Apartamento Avelã / Mínimo Arquitetura e Design

Apartamento Avelã / Mínimo Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaApartamento Avelã / Mínimo Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, CadeiraApartamento Avelã / Mínimo Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Janela, PortaApartamento Avelã / Mínimo Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, IluminaçãoApartamento Avelã / Mínimo Arquitetura e Design - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  31
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brastemp, Deca, Intelbras, LG, Pedras e granitos - Branco Siena escovado, Tramontina
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Avelã / Mínimo Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Cadeira
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na planta original, o quarto era separado da sala, o que deixava os espaços muito compartimentalizados. Propusemos então a demolição da parede e desenhamos uma estante leve, estruturada com vergalhões metálicos, para servir de separação entre os dois ambientes. Por possuir aberturas, esta estante permite uma certa permeabilidade e integração entre os espaços. Com a demolição, o pilar e a viga da estrutura original foram destacados e receberam tratamento para ficarem expostos. A estrutura da TV possibilita o giro em 180º para atender ao quarto e à sala.

Apartamento Avelã / Mínimo Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Dormitório
© Haruo Mikami
Apartamento Avelã / Mínimo Arquitetura e Design - Imagem 16 de 20
Planta - Reforma
Apartamento Avelã / Mínimo Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Iluminação
© Haruo Mikami

Originalmente, a porta de entrada do apartamento foi disposta em 45 graus, aproveitamos este ângulo de encontro da parede da porta com a parede da cozinha para marcar e delimitar esse espaço, por meio de uma pintura em tom terroso claro (parede e teto), transformando em um pequeno escritório, com uma mesa de trabalho para duas pessoas. Neste mesmo espaço, logo atrás do sofá, sob os dois pendentes, dispusemos uma mesa com banquetas para refeições.

Apartamento Avelã / Mínimo Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Haruo Mikami
Apartamento Avelã / Mínimo Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Janela
© Haruo Mikami

Tendo em vista o tamanho compacto do imóvel, optamos pelo uso de tons claros que dão uma sensação de maior amplitude e aproveitam a grande incidência de luz natural que invade o apartamento. 

Apartamento Avelã / Mínimo Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Haruo Mikami
Apartamento Avelã / Mínimo Arquitetura e Design - Imagem 20 de 20
Isométrica

Na planta original, o banheiro era muito pequeno e escuro, propusemos então a demolição da parede de alvenaria e a retirada da antiga porta, para permitir uma expansão de cerca de 40cm no comprimento do banheiro. Com isso, foi possível o aumento da área do chuveiro e um novo espaço para a bancada. Com o novo fechamento em estrutura metálica e vidro mini boreal, foi possível permitir uma grande incidência de luz natural no espaço, dispensando o uso de luz artificial durante o dia.

Apartamento Avelã / Mínimo Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Janela, Porta
© Haruo Mikami

Na cozinha, sobre a bancada, um painel de azulejos desenhados pelo escritório. Na parte superior, optamos por uma estrutura em metalon, com fechamentos em chapa metálica perfurada.

Apartamento Avelã / Mínimo Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão
© Haruo Mikami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Avelã / Mínimo Arquitetura e Design" 05 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986478/apartamento-avela-minimo-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.