Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co

Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Fotografia de Exterior, FachadaCentro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Janela, CorrimãoCentro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, VigaCentro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Fotografia de InterioresCentro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Mais Imagens+ 33

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3014
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hufton+Crow
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Altro, AutoDesk, British Gypsum, Forbo Flooring, Interface, Mosa Tiles, Russwood, Shadbolt International, Silent Gliss, Solus Ceramics, Velfac, Whitesales Rooflights
  • Arquiteto Responsável: Andrew Baker-Falkner
  • Equipe De Projeto: Eduardo Andreu González, Rob Baron, Amir Daryoushnezhad, Finbarr Duerden, Caroline Dunham, Rory Harmer, Jolene Hor, Qaisy Jaslenda, Iaia Loppi, Amber McLaren, Simon Munashe Dendere, Laurence Pinn, Ed Rawle, Mohammed Syafiq B Hassan Jubri, Tristan Searight, Jerry Tate
  • Subempreiteiro Glulam E Clt: Glulam Solutions
  • Subempreiteiro Revestimento Em Madeira: BCL Timber
  • Cliente: York St John University
  • Cidade: York
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Hufton+Crow

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este Centro Criativo – projetado por Tate + Co Architects – na York St John University (YSJ) é um edifício de baixo consumo de energia que oferece um novo lar permanente para os cursos de música e ciência da computação, com espaços especializados para performance, escrita criativa e produção de mídias.

Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hufton+Crow
Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Imagem 27 de 38
Planta - Situação
Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Fotografia de Interiores
© Hufton+Crow

Três conceitos principais formaram a base do projeto e são evidentes no Centro recém-concluído. Em primeiro lugar, é um edifício genuinamente sustentável, tanto em termos operacionais como em relação ao carbono incorporado, com uma estrutura de madeira substancial e controle climático simples. Em segundo lugar, o espaço do átrio principal une todos os elementos do edifício, refletindo o pensamento mais recente no ensino superior ao criar “terceiros espaços” para colaboração interdisciplinar. Por fim, o Centro aproveita ao máximo sua proximidade com York Minster, conectando a Universidade ao patrimônio da cidade vizinha. Em todo o átrio, sala de recitais e sala de audição crítica, as vistas da Catedral são cuidadosamente emolduradas, reforçando essa imagem pitoresca do impressionante local histórico.

Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Janela, Corrimão
© Hufton+Crow
Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Imagem 28 de 38
Planta - Térreo
Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Viga
© Hufton+Crow

Materiais de baixo teor de carbono, como madeira laminada colada e cruzada, foram usados para a construção do Centro, como parte de uma abordagem de 'fabric-first' dos arquitetos que usaram os princípios da Passivhaus para obter uma classificação BREEAM Excelente em termos de sustentabilidade. Trabalhando em conjunto com o consultor de design ambiental Atelier Ten, as certificações do projeto foram alcançadas com o uso de vidros triplos, tornando o edifício hermético, fornecendo sistemas de operação simples – como janelas que podem ser abertas – e um sistema de ventilação misto com ventilação mecânica e natural nas salas de ensino.

Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Hufton+Crow
Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Imagem 32 de 38
Corte Longitudinal
Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Hufton+Crow

A comunidade estudantil e o trabalho colaborativo forneceram a base do conceito de projeto, com 2.000 m2 de espaços de ensino flexíveis que podem ser adaptados às necessidades dos alunos e à evolução futura do currículo dinâmico da YSJU; enquanto as plantas sem colunas permitem uma grande variedade de configurações potenciais, incluindo espaços abertos ou mais divisões celulares. A peça central do Centro é um auditório de 200 lugares, que pode receber apresentações ao vivo, eventos comunitários e conferências de alto nível. Ele é envolto em madeira pré-fabricada, fazendo referência aos nichos altos e finos que adornam a Catedral de York nas proximidades.

Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Imagem 36 de 38
Elevação Sul
Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Hufton+Crow

Um novo átrio se tornará o coração comunitário do local, com 550 m2 de espaço de aprendizagem em grupo e locais de descanso, ligando as áreas de ensino ao auditório e promovendo a "polinização cruzada" entre as disciplinas criativas. Uma cobertura de madeira e vidro permitirá a entrada de luz natural ao edifício, enquanto o átrio funcionará como um espaço de exposição, local de ensino não programado e foyer do teatro com uma nova escada que oferece assentos para palestras e apresentações.

Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Hufton+Crow
Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Imagem 38 de 38
Detalhe do Revestimento
Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Hufton+Crow

O edifício se conecta ao ambiente natural através do uso de materiais selecionados e uma relação cuidadosamente considerada com a paisagem circundante. A madeira foi usada para ajudar a desenvolver uma atmosfera calorosa e acolhedora, enquanto grandes vazios foram criados para trazer luz e ventilação aos diferentes espaços. Uma série de rotas conectadas ligam o novo espaço ao Centro de Design adjacente, proporcionando uma rua pedonal integrada e legível para a Universidade. Como parte do processo de projeto, os arquitetos e paisagistas criaram um plano geral orientado para a paisagem no Lord Mayor's Walk Campus garantindo uma experiência estudantil genuinamente aprimorada.

Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co - Fotografia de Exterior
© Hufton+Crow

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:York, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Criativo da Universidade York St John / Tate + Co" [Creative Center at York St John University / Tate + Co] 26 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984263/centro-criativo-da-universidade-york-st-john-tate-plus-co> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.