Salão de Beleza HAIKU / FATHOM

Salão de Beleza HAIKU / FATHOM - Fotografia de Interiores, Janela, VigaSalão de Beleza HAIKU / FATHOM - Fotografia de Interiores, PortaSalão de Beleza HAIKU / FATHOM - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, VigaSalão de Beleza HAIKU / FATHOM - Fotografia de Exterior, FachadaSalão de Beleza HAIKU / FATHOM - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: FATHOM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  77
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tatsuya Tabii
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  101 COPENHAGEN, FUKAKEN, METROCS, MUJI, nuskool
  • Projeto: Hiroyuki Nakamoto
  • Paisagismo: Kouhei Oda
  • Cidade: Kure
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Salão de Beleza HAIKU / FATHOM - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Tatsuya Tabii

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto tem como cenário uma sala que costumava ser alugada para uma loja de materiais de construção na City Hall Street, Hiroshima. Nela, nos pediram para criar um salão de beleza. Quando analisamos o espaço existente ficamos impressionados com os materiais que haviam sido deixados para trás na antiga ocupação, como os tijolo das paredes externas e os blocos de vidro no corredor.

Salão de Beleza HAIKU / FATHOM - Fotografia de Interiores, Viga
© Tatsuya Tabii

Fiquei imaginando se seria possível criar um espaço centrado nesses materiais. O nome do salão é HAIKU (poema curto de origem japonesa) e me foi dito que esta palavra de cinco letras se tornou comumente conhecida em todo o mundo.

Ao olhar para o espaço com isso em mente, a forma começou a se parecer com os símbolos de um papel manuscrito. Embora seja impossível projetar letras nos ambientes, achei interessante criar um espaço onde a história de uma pessoa pudesse ser revelada, projetando sua imagem na própria estrutura.

Salão de Beleza HAIKU / FATHOM - Fotografia de Interiores, Porta
© Tatsuya Tabii
Salão de Beleza HAIKU / FATHOM - Fotografia de Interiores, Janela
© Tatsuya Tabii
Salão de Beleza HAIKU / FATHOM - Imagem 15 de 15
Planta
Salão de Beleza HAIKU / FATHOM - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada, Viga
© Tatsuya Tabii

A localização do edifício é em uma esquina onde há placas de trânsito, propagandas de lojas e infraestrutura exposta em todos os três lados da fachada. A ideia era, portanto, criar um espaço com dois fortes marcos temporais mesclados, mantendo os restos da demolição inacabados. As novas ferragens da fachada foram criadas através da construção de uma treliça horizontal em um recuo na parede externa, como se os módulos fossem dimensionados e interligados entre si.

Salão de Beleza HAIKU / FATHOM - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga
© Tatsuya Tabii

Esta treliça é fixada entre os blocos de vidro existentes para formar um acesso estreito que se conecta à entrada. Na extremidade desse corredor, um pinheiro bonsai de cinco folhas é exibido para enfatizar a sensação de profundidade quando visto desde a calçada. O interior do salão é formado por uma estrutura de concreto com as funções incorporadas em estilo japonês. Uma das mesas é feita com tijolos que remete ao material utilizado antigamente nas calçadas do bairro comercial, quando esta cidade ainda estava cheia de pessoas.

Salão de Beleza HAIKU / FATHOM - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Dormitório
© Tatsuya Tabii

A lacuna criada entre a estrutura e a fachada recuada é um espaço aberto para a cidade. A forma, que é um intermediário entre a publicidade dos equipamentos e a solenidade das pedras colocadas em um jardim japonês, é visual e taticamente interessante e é usada ora como playground para crianças, ora como conforto para os olhos dos transeuntes. O espaço foi projetado com a esperança de que seja amado como um local público.

Salão de Beleza HAIKU / FATHOM - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tatsuya Tabii

Esse ambiente entre a robusta estrutura existente e o delicado espaço do salão japonês parece um papel manuscrito, conectando esses dois espaços contraditórios.

Salão de Beleza HAIKU / FATHOM - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Tatsuya Tabii

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:4-chōme-4-1 Hondōri, Kure, Hiroshima 737-0045, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Salão de Beleza HAIKU / FATHOM" [HAIKU Hair Salon / FATHOM] 11 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986929/salao-de-beleza-haiku-fathom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.