Casa Icoaré / aste arquitectura

Casa Icoaré / aste arquitectura - Fotografia de Exterior, JardimCasa Icoaré / aste arquitectura - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraCasa Icoaré / aste arquitectura - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Icoaré / aste arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimCasa Icoaré / aste arquitectura - Mais Imagens+ 16

Oliveira de Azeméis, Portugal
  • Arquitetos Responsáveis: Ana Isabel da Costa e Silva
  • Equipe De Projeto: aste arquitectura
  • Engenharia: GOP
  • Paisagismo: aste arquitectura
  • Colaboração Segunda Fase: Rute Castro Queirós
  • Ano De Conclusão Primeira Fase: 2006
  • Cidade: Oliveira de Azeméis
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Icoaré / aste arquitectura - Fotografia de Exterior, Jardim
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desnível do terreno é de 5m. A casa encaixa-se nesse desnível e procura alinhamentos com as construções vizinhas. Princípios de leveza e essencialidade tiveram a oportunidade de ganhar forma e, numa única oportunidade, perseguir como relacionar materiais muito diferentes como o betão, o aço e a madeira. O tempo de execução da construção era um requisito essencial para o desenvolvimento do trabalho. Uma estrutura aparente de lâminas de betão liga o espaço do primeiro piso da casa ao terreno e permite a ancoragem de uma estrutura de aço, feito em ambiente industrial, que forma o segundo piso. 

Casa Icoaré / aste arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© José Campos
Casa Icoaré / aste arquitectura - Imagem 16 de 21
Planta - Baixa
Casa Icoaré / aste arquitectura - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© José Campos
Casa Icoaré / aste arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cadeira, Janela
© José Campos

Os dois materiais contrapõem princípios de força e leveza, onde o betão permite uma ligação ao terreno, com subtileza e sensibilidade, e o aço procura proporções muito subtis, onde se identifica, claramente, o trabalho de detalhe da mão-de-obra dos serralheiros e dos carpinteiros. A madeira é o material responsável pela estrutura e revestimento das paredes exteriores e interiores do segundo piso e conforma o ambiente interior da casa.

Casa Icoaré / aste arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© José Campos

Considera-se esta casa como um laboratório de construção e desenho, onde se tornou possível a confirmação de algumas exigências relativamente à industrialzação e montagem da estrutura de aço (testar tempos de montagem e execução) e, ao mesmo tempo, entender a dificuldade em que o mesmo conceito possa ser levado à sua máxima potencialidade no que diz respeito ao desenho e execução dos detalhes e pormenores de acabamento que, neste caso, foram desenvolvidos de forma artesanal em trabalho conjunto entre o arquiteto e o carpinteiro.

Casa Icoaré / aste arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo, Corrimão, Terraço
© José Campos
Casa Icoaré / aste arquitectura - Imagem 19 de 21
Axo
Casa Icoaré / aste arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© José Campos

Simultaneamente, houve, nesta obra, a vontade de utilizar materiais e processos ‘amigos do ambiente’. Neste capítulo fica patente a enorme dificuldade em concretizar, no nosso país, de forma coerente, esse objetivo. Nesta casa, mais de metade dos materiais utilizados entram nesse domínio, nomeadamente a opção por uma cobertura verde, utilização de isolamentos térmicos de aglomerado negro de cortiça e papel celuloso (feito à base de papel reciclado), revestimento dos pavimentos com madeira aproveitada das caixilharias, reaproveitamento das águas da chuva para a rega e reflorestação do terreno.

Casa Icoaré / aste arquitectura - Fotografia de Exterior, Jardim
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Icoaré / aste arquitectura" 14 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987197/casa-icoare-aste-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.