Clínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos

Clínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior
© Nelson Kon

Clínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos - Fotografia de ExteriorClínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior, FachadaClínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior, CercaClínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos - Fotografia de ExteriorClínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos - Mais Imagens+ 17

Osasco, Brasil
  • Arquitetos: DMDV arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2756
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Equipe De Projeto: André Dias Dantas, Bruno Bonesso Vitorino e Renato Dalla Marta (autores). Victor Vernaglia, Ana Claudia Schad, Aline Pinheiro, Dimitrius Megalomatidis, Gustavo Stecca, Nayara Siqueira, Maitê Bittencourt e Thiffani Siani
  • Consultoria De Projeto Estrutural E De Fundações: LHG
  • Consultoria De Projeto De Instalações: Gavazzi Engenharia
  • Projeto Executivo E Construção: It’s Informov
  • Cidade: Osasco
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Clínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Novamed é uma clínica médica que oferece serviços de consultas básicas e exames laboratoriais e de imagem. Para a unidade localizada na Cidade de Deus, sede do Banco Bradesco em Osasco, São Paulo, foi proposta uma nova linguagem arquitetônica que dialoga com os novos edifícios de apoio da instituição, que também foram desenvolvidos pelo DMDV arquitetos.

Clínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior, Cerca
© Nelson Kon

Implantada em terreno de aproximadamente 165 metros de comprimento por 23 metros de largura, com desnível de 13 metros, a edificação divide-se em dois blocos sobrepostos, levemente deslocados, que se desenvolvem de maneira paralela ao viário existente ressaltando a linearidade do terreno. O ponto de sobreposição desses volumes prismáticos coincide com o eixo de uma das ruas do entorno, que chega de maneira perpendicular ao viário principal, onde foi determinado o acesso do edifício, destacado por uma pequena marquise que avança sobre o recuo frontal.

Clínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nelson Kon
Clínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior, Jardim
© Nelson Kon

Os dois prismas de 55 x 13,5 metros são estruturados por uma malha metálica com módulos de 10x10 metros e com balanços que variam de 1,75 a 2,5. Como o programa não permite espaços com grandes aberturas, o fechamento na maior extensão do edifício é opaco, através da aplicação de chapas metálicas perfuradas na cor grafite que configuram um desenho de silhuetas das árvores, mimetizando a fachada às sombras da vegetação de grande porte existente no local. Ao longo dessa maior extensão, pequenas aberturas verticais surgem para atender a iluminação natural de alguns ambientes. Já na menor face dos prismas, seus fechamentos são recuados e amplamente iluminados através de peles de vidro, criando espaços avarandados de onde se pode explorar a bela vista do entorno. Na parte interna do volume foi utilizado um revestimento de madeira, presente no piso, parede e forro das extremidades para contrastar com o restante da edificação.

Clínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nelson Kon
Clínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos - Imagem 15 de 22
Planta pavimento térreo
Clínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos - Imagem 21 de 22
Elevação

Ao tocarem no terreno em uma das pontas, os prismas elevam-se do solo natural e apoiam-se em uma grande parede verde que se estende ao longo da fachada frontal. Por trás dela, em níveis distintos, encontram-se as áreas de estacionamentos que atendem a unidade.

Clínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior, Cerca
© Nelson Kon

No trecho onde ocorre a sobreposição dos volumes a circulação vertical foi implantada e conecta os três níveis da edificação. No pavimento de acesso principal concentram-se os programas de atendimento e consultórios. No volume superior encontram-se as áreas de exames clínicos que ocupam a metade do edifício. A outra metade é preenchida por um programa de atendimento odontológico, que possui um acesso independente pela cota mais alta do terreno. 

Clínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior
© Nelson Kon
Clínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos - Imagem 22 de 22
Isométrica

O partido do projeto segue a premissa de uma ocupação do terreno de maneira sutil, aproveitando-se da topografia existente assim como da vegetação presente no local. A cobertura dos volumes é composta por uma camada vegetal, que se integra à massa arbórea existente, contribuindo para o conforto térmico e minimizando problemas de calhas e captações de águas pluviais.

Clínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cidade de Deus, Osasco - SP, 02675-031, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clínica Novamed Cidade de Deus / DMDV arquitetos" 13 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985266/clinica-novamed-cidade-de-deus-dmdv-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.