Estúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects

Estúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, AidoEstúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Fotografia de InterioresEstúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Fotografia de Exterior, FachadaEstúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Fotografia de Exterior, FachadaEstúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Mais Imagens+ 35

Jan Juc, Austrália
  • Arquitetos Responsáveis: Jeremy Anderson, Scott Eldridge
  • Engenheiro Estrutural: P.J. Yttrup & Associates
  • Projeto Paisagismo: Simon Taylor Landscape Design
  • Execução Paisagismo: Brett Essing Landscapes
  • Construtora: Surfcoast Construction
  • Cidade: Jan Juc
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Estúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Aido
© Ben Hosking

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi uma oportunidade de projetar uma casa para nós mesmos — um lugar para trabalhar e descansar, um espaço que aprimora o ritual da vida cotidiana, perímetros que se expandem para envolver a paisagem e mediar a privacidade e o meio ambiente, um edifício que funciona bem enquanto envelhece lindamente. O projeto explora ideias pessoais, nos fez evoluir os princípios da nossa prática, mantendo ao mesmo tempo, uma tranquilidade e pureza intencional.

Estúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ben Hosking
Estúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Imagem 39 de 40
Cortes e Elevações
Estúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Fachada
© Ben Hosking

A casa foi concebida como um espaço único que poderia ser dividido em zonas para viver.  Descobrimos que o aspecto do local que mais desfrutávamos era estar sentado sob os eucaliptos com sol do norte durante o dia e o abrigo que as copas proporcionavam com a brisa do mar. Fomos atraídos pela sensação de conseguir isto durante todo o ano, e as origens do projeto podem ser rastreadas até este conceito, de um deck flutuando sobre o local sob os eucaliptos.

Estúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Ben Hosking
Estúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Imagem 37 de 40
Elevação Leste
Estúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Ben Hosking
Estúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira
© Ben Hosking

A partir disso, outras ideias e requisitos foram cuidadosamente introduzidos, mantendo a clareza, enquanto considerávamos as exigências que precisávamos para viver. Isto motivou o desenvolvimento do núcleo central que define a privacidade e integra todas as funções, mantendo a circulação livre ao redor do perímetro. Não existiam cômodos no projeto que tivessem a expectativa convencional de um ambiente com paredes e uma porta.  A setorização flexível se estende à paisagem onde a casa pode ser quase totalmente aberta e as telas externas ajustadas para expandir os volumes internos ou definir aspectos do local. 

Estúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ben Hosking
Estúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Fotografia de Interiores, Porta, Janela, Fachada
© Ben Hosking

A solução estrutural foi elegantemente resolvida para proporcionar esta flexibilidade através de uma estrutura de madeira. O trabalho em estreita colaboração com o arquiteto paisagista também garantiu a experiência completa do local e uma área maior além do perímetro físico da casa. O uso predominante da madeira foi importante, requer cuidado na aplicação e permite a delicadeza do revestimento, a resistência da estrutura e a durabilidade do revestimento. Além da beleza do cheiro e do som dos passos através do piso de madeira de lei.

Estúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Fotografia de Exterior
© Ben Hosking
Estúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Imagem 38 de 40
Elevação Oeste

A escala interna da casa se expande em direção ao norte e mantém uma presença substancial para a modesta área de 100 m², que se torna uma contribuição chave para sua eficiência, custo e sustentabilidade. A casa é regulada internamente pelo resfriamento passivo e uma única fonte de calor, com o uso de materiais reaproveitados, incluindo a estrutura com capacidade de desmontagem.

Estúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Fotografia de Interiores
© Ben Hosking

O formato da casa foi definido e desenvolvido ao longo de vários anos refinando as proporções e a estrutura que delimitam a maneira como os espaços operam. Brises externos de madeira articulam a forma e proporcionam uma oportunidade de estabelecer um perímetro ajustável em camadas. O elemento é funcional, mas também um gesto, onde sua simples operação promove um envolvimento significativo e uma consciência diária, pois articulam sutilmente a forma e regulam a luz interna e a privacidade. Ao longo do dia, a sensação dos espaços é alterada pela forma como a luz é permitida, refletida, filtrada ou excluída através das telas.  É um gesto poderoso que é ainda mais dramático e aleatório do que o previsto.  

Estúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects - Fotografia de Exterior, Cerca, Fachada
© Ben Hosking

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Estúdio Jan Juc / Eldridge Anderson Architects" [Jan Juc Studio / Eldridge Anderson Architects] 21 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983973/estudio-jan-juc-eldridge-anderson-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.