Ponte de Furelos / AGi Architects

Ponte de Furelos / AGi Architects - Fotografia de Exterior, Orla, Arco
© Héctor Santos-Díez

Ponte de Furelos / AGi Architects - Fotografia de ExteriorPonte de Furelos / AGi Architects - Fotografia de Exterior, Cerca, JardimPonte de Furelos / AGi Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, Concreto, PilarPonte de Furelos / AGi Architects - Fotografia de Exterior, Jardim, FlorestaPonte de Furelos / AGi Architects - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos Responsáveis: Joaquín Pérez-Goicoechea, Nasser B. Abulhasan
  • Equipe De Projeto: Justo Ruiz Granados, Pablo López, Lucía Azurmendi Gómez, Stefanía Rendinelli, Ana López, Daniel Muñoz
  • Agrimensor: Jordán Romero
  • Engenharia: Alfonso Redondo - GOGAITE Ingenieros
  • Cidade: Furelos
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Ponte de Furelos / AGi Architects - Fotografia de Exterior
© Héctor Santos-Díez

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ponte medieval de Furelos é uma das obras mais notáveis da arquitetura civil do caminho peregrinação de Santiago de Compostela. Por isso, a intervenção realizada foi abordada de uma perspectiva arquitetônica intimamente ligada à aldeia de Melide e sua paisagem, com o objetivo de preservar um patrimônio importante a partir de uma cuidadosa restituição da memória, aplicando as técnicas de construção adequadas.

Ponte de Furelos / AGi Architects - Fotografia de Exterior, Arco, Arcada
© Héctor Santos-Díez

O corpo humano como uma escala de medida. O projeto leva em conta a fenomenologia da percepção e os sentidos: incorpora certas formas de ver e sentir ligadas aos ritmos e relações da arquitetura, do corpo e do lugar. Assim, o limiar da ponte é marcado como uma área de recepção para o peregrino; a cadência, ritmo e frequência da passagem do caminhante; a demarcação das pedras-chave, pilares, encontros e talhamares no pavimento por meio de grandes rochas que revelam ao caminhante a silhueta da ponte que ele está atravessando; pontos de observação a montante e a jusante antes e depois, mostrando o caminho futuro que espera para além do trânsito sobre a ponte e o caminho que é deixado para trás; a ponte como um elemento referente à experiência e memória local.

Ponte de Furelos / AGi Architects - Fotografia de Exterior
© Héctor Santos-Díez
Ponte de Furelos / AGi Architects - Imagem 17 de 21
Planta

A preservação da memória e o Genius Loci. Entre as características do entorno do projeto está o uso construtivo dos recursos naturais locais. Há uma abundância de rochas metamórficas que são, portanto, o que define a arquitetura tradicional da região. Não há substrato geológico granítico em Melide, ele vem das pedreiras de Pambre (Palas de Rei) e isto é reservado exclusivamente para os elementos de suporte, tais como comportas, lintéis, quinas e soleiras.

Ponte de Furelos / AGi Architects - Fotografia de Exterior, Escada
© Héctor Santos-Díez
Ponte de Furelos / AGi Architects - Imagem 20 de 21
Detalhe
Ponte de Furelos / AGi Architects - Fotografia de Exterior, Cerca, Jardim
© Héctor Santos-Díez

No caso da ponte de Furelos, a alvenaria de granito também aparece nos elementos estruturais originais: encontros, pilares, esporas, talhamares, e de acordo com a memória do local, os atuais guarda-corpos de granito foram substituídos por uma grande alvenaria de gnaisse cobrindo toda a seção do parapeito em seu coroamento.

Ponte de Furelos / AGi Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, Concreto, Pilar
© Héctor Santos-Díez
Ponte de Furelos / AGi Architects - Imagem 19 de 21
Detalhe
Ponte de Furelos / AGi Architects - Fotografia de Exterior, Jardim
© Héctor Santos-Díez

A soleira da ponte é área de recepção para os peregrinos. A parede baixa do muro de contenção do rio é estendida para formar um banco de pedra e aço que inclui uma descrição da origem da ponte para os caminhantes.

Ponte de Furelos / AGi Architects - Fotografia de Exterior, Jardim, Floresta
© Héctor Santos-Díez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:15809 Furelos, La Coruña, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ponte de Furelos / AGi Architects" [Puente de Furelos / AGi Architects] 08 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984997/ponte-de-furelos-agi-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.