Bar Caracol / Pedro Luiz de Marqui

Bar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Renato Navarro

Bar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, VigaBar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Fotografia de Interiores, Cadeira, VigaBar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraBar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Fotografia de InterioresBar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Mais Imagens+ 23

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Renato Navarro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alarm BR, Brasilit, By Kamy, Colormix, Coral, Deca, Estou Refugiado, Full House, Galeria Lume, Galeria de Arte André, Grecco, La Lampe, Ladeira Martins, Luiza Biase Designer, Monte Verde Eletros, Movéu, PR Grupo Paraná, Patterns & Colors, Pietro Oliveira Designer, Portinari, +6
  • Arquiteto Responsável: Pedro Luiz de Marqui
  • Designers: Alex Rocca, Bia Rezende, Francisco Nuk
  • Engenharia: Marombio Gonzales Engenharia
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Bar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Renato Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em parceria com o Bar Caracol, um lugar renomado na região Central de São Paulo, reconhecido pelo seu ambiente agradável e descontraído, Pedro idealizou um projeto capaz de criar essa atmosfera jovial e divertida característica da casa, em um espaço de 220m² com ambientes fluidos e cheios de vida, marcado pela forte presença de cores, como o verde escuro, tons de cinza, tons quentes e um toque de rosa e roxo.

Bar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira, Vidro, Janela
© Renato Navarro
Bar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Fotografia de Interiores
© Renato Navarro

Logo na entrada, o visitante é surpreendido por uma intervenção artística na  fachada do ambiente, desenvolvida pelo artista Lavi Israel, da ONG Estou Refugiado. Ao percorrer o local, as estruturas cimentícias aparentes marcam o conceito industrial, unindo elegância ao estilo urbano, sem perder o aconchego. Pensado para trazer um lado futurista, sempre presente em seus projetos, o arquiteto apostou em tons metalizados marcantes. 

Bar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Iluminação
© Renato Navarro

Amarrando o conceito de maneira ímpar, o grande destaque está na mesa de oito metros desenvolvida pelo próprio escritório, trazendo movimento e renovação. A peça única foi esculpida em pedra de granito Café Imperial no acabamento escovado, onde circula um curso de água de ponta a ponta através de um sistema de bombeamento (sem desperdício de água), que desemboca em uma cuba, servindo de espelho d’água. 

Bar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Renato Navarro
Bar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Fotografia de Interiores, Bancada
© Renato Navarro

O arquiteto apostou na marcenaria assinada pela GRECCO, com estantes que reconstroem as esquadrias do Conjunto Nacional, projetadas nas medidas exatas e seguindo o mesmo padrão. O móvel conta com dupla função, servindo também para a exposição de itens de decoração e garrafas de bebida. O vidro das estantes veda o espaço e permite a entrada de luz natural e vista privilegiada para Paulista, sem interferir na fachada original. As prateleiras circulares com perfil de LED contornam os pilares originais do prédio e abrigam uma instalação de garrafas. Além disso, a marca assina os dois armários com portas, puxadores embutidos e pés de metal para armazenamento e organização.

Bar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Arco, Viga, Pátio
© Renato Navarro
Bar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Imagem 25 de 28
Planta - Layout

No bar, os drinks da DIAGEO exteriorizam o clima divertido junto do revestimento 3D, que se assemelha a uma miragem. O mármore Paraná Monte Vitta, utilizado no balcão, destaca o ambiente intimista. Já a escultura de Francisco Nuk, da Galeria Lume, traz o conceito da dança muito presente no Bar Caracol para o projeto, lembrando um móvel distorcido. Para abraçar o espaço, foram escolhidas as banquetas Coroa, do designer Gustavo Bittencourt, lançadas na CASACOR 2022; as cadeiras Egito, do designer finlandês Ilmari Tapiovaara; as poltronas Pachá, do designer Pietro Oliveira; as poltronas Dobras, do designer Bruno Niz, do Studio Niz; e os Bancos Jacaré, do designer Vinicius Ladivez. A sofisticação fica por conta do mobiliário da Full House, que percorrem todo projeto com Mesas, cadeiras e banquetas.

Bar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Renato Navarro

Para um ambiente ainda mais acolhedor, a iluminação indireta se faz presente através das Luminárias Ovo Estalado, da designer Bia Rezende, e das Luminárias Auge, lançamento da La Lampe, desenhadas pelo estúdio Nada Se Leva. Os tapetes assinados pela byKamy foram escolhidos para evidenciar o ar jovial, sendo eles o Vignole Ivory redondo de 1,50x1,50, o Revolution redondo de 2,00x2,00, Nylon Design Special de 2,50x2,10 e a tapeçaria Gilvan Samico de 1,50x1,50. Conferindo uma essência despojada, o aparador da Movêu na cor cromato compõe parte do décor do bar.

Bar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Fotografia de Interiores
© Renato Navarro
Bar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Fotografia de Interiores
© Renato Navarro

A sustentabilidade é um dos grandes pilares do projeto, por meio do aproveitamento da estrutura com o menor número de intervenções, eliminando processos de obra que poderiam gerar resíduos, uso de tintas à base d’água, materiais com o mínimo de acabamento e o aproveitamento da instalação artística de vidro, presente no Estúdio Liberdade, projeto da CASACOR 2021 de Pedro Luiz, assinada pelo arquiteto e pelo designer Lucas Recchia - feita com placas de vidro derretido e penduradas por cabos de aço.

Bar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Fotografia de Interiores
© Renato Navarro

Todas as peças assinadas por jovens designers brasileiros também ganham destaque, como os espelhos e a intervenção artística, do designer Alex Rocca, desenvolvidos especialmente para a mostra; e as esculturas de Sonia Menna Barreto, acervo da Galeria André. Por fim, a caixa de som presente traduz a essência do bar, trazendo a figura da discotecagem e da música para o espaço. 

Bar Caracol / Pedro Luiz de Marqui - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Renato Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Paulista, 2073 - Consolação, São Paulo - SP, 01311-300, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bar Caracol / Pedro Luiz de Marqui" 16 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985464/bar-caracol-pedro-luiz-de-marqui> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.