Torre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR

Torre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Fotografia de ExteriorTorre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Fotografia de Exterior, FlorestaTorre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Fotografia de Exterior, FlorestaTorre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Fotografia de Interiores, Prateleira, IluminaçãoTorre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Mais Imagens+ 20

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  93
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artemide, Blanco Sinks, Cadwork, HARDDECOR ARCHITEKTUR, Thonet Vienna
Mais informaçõesMenos informações
Torre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Fotografia de Exterior, Floresta
© Christian Fröhlich
Torre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Imagem 25 de 25
Diagrama
Torre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Fotografia de Exterior, Floresta
© Christian Fröhlich

Descrição enviada pela equipe de projeto. A antiga torre de escalada no espaço externo do acampamento "Wienerbruck", no maior parque natural da Baixa Áustria "Ötscher Tormäuer", foi remodelada em 2021. Johanna Digruber e Christian Fröhlich, que dirigem conjuntamente o estúdio HARDDECOR ARCHITEKTUR em Viena, transformaram o terreno baldio da torre em uma "sala de aula suspensa", abrindo novas possibilidades para a mediação da natureza. O edifício, que havia se tornado inútil, representa assim a mudança de paradigma - afasta-se da cultura do espetáculo em direção a uma sociedade do conhecimento.

Torre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Fotografia de Exterior
© Christian Fröhlich
Torre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Imagem 16 de 25
Situação
Torre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Fotografia de Exterior
© Christian Fröhlich

No interior da torre, há uma oficina e um arquivo de artefatos naturais com uma altura de dez metros, com conexão direta ao jardim através de um terraço em frente. A torre de escadas foi estendida em um nível e agora permite o acesso a um interior abrigado e a um terraço com vista para a conhecida montanha "Ötscher".

Torre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Viga
© Christian Fröhlich
Torre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Imagem 20 de 25
Elevação Norte
Torre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Fotografia de Exterior, Cerca, Corrimão
© Christian Fröhlich

O programa da torre adaptada remonta às estruturas do jardim tal como existiam no paisagismo do século XIX. Os chamados folies ("pontos de exclamação arquitetônica") geram atenção através de sua aparência e assombro devido à sua usabilidade. Os folies são considerados como uma expressão de ideias desejáveis que se tornaram forma - principalmente na relação entre o homem e a natureza. A natureza muitas vezes aparentemente sem função destas estruturas situadas entre a arte e a arquitetura coloca seu entorno em uma relação estética com a natureza.

Torre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Pátio
© Christian Fröhlich
Torre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Fotografia de Exterior, Cerca, Corrimão, Terraço, Jardim
© Christian Fröhlich

A antiga torre de escalada torna-se uma "sala de aula suspensa" e abre novas possibilidades de mediação da natureza em uma oficina ao ar livre, rodeada por um pomar com antigas variedades de frutas. O novo espaço educacional no parque natural é destinado especificamente aos "aprendizes" e está disponível para todos os visitantes que optarem por um programa de mediação.

Torre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Fotografia de Interiores, Prateleira, Iluminação
© Christian Fröhlich

*”Form, Follies, Function" ("Forma, follies, função") é um jogo irônico de palavras de Hans Hollein sobre o significado das chamadas follies arquitetônicas. Ao fazer isso, ele torce foneticamente o famoso ditado de Louis Sullivan: "Form follows Function" ("A forma segue a função").

Torre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Christian Fröhlich

Johanna Digruber e Christian Fröhlich dirigem o estúdio HARDDECOR ARCHITEKTUR em Viena desde 2008. Seu portfólio inclui arquitetura, arte e mídia. Eles criam naturezas artificiais e espaços de arte natural. Arquitetura/arte é pesquisa e experimentação: "Aquele que não entende nada além de química nem sequer entende química". (G. C. Lichtenberg)

Torre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Imagem 23 de 25
Diagrama
Torre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR - Fotografia de Exterior, Floresta
© Christian Fröhlich

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Langseitenrotte 140, 3223 Wienerbruck, Áustria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torre e Sala de Aula form—follies—function / HARDDECOR ARCHITEKTUR" [form—follies—function Workshop Tower / HARDDECOR ARCHITEKTUR] 22 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984066/torre-e-sala-de-aula-form-follies-function-harddecor-architektur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.