Vila Iapó / Arquitetos Associados

Vila Iapó / Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, MesaVila Iapó / Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Janela, CorrimãoVila Iapó / Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Escada, AidoVila Iapó / Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, AidoVila Iapó / Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 28

Mais informaçõesMenos informações
Vila Iapó / Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Pedro Sales

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Serra do Cipó, localizada na região central de Minas Gerais, é famosa por suas cachoeiras, formações rochosas e sua diversidade florística impressionante. Foi exatamente a vegetação de um terreno em particular que chamou atenção de cinco casais, praticantes de escalada e amantes da natureza, que compartilhavam o sonho comum de construir uma vila para passarem o final de semana. A futura vila teria o nome de Iapó, “rio de raízes” em tupi, possivelmente o nome original da região.

Vila Iapó / Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Pedro Sales
Vila Iapó / Arquitetos Associados - Imagem 33 de 33
Implantação

O projeto teve como base alguns princípios inegociáveis, construídos coletivamente com a equipe de arquitetura. O primeiro e mais importante dizia respeito à implantação das cinco habitações e do espaço de uso comum, que deveria respeitar integralmente a presença das várias árvores de médio e grande porte, mesmo que para isso fosse necessário criar um ordenamento mais heterodoxo entre os volumes. A cuidadosa definição dos níveis de implantação respeitando a topografia, equilibrando cortes e aterros, fez com que o mínimo de terraplanagem precisasse ser feita, mais uma vez privilegiando a presença das árvores no terreno.

Vila Iapó / Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Pedro Sales

O segundo princípio estava na solução arquitetônica das cinco casas. Sua volumetria foi definida a partir de ações projetuais que privilegiaram a sustentabilidade ambiental, articulando-a com as questões funcionais, construtivas e estéticas das casas. Os lados maiores dos volumes foram dotados de vedações duplas, com tijolos cerâmicos do lado externo e blocos de concreto do lado interno, o que criou uma condição de inércia térmica excelente para essas superfícies que recebem a maior incidência solar.

Vila Iapó / Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Janela, Corrimão
© Pedro Sales
Vila Iapó / Arquitetos Associados - Imagem 24 de 33
Planta - 1° pavimento
Vila Iapó / Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa
© Pedro Sales

Essa solução também garante uma condição adequada para as instalações prediais e gera maior privacidade entre uma casa e outra. A segunda estratégia foi criar a possibilidade de aberturas quase totais nas faces menores do volume, garantindo uma ótima condição de ventilação natural cruzada. Por fim, a adoção de uma cobertura de uma só água inclinada para os fundos aumenta a altura da abertura frontal das casas, favorecendo a ventilação natural.

Vila Iapó / Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela, Fachada, Viga
© Pedro Sales
Vila Iapó / Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Pedro Sales

Também era um princípio fundamental do projeto a racionalização de recursos naturais por meio do aproveitamento das águas pluviais e do uso da energia solar. Os planos de cobertura funcionam como grandes coletores de águas pluviais, direcionando-a para um sistema de condutores, gárgulas e reservatórios de tratamento e aproveitamento.

Vila Iapó / Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Tijolo, Jardim
© Pedro Sales
Vila Iapó / Arquitetos Associados - Imagem 27 de 33
Corte AA
Vila Iapó / Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Pedro Sales

Além disso, o sistema de coletores solares para aquecimento de água garante economia significativa de energia elétrica. Por fim, a adoção de materiais construtivos e mão de obra local garantiu a redução significativa dos impactos com o transporte de materiais e pessoal até o canteiro. A ideia de uma obra de baixo impacto favoreceu a preservação da flora e fauna local e contribuiu para um processo de construção com o mínimo de interferência na vida cotidiana dos vizinhos.

Vila Iapó / Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Escada, Aido
© Pedro Sales

A Vila Iapó materializa a possibilidade de conciliação entre a construção e uso das edificações de um lado e o respeito e o cuidado com a preservação ambiental do outro. Um caminho possível para a difícil transformação de uma ideia tão repetida, mas ainda tão difusa como a sustentabilidade ambiental em práxis cotidiana

Vila Iapó / Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Pedro Sales

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jaboticatubas - Minas Gerais, 35830-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vila Iapó / Arquitetos Associados" 19 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983364/vila-iapo-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.