Casa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura

Casa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Tiago Casanova

Casa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, AidoCasa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Fotografia de InterioresCasa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Mais Imagens+ 22

Aroeira, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  242
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tiago Casanova
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Amorim, BRUMA, CIN, Daikin, Focus, Junkers, Mapei, Matink, Sanindusa, Sanitana, Sotecnisol, Webertherm - Weber
  • Equipe De Projeto: Inês Brandão, Ana Filipa Santos, Olivier Bousquet
  • Engenharia: Equação PTV
  • Empreiteiro Geral: Guilherme Borges Construção Civil
  • Jardineiro: TerraPlanus (Rui Bento)
  • Piscina: Pooldive
  • Pisos De Madeira: Aurélio Sousa Ribeiro
  • Cidade: Aroeira
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Tiago Casanova

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto situa-se na Aroeira, área de pinhal na margem Sul do Rio Tejo. A sua proximidade à costa fez com que esta área se tornasse, a partir dos anos 70-80, numa zona predominantemente de habitação secundária, resultando numa intensa divisão ortogonal de lotes, que devastou uma grande área de pinhal.

Casa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Tiago Casanova
Casa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Tiago Casanova

O projecto parte da vontade de contrariar esta tendência de substituição de pinheiros por contruções, tendo como premissa a integração do edifício com a paisagem envolvente. Esta ligação materializou-se através da implantação escolhida para a casa e do uso da cortiça para revestimento principal - uma camuflagem entre os troncos dos pinheiros.

Casa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, Fachada
© Tiago Casanova

O programa que nos foi apresentado pelo cliente baseava-se no desejo de construir um lugar especial onde pudesse reunir a família e amigos. A casa por um lado, deveria ter um carácter prático e lúdico, que fomentasse uma vida social activa, e por outro permitisse e criação de um espaço de refúgio só seu.

Casa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa
© Tiago Casanova
Casa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Imagem 20 de 27
Planta - Térreo
Casa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Imagem 23 de 27
Corte BB
Casa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Tiago Casanova

A casa desenvolve-se em dois volumes, com direcções opostas - um corpo longitudinal de um piso para a área social e outro com dois pisos que contém a área privada da habitação. Estes corpos articulam-se através de um eixo principal de circulação que, partindo da entrada, estabelece uma ligação pontual com as áreas privadas, extendendo-se depois até a área social. No piso 1, através de um eixo perpendicular ao anterior, surgem os quartos de visitas, com acesso directo ao jardim sobre o primeiro volume.

Casa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Imagem 21 de 27
Planta - Primeiro Pavimento

Através da disposição destes volumes, o espaço vazio é dividido em diferentes áreas, proporcionando vivências distintas com várias escalas de privacidade. Destaca-se o espaço exterior central que, tirando partido de um grande plano envidraçado, se funde com a área social da casa. 

Casa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tiago Casanova
Casa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Corrimão
© Tiago Casanova

Nas restantes divisões foi igualmente privilegiada a fluidez espacial entre interior e exterior e a iluminação natural, a partir da abertura de grandes vãos, segundo as orientações Sudeste e Sudoeste. Por outro lado, as fachadas a Nordeste e Noroeste, perfuradas por pequenas frestas verticais, funcionam como um segundo muro da casa, criando uma barreira visual com a via pública. 

Casa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Imagem 22 de 27
Corte AA

Na concepção do projecto foram tidos em conta os princípios da sustentabilidade, racionalização de recursos e design ambiental, através do uso de um conjunto de soluções passivas que contribuem para a redução de gastos energéticos da casa, tais como a definição da orientação solar adequada a casa uso, a promoção de ventilação e iluminação naturais e a utilização de sistemas de sombreamento exteriores (palas e estores reguláveis). Do mesmo modo, o arranjo paisagístico da proposta teve em conta o clima da região e a escassez de água cada vez mais acentuada. Optou-se, assim, pela criação de um jardim do tipo mediterrânico, escolhendo plantas que não exigem muita manutenção, e evitando areas relvadas - cobrindo o solo com gravilha e casca de pinheiro, garantindo a sua permeabilidade, sem necessidade de rega.

Casa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Tiago Casanova

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura" 20 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983940/casa-cortica-ines-brandao-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.