O papel das bibliotecas na construção de uma sociedade criativa e inovadora

O papel das bibliotecas na construção de uma sociedade criativa e inovadora - Imagem 1 de 7
Library of Birmingham / Mecanoo

Como portas de acesso ao conhecimento e à cultura, as bibliotecas desempenham um papel fundamental na sociedade. Essenciais na criação de oportunidades de aprendizagem, bem como no apoio à alfabetização e à educação, os recursos e serviços que cada biblioteca oferece ajudam a moldar novas ideias que são centrais para a construção de uma sociedade criativa e inovadora.

O papel das bibliotecas na construção de uma sociedade criativa e inovadora - Imagem 6 de 7O papel das bibliotecas na construção de uma sociedade criativa e inovadora - Imagem 4 de 7O papel das bibliotecas na construção de uma sociedade criativa e inovadora - Imagem 7 de 7O papel das bibliotecas na construção de uma sociedade criativa e inovadora - Imagem 5 de 7O papel das bibliotecas na construção de uma sociedade criativa e inovadora - Mais Imagens+ 2

As bibliotecas também ajudam a garantir um registro autêntico do conhecimento criado e acumulado por gerações passadas. Se vivêssemos em um mundo sem bibliotecas, seria difícil avançar na pesquisa e no conhecimento humano, bem como preservar o conhecimento acumulado e o patrimônio mundial para as gerações futuras.

Apesar da ascensão da era on-line, resultando no que acreditamos ser a morte dos livros impressos e uma crescente falta de interesse pelas bibliotecas, ainda há mais bibliotecas nos EUA do que franquias Starbucks ou McDonald's. As bibliotecas públicas evoluíram continuamente ao longo dos anos, servindo como importantes centros comunitários para auxiliar o aprendizado, o desenvolvimento profissional e a saúde.

Além disso, no clima político de hoje, bibliotecas se tornaram centros para movimentos que apoiam mulheres, imigrantes, pessoas de diferentes raças, a comunidade LGBTQIA+, bem como aqueles que enfrentam perseguição religiosa. Elas são espaços públicos gratuitos permitindo que cada indivíduo se sinta seguro e encontre um lar longe de casa, onde a inclusão é o padrão. Agora, mais do que nunca, são instituições vitais às quais o público deve ter acesso, e aqui estão as várias razões para isso.

O papel das bibliotecas na construção de uma sociedade criativa e inovadora - Imagem 3 de 7
Garden library / Mjölk architekti

Bibliotecas oferecem recursos educacionais gratuitos

As bibliotecas são sinônimo de educação, disponibilizando inúmeros recursos, livros, acesso à Internet, meios de impressão e programas de formação educacional e profissional que podem potencializar o desenvolvimento econômico, social e cultural. Atualmente, as bibliotecas não apenas prestam seus serviços pessoalmente, mas, desde a pandemia, também integram o e-learning para melhorar a acessibilidade ao público em geral. Além de emprestar livros e fornecer cursos, as bibliotecas também estão envolvidas na cópia de materiais para fins de pesquisa ou estudo particular. Nem todos os alunos têm o luxo de poder pagar todos os livros ou periódicos aos quais precisam acessar para seus estudos, portanto, contam com os serviços de uma biblioteca para sustentar seu consumo acadêmico.

O papel das bibliotecas na construção de uma sociedade criativa e inovadora - Imagem 4 de 7
Free University's Philology Library / Foster + Partners

Bibliotecas preservam história e patrimônio cultural

Reconhecendo a importância cultural do compartilhamento, Mahatma Gandhi disse que “nenhuma cultura pode sobreviver se tentar ser exclusiva”. O estímulo para compartilhar e reutilizar informações e conhecimentos vem de várias formas, e essa é uma das funções mais importantes das bibliotecas. Elas são ricos repositórios de importantes coleções históricas e culturais, muitas das quais não estão disponíveis em nenhum outro lugar do mundo.

As bibliotecas, que abrigam séculos de aprendizado, informação e história, são importantes defensoras na luta contra a desinformação. Mesmo que os séculos passados tenham sofrido muitas mudanças, pois fomos sujeitos a diversas inovações, as bibliotecas continuam mantendo seu propósito principal de fornecer aos visitantes a informação que procuram com a certeza de fornecer apenas a verdade.

O papel das bibliotecas na construção de uma sociedade criativa e inovadora - Imagem 2 de 7
LiYuan Library / Li Xiaodong Atelier

Bibliotecas ajudam a impulsionar economias locais

Como as bibliotecas são gratuitas, muitos não considerariam o papel que desempenham na economia, no entanto, elas desempenham um papel fundamental no fortalecimento financeiro das comunidades locais. As bibliotecas fornecem um espaço de trabalho on-line, acesso gratuito à Internet para pessoas que procuram oportunidades de emprego, bem como treinamento de emprego e entrevista para aqueles que precisam, sem a necessidade de gastar enormes quantias de dinheiro na qualificação da força de trabalho. A tecnologia encontrada nas bibliotecas hoje pode ser inovadora, oferecendo acesso a ferramentas caras, treinamento e habilidades que de outra forma não estariam disponíveis para todos.

O papel das bibliotecas na construção de uma sociedade criativa e inovadora - Imagem 6 de 7
Garden library / Mjölk architekti

As bibliotecas são espaços seguros e confiáveis para todos

Uma das coisas mais valiosas que as bibliotecas contribuem para suas comunidades é o espaço. Embora as bibliotecas não substituam abrigos, centros de aconselhamento ou soluções sistemáticas de longo prazo para os moradores de rua, elas são vitais para a saúde e segurança pública, oferecendo apoio aos necessitados. Todas as manhãs, quando as bibliotecas abrem suas portas, elas se tornam essencialmente abrigos, centros de aprendizado e centros de emprego para a população mais carente. Além de servir aos visitantes em situação de pobreza e falta de moradia, as bibliotecas são simplesmente espaços seguros e significativos para todos os membros da comunidade.

O papel das bibliotecas na construção de uma sociedade criativa e inovadora - Imagem 5 de 7
Jaime Garcia Terres Library / arquitectura 911sc

Bibliotecas ajudam a construir comunidades

As bibliotecas não servem apenas ao propósito de fornecer informações, mas também servem como um centro social para indivíduos que desejam encontrar a si mesmos e suas comunidades. Os alunos se reúnem em bibliotecas com seus grupos de estudo para projetos escolares, as mães se juntam aos clubes de histórias para bebês, os idosos participam de eventos para inspirar conexões com os outros e os leitores ávidos discutem suas últimas leituras com outras pessoas que pensam da mesma forma.

Além disso, as bibliotecas servem como centros comunitários para diversas populações, ajudando pessoas de diferentes origens e idiomas a se integrarem à comunidade, garantindo assim que a seleção da biblioteca seja repleta de livros em diferentes línguas, bem como uma equipe muitas vezes multilíngue para atender esta necessidade. Quem quer que você seja e como quer que você se identifique, todas as comunidades se reúnem para aprender, compartilhar e celebrar onde vivem, quem são e o que querem se tornar.

O papel das bibliotecas na construção de uma sociedade criativa e inovadora - Imagem 7 de 7
Hyundai Card Travel Library / Wonderwall

As bibliotecas são realmente espaços notáveis, desempenhando o papel necessário para garantir que continuemos a construir indivíduos criativos e inovadores para participar de nossa sociedade em constante evolução. Portanto, é improvável que a necessidade do público por bibliotecas, como espaços compartilhados e centrados na comunidade, mude no futuro próximo.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Democratização do Design. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Joson, Jullia. "O papel das bibliotecas na construção de uma sociedade criativa e inovadora" 30 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984479/o-papel-das-bibliotecas-na-construcao-de-uma-sociedade-criativa-e-inovadora> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.