Espaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab

Espaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEspaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, VidroEspaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Fotografia de Interiores, Iluminação, Fachada, PilarEspaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEspaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Mais Imagens+ 36

Liubliana, Eslovênia
  • Arquitetos: Scapelab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Miran Kambič
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alucobond, Baumit
  • Arquitetos: Aleksandra Rakinić Vidmar, Alexander Niño, Jan Jazbec, Saša Grujić
  • Projeto Estrutural: Elea IC
  • Consultoria De Sustentabilidade: EN PLUS
  • Projeto De Climatização: MENERGA
  • Lighting Design: Arcadia lightwear
  • Projeto De Combate A Incêndio: FOJKAR FIRE
  • Construtora: Strabag
  • Cidade: Liubliana
  • País: Eslovênia
Mais informaçõesMenos informações
Espaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Miran Kambič

Descrição enviada pela equipe de projeto. Cukrarna é uma antiga refinaria de açúcar, construída em 1828 em Liubliana, Eslovênia. Durante seus duzentos anos de história, foi a sede de uma refinaria de açúcar, destruída em um incêndio desastroso, até que mais tarde foi ocupada por uma fábrica de tabaco, posteriormente por uma fábrica têxtil, um quartel militar e um abrigo para os sem-teto. O espaço também foi lar temporário para muitos poetas e escritores do período moderno da Eslovênia, o que foi fundamental para estabelecer o país como uma nação independente. Devido ao seu significado como monumento da indústria do século XIX, foi listado como um edifício protegido e, devido à sua rica história, está firmemente ancorado no subconsciente das nações eslovenas como um símbolo cultural.

Espaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Miran Kambič
Espaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Imagem 30 de 41
Implantação

Em 2009, o município de Liubliana organizou um concurso internacional para encontrar a melhor proposta para a renovação deste monumento nacional. A Scapelab ganhou o concurso com o conceito de esculpir a estrutura interna do edifício, preservando apenas o envelope histórico, e convertendo o edifício em um espaço multi-funcional para a arte contemporânea.

Espaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Miran Kambič
Espaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Vidro
© Miran Kambič
Espaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Imagem 32 de 41
Planta Pavimento Térreo

O pavimento térreo é uma extensão do espaço público urbano, acessível a todos, de forma gratuita. Ao entrar, os visitantes são conscientizados sobre a escala gigantesca da antiga fábrica. Os volumes da galeria, projetados como galerias de "cubos brancos", levitam acima do térreo, engastados na estrutura de aço do telhado. Eles são separados do envelope histórico por uma lacuna visível e envoltos por uma pele de metal perfurada e elegante, contrastando com as paredes de concreto da casca existente.

Espaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Fotografia de Interiores, Fachada
© Miran Kambič
Espaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada
© Miran Kambič

A pele perfurada é um elemento estético, marcando visivelmente os novos volumes — mas também possui uma função. O elemento é um amortecedor acústico, reduzindo a reverberação, possibilitando a realização de concertos no salão principal; além de atuar como uma luminária, e auxiliar no sistema de climatização.

Espaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Fotografia de Interiores
© Miran Kambič

O pavimento inferior foi recém-escavado, para abrigar um espaço dedicado à arte performática, armários de apoio, áreas técnicas e oficinas para preparação de exposições. O bar da galeria foi projetado como um palco sonoro, tornando-se um clube de jazz e um local de música ao vivo à noite.

Espaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Imagem 18 de 41
© Miran Kambič

Os espaços da galeria são projetados como "cubos brancos" com diferentes proporções. Em posições estratégicas, estes ambientes são transparentes, mostrando aos visitantes novas perspectivas do interior. Parte da galeria também é dedicada para educação, palestras e oficinas infantis.

Espaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Fotografia de Interiores
© Miran Kambič
Espaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Fotografia de Interiores
© Miran Kambič
Espaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Imagem 36 de 41
Corte A
Espaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Miran Kambič

A Nova Cukrarna representa um novo e revolucionário espaço na infraestrutura cultural da cidade de Liubliana. É um atrativo urbano no perímetro central da cidade, regenerando uma antiga área degradada. No rico patrimônio industrial, volume tem um papel estético e conceitual, trabalhando com materiais simples e usando a repetição como metáfora para a revolução industrial. Esta escolha de materiais industriais e uma linguagem visual é cuidadosamente retrabalhada como uma composição flutuante de volumes, inspirando-se na rica história cultural dos poetas que ali residiram, para fornecer uma plataforma para artistas do futuro.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Liubliana, Eslovênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço Cukrarna para Arte Contemporânea / Scapelab" [Cukrarna Space for Contemporary Art / Scapelab] 08 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983238/espaco-cukrarna-para-arte-contemporanea-scapelab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.