Escola Carandá Vivavida / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados

Escola Carandá Vivavida / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEscola Carandá Vivavida / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, JardimEscola Carandá Vivavida / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de InterioresEscola Carandá Vivavida / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEscola Carandá Vivavida / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 10

São Paulo, Brasil
  • Arquitetura E Interiores: Königsberger Vannucchi
  • Arquitetos Autores: Jorge Königsberger, Gianfranco Vannucchi, Liliana Vergamini Luna de Sá e João Paulo Payar
  • Direção Técnica: Carla Estrella
  • Líder De Projeto: Cibele Coletti da Silva
  • Líderes De Design: Daniel Ferrer e Claudio Inserra
  • Equipe De Projeto: Alice Cavalli, Aline Costa, Gabriel Carvalho e Felippe Duca
  • Incorporação: Patrimônio
  • Construção: Una Corp
  • Coordenação: Designa Arquitetura
  • Gerenciamento: Elo Gerenciadora
  • Programa E Consultoria Pedagógica: Escola Carandá Vivavida
  • Paisagismo: Archscape
  • Espaços Lúdicos: Barbieri+Gorski
  • Projeto Gráfico Para Facahda: Korá Design
  • Drenagem: Infraestrutura Engenharia
  • Estrutura Pré Fabricada De Concreto: IGA Engenharia
  • Estrutura Metálica: Milênio Fachadas
  • Fundações: MGA Solos
  • Instalações Elétricas E Hidráulicas: Gera Engenharia
  • Ar Condicionado: Arplan
  • Aquecimento: Chaguri
  • Luminotécnica: LID Design de Iluminação
  • Acústica: Alcoragi
  • Alvenaria: Arco Engenharia
  • Automação: Studiolo Engenharia
  • Caixilhos: P. Martins Engenharia
  • Cozinha Industrial: Estillo Arquitetura
  • Consultoria Elevadores: MB Consultoria
  • Consultoria Bombeiros: FeuerTec Engenharia
  • Consultoria Em Conforto Ambiental: 2MProjetos
  • Piso Estruturado: Mix Design
  • Reservatórios E Muros Em Concreto: Mix Design
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escola Carandá Vivavida / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um empreendimento BTS (Built to Suit) realizado pela incorporadora Patrimônio, o projeto de arquitetura para a Carandá Educação deveria considerar como premissa, principalmente, a otimização de custo e o prazo de execução da obra com um programa de necessidades extenso e complexo para ser implantado em um terreno de 3.275,18m2. Em busca do melhor resultado, foi considerada a otimização da ocupação e o aproveitamento do terreno, racionalização da área construída, soluções de sustentabilidade, acessibilidade e segurança, interatividade entre os ambientes do programa de necessidades e conexão com o entorno.

Escola Carandá Vivavida / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Pedro Vannucchi

Inspirado nas origens da escola Carandá Vivavida Educação, acolhedora e com ações pedagógicas plurais e comprometida em formar alunos engajados no mundo atual com visão de futuro, o projeto buscou transformar a escola em um espaço flexível, colaborativo e conectado com o lugar no qual está inserido. Neste sentido, a qualidade espacial e arquitetônica promovem um ambiente favorável ao aprendizado e ao desenvolvimento dos alunos. O coração do projeto é um espaço vazio, em branco, coletivo e festivo. Um pátio central, permeável aos olhos da sociedade, promove o convívio e conecta visualmente as inúmeras atividades e fases do ensino. Estes espaços livres criados integram e, ao mesmo tempo, libertam o aluno para construir conhecimento e relações sociais. A individualidade de cada fase escolar segue preservada, agora com o olhar curioso promovido por esta permeabilidade visual, que inspira e acolhe todos no mesmo espaço.

Escola Carandá Vivavida / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Jardim
© Pedro Vannucchi

O principal desafio foi implantar um programa extenso e complexo, com necessidade de integração, em um terreno com área inferior à que a escola ocupava em outra localização, resultando na verticalização da edificação. Diante deste cenário, a edificação foi ocupada perimetralmente ao terreno dando protagonismo aos espaços vazios criados. O programa foi setorizado de forma radial com as fases primárias do ensino dispostas no térreo, próximas ao acesso, sequenciadas horizontal e verticalmente conforme o desenvolvimento das etapas do ensino. 

Escola Carandá Vivavida / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores
© Pedro Vannucchi
Escola Carandá Vivavida / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Mesa, Janela, Madeira
© Pedro Vannucchi

Os usos comuns foram dispostos democraticamente no centro vertical da edificação para promover a interatividade social, reforçada pelo escalonamento da volumetria do edifício e pelas áreas livres presentes também nos pavimentos acima do térreo, resultantes deste escalonamento. O programa considera todas as etapas de ensino, incluindo os ambientes para o Berçário (crianças a partir de 4 meses) e Integrado (até 2-3 anos), Infantil (de 3 a 5-6 anos), Fundamental 1 (de 6 a 10-11 anos), Fundamental 2 (de 11 a 14-15 anos), Ensino Médio (de 15 a 17-18 anos), além das áreas de Usos Comuns / Administrativas, Atividades Complementares e quadras esportivas cobertas e descobertas. As áreas técnicas e de estacionamento também compõem o programa considerado no projeto da escola.

Escola Carandá Vivavida / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Cerca, Corrimão
© Pedro Vannucchi

O sistema construtivo adotado foi o pré-fabricado de concreto que, apesar da rigidez imposta, trouxe elementos estruturais (vigas) para atender o conceito da permeabilidade visual entre as diversas etapas do ensino. Em sua concepção, foram considerados os conceitos de arquitetura bioclimática e estratégias de sustentabilidade para garantir conforto ambiental aos usuários. Para melhoria da eficiência energética, alguns conceitos como ventilação natural, resfriamento noturno, brises sobre os caixilhos, captação de energia solar, reuso de águas pluviais, cobertura verde, entre outros. foram considerados. Chapas metálicas expandidas com permeabilidade visual foram utilizadas como brises sobre os caixilhos para garantir o conforto ambiental dos espaços internos e nos guarda corpos dos espaços livres dos pavimentos.

Escola Carandá Vivavida / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Mesa, Cadeira, Janela
© Pedro Vannucchi

O paisagismo presente nas áreas livres é de extrema importância para o projeto dada a integração desejada destes espaços com os ambientes internos. As espécies vegetais propostas pelo paisagista têm papel fundamental para as estratégias de sustentabilidade e ações pedagógicas propostas pela escola. As quadras esportivas com fechamento em gradil foram dispostas nos pavimentos de cobertura para dar mais leveza ao conjunto, além de contribuir para a eficiência acústica do projeto. Alguns recursos de automação relacionados à segurança dos alunos foram considerados. De forma preferencial foram adotadas estratégias passivas de conforto ambiental no projeto para garantir eficiência energética da edificação.

Escola Carandá Vivavida / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Pedro Vannucchi
Escola Carandá Vivavida / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores
© Pedro Vannucchi

Para os ambientes e espaços livres internos foram explorados materiais e mobiliários que promovessem a interação e convívio entre os usuários. Foram criados espaços  lúdicos e integradores com materiais adequados ao uso da edificação e desenhados móveis da Biblioteca para cumprir a função de armazenamento dos livros, garantir permeabilidade visual do ambiente e interação entre os usuários. As fachadas traduzem os conceitos adotados no projeto para a edificação da escola, em especial o protagonismo dos espaços vazios (escalonamento) e permeabilidade visual. Foram aplicadas cores e formas geométricas nas paredes da fachada em conformidade com a comunicação visual da escola. 

Escola Carandá Vivavida / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Jardim
© Pedro Vannucchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Carandá Vivavida / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados" 04 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986203/escola-caranda-vivavida-konigsberger-vannucchi-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.