade no uso das cores como direção fundamental para entendimento e fruição do projeto e espacialidade.

Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Imagem 45 de 56
Colagem
Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Imagem 46 de 56
Colagem

Nosso entendimento de ocupação e de vivência do espaço está além da solução e função do projeto. Embarcamos numa narrativa de troca de experiências, de inteligência espacial, de sensibilização do usuário que vai transitar e se sentir parte desse novo espaço. O design como abordagem ampla, que se expande para experiências sensoriais através de pesquisas de arte, moda, materiais, lifestyle, tendências comportamentais - um amplificador de conexões entre pessoas, ideias e conteúdo.

Escritório Sallve / Gema Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Felco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Sallve / Gema Arquitetura" 01 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988302/loja-sallve-gema-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.