Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates

Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim, AidoCasa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Fotografia de Exterior, FlorestaCasa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Fotografia de Exterior, Fachada, FlorestaCasa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Fotografia de ExteriorCasa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Mais Imagens+ 42

Thành phố Huế, Vietnã
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  55
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  American Standard, Malloca, Toto
  • Arquitetura: Nguyen Quang Khai
  • Design De Interiores: Tran Yen Chau
  • Cidade: Thành phố Huế
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Hiroyuki Oki

Queremos construir uma casa onde nós dois possamos passar o resto de nossas vidas felizes e em paz.” Disse-nos o proprietário da Labri no início deste projeto residencial. Eles formam um casal com mais de 55 anos, período em que a maioria dos vietnamitas começa a pensar em aposentadoria. Possuíam um terreno de 100 m2, localizado no final de uma pequena rua dentro da cidadela de Hue, separado por uma das nove lagoas da região, posição perfeita para desenvolvermos a ideia que tivemos após ouvir suas sugestões.

Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Fotografia de Exterior, Jardim
© Hiroyuki Oki
Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Imagem 39 de 47
Planta - Situação
Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim, Aido
© Hiroyuki Oki

Como o nome diz, Labri é literalmente um abrigo secreto, que não é fácil de ser encontrado nem no mapa, nem mesmo na prática. Ao olhar para a casa, se tem a sensação de que ela não foi construída pela mão de humanos, é original e apenas cresceu aleatoriamente, tão natural quanto a árvore que surge da terra. Ela é composta por quatro blocos cobertos por três camadas que são vidro, videiras e concreto respectivamente de fora para dentro, árvores na cobertura, um único nível e apenas 55 m² são algumas das características da casa. 

Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Fotografia de Exterior, Janela, Escada, Jardim
© Hiroyuki Oki
Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Fotografia de Exterior, Cerca, Corrimão, Jardim
© Hiroyuki Oki
Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Imagem 40 de 47
Planta - Térreo
Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Hiroyuki Oki

Além dos humanos, existem outras criaturas vivendo dentro deste abrigo, ou podemos chamar de floresta. Há pássaros, borboletas e árvores que compõem a maioria dos seres vivos. Entre eles, as videiras são as mais especiais. Elas gradualmente sobem e se entrelaçam em torno de cada bloco, criando uma parede verde para obter privacidade e ajudar a equilibrar o ar. Jasmim-manga é uma planta local que acreditamos ser mais adequada para crescer na cobertura. Floresce na primavera, torna-se frondosa no verão e perde suas folhas quando chega o inverno. Durante a estação seca em Hue, a jasmim-manga estende seus galhos para cobrir a casa contra a luz solar intensa. Quando a estação chuvosa vem junto com muitas tempestades e chuvas fortes, as jasmim-mangas nuas ficam paradas e ilesas.

Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Fotografia de Exterior
© Hiroyuki Oki
Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Imagem 43 de 47
Corte B-B
Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Fotografia de Exterior, Cerca, Floresta, Jardim
© Hiroyuki Oki

Quatro blocos, com diferentes alturas, são posicionados aleatoriamente e rotacionados em diferentes ângulos com base na existência de alguns elementos no local. Todos são conectados por caminhos e acessíveis através de escadas fixas. Fazer um passeio até a cobertura da casa é como caminhar pela serra ondulante. Nessas montanhas existem quatro "cavernas" feitas de vidro recebem muita luz natural e ventilação para acomodar todos os moradores. O interior dos blocos de estar/jantar, da cozinha, do banheiro e do bloco de dormir são projetados de acordo com as necessidades básicas, mantendo a estética mínima.

Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Fotografia de Exterior, Cadeira, Jardim, Pátio, Aido
© Hiroyuki Oki

Não há limites na casa, nem paredes internas para separar os espaços, nem externas para bloquear a edificação do mundo exterior. Os moradores podem ver através de todos os espaços, da cozinha ao espaço de dormir, do jardim frontal aos pátios e até a jasmim-manga na cobertura. Por mais romântico que possa ser, ele podem observar a lua e as estrelas na cama à noite ou as gotas de chuva escorrendo no vidro.

Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Fotografia de Exterior, Jardim, Pátio
© Hiroyuki Oki
Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Imagem 44 de 47
Diagrama - Conceito
Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Fotografia de Exterior, Fachada, Urbano
© Hiroyuki Oki

É muito gratificante respirar entre a natureza e voltar ao antigo estilo de vida quando tudo é tão simples quanto costumava ser. Acreditamos que a existência do minimalismo na forma como pensamos, sentimos e agimos nos levará ao valor sustentável. Labri é uma casa para quem quer encontrar a paz interior e reconhecer a nossa origem como amantes da natureza.

Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates" [Labri House / Nguyen Khai Architects & Associates] 16 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985365/casa-labri-nguyen-khai-architects-and-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.