Passagem à Beira do Rio / Atelier Deshaus

Passagem à Beira do Rio / Atelier Deshaus - Fotografia de Exterior, CercaPassagem à Beira do Rio / Atelier Deshaus - Fotografia de Exterior, OrlaPassagem à Beira do Rio / Atelier Deshaus - Fotografia de Interiores, Orla, CorrimãoPassagem à Beira do Rio / Atelier Deshaus - Fotografia de Exterior, JanelaPassagem à Beira do Rio / Atelier Deshaus - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Atelier Deshaus
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  268
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hao Chen
  • Equipe De Projeto: Yichun Liu, Wen Shen, Hiongai Chan
  • Coordenação: Bin Zhang, Weijie Wang, Jiaqi Wang, Yifeng Guo
  • Projeto De Arquitetura: Atelier Z+, Atelier Deshaus
  • Planejamento: Atelier Liu Yuyang Architects
  • Projeto Estrutural: AND Office
  • Consultoria Em Paisagismo: YIYU Design, Laurent Landscape&Architects Firm
  • Cidade: Shanghai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Passagem à Beira do Rio / Atelier Deshaus - Fotografia de Exterior, Orla
© Hao Chen

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um cais de descarga de carvão abandonado durante anos, permanece uma parede de concreto armado de 90 metros de comprimento e 4 metros de altura. Este costumava ser um lugar inexplorado, mas estava no centro do fornecimento de energia de Xangai. No entanto, como a orla havia sido ocupada principalmente por fábricas, os moradores próximos dificilmente conseguiam chegar à beira do rio, além de não possuírem um espaço comunitário. Durante o processo de transformação do edifício industrial em um espaço público, o volume existente deveria servir como uma referência histórica significativa e um testemunho da civilização industrial de Xangai, a ser revelada com uma nova função.

Passagem à Beira do Rio / Atelier Deshaus - Imagem 7 de 25
© Fangfang Tian
Passagem à Beira do Rio / Atelier Deshaus - Fotografia de Exterior, Cerca
© Hao Chen

O longo muro de concreto foi utilizado como uma plataforma para novas construções, sobre o qual se anexa uma rampa que conecta o muro de controle de inundações e o cais, atravessando as árvores silvestres em um longo corredor aberto elevado até chegar a um pavilhão de descanso. Entre o vão entre o cais e a costa, de frente para o interior do muro, há um jardim da solidão. As ruínas industriais na orla se transformam em um objeto estético na cultura metropolitana contemporânea. A vegetação selvagem nas ruínas também preservou o microorganismo coexistente, portanto, o projeto também é significativo nas preocupações biológicas e sustentáveis. O cais desprovido de descarga de carvão foi agora polido em uma pista de patinação, como outra estratégia de sustentabilidade.

Passagem à Beira do Rio / Atelier Deshaus - Fotografia de Exterior, Janela
© Hao Chen
Passagem à Beira do Rio / Atelier Deshaus - Fotografia de Exterior, Floresta
© Hao Chen

As pessoas podem ficar por aqui ou passear. O novo espaço amplia a conexão do bairro com o exterior, proporcionando aos moradores do bairro, e aqueles que trabalharam aqui antes, uma estranha familiaridade, um novo espaço comunitário ribeirinho transformado em uma infraestrutura urbana. A comunidade conturbada se estende sobre o espaçoso rio.

Passagem à Beira do Rio / Atelier Deshaus - Fotografia de Interiores, Orla, Corrimão
© Hao Chen
Passagem à Beira do Rio / Atelier Deshaus - Fotografia de Interiores, Cerca, Corrimão
© Hao Chen

O cais fica na beira do rio do Distrito de Yangpu, que passa por um processo de regeneração urbana e de transformação de terrenos industriais. Até setembro de 2019, a Riverside Passage, juntamente com o cais da fábrica de gás, se juntou ao espaço público ribeirinho de 5,5 km de extensão totalmente conectado no distrito. Em setembro de 2020, esta área tornou-se uma das seis primeiras Zonas Demonstrativas de Proteção e Uso do Património Cultural Nacional”.

Passagem à Beira do Rio / Atelier Deshaus - Fotografia de Exterior
© Hao Chen
Passagem à Beira do Rio / Atelier Deshaus - Fotografia de Exterior, Janela
© Hao Chen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:2524 Yangshupu Rd, Yangshupu Gas Factory Wharf, Yangpu, Shanghai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Passagem à Beira do Rio / Atelier Deshaus" [Riverside Passage / Atelier Deshaus] 18 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983762/passagem-a-beira-do-rio-atelier-deshaus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.