Intervenções e exposições arquitetônicas no Salone del Mobile 2022

Faltam apenas alguns dias para a inauguração anual da Semana de Design de Milão 2022, um dos maiores eventos internacionais de design, que apresenta o Fuorisalone e o Salone del Mobile. De 7 a 12 de junho de 2022, as ruas de Milão receberão uma série de intervenções arquitetônicas e exposições com curadoria de designers locais e internacionais, como parte do Fuorisalone. E na Fiera Milano | Rho, o Salone del Mobile 2022, o esperado evento de móveis e design de interiores do ano, celebrará seu 60.º aniversário com temas e projetos que refletem sobre o design "inclusivo", promovendo "autonomia, conforto, movimento, usabilidade, interação e segurança para todos".

Intervenções e exposições arquitetônicas no Salone del Mobile 2022 - Imagem 2 de 11Intervenções e exposições arquitetônicas no Salone del Mobile 2022 - Imagem 3 de 11Intervenções e exposições arquitetônicas no Salone del Mobile 2022 - Imagem 4 de 11Intervenções e exposições arquitetônicas no Salone del Mobile 2022 - Imagem 5 de 11Intervenções e exposições arquitetônicas no Salone del Mobile 2022 - Mais Imagens+ 6

Como todos os anos, o ArchDaily estará presente no Salone del Mobile e na Semana de Design de Milão, portanto, fique atento a eventos exclusivos, entrevistas e colaborações. Continue lendo para descobrir o que esperar durante a exposição e como os arquitetos estão participando do evento. 

Intervenções e exposições arquitetônicas no Salone del Mobile 2022 - Imagem 8 de 11
A exposição da UNStudio no Salone del Mobile 2022 apresenta o projeto ‘Future Perfect’. Imagem cortesia de UNStudio

O tema do Salone deste ano demonstra ser possível e crucial começar a incorporar a sustentabilidade e a consciência ambiental na produção de móveis. Mais de 2.000 expositores, incluindo mais de 600 jovens designers com menos de 35 anos, expressarão sua identidade e liberdade criativa, utilizando o espaço de exposição como elemento arquitetônico e de comunicação, com sustentabilidade e ecologia como critério principal.

Na Fiera Milano Rho, os visitantes explorarão vários eventos recorrentes e novos ao mesmo tempo. A Feira Internacional de Móveis, a Exposição internacional de acessórios para mobiliário, a Workplace3.0, a EuroCucina focada em cozinhas com o evento paralelo FTK: Tecnologia para a Cozinha e a Exposição Internacional de banheiros estarão exibindo soluções inovadoras de design, como em todas as edições do Salone. O SaloneSatellite destacará 600 talentosos designers com menos de 35 anos, e o S.Project, um espaço transversal dedicado a diferentes campos do design, fará um retorno após sua estreia de grande sucesso em 2019. Junto com as exposições, um programa de palestras será realizado pelo Salone del Mobile.Milano e pelo SaloneSatellite em suas respectivas arenas. Uma seleção de arquitetos, como Liam Young e Mario Cucinella, diretores de arte, acadêmicos, designers de móveis e ilustradores, para citar alguns, serão entrevistados por um trio de mulheres: Chiara Alessi, Maria Cristina Didero e Beatrice Leanza, para discutir diversos aspectos de design, inovação, meio ambiente, e as tendências e desafios enfrentados hoje.

Intervenções e exposições arquitetônicas no Salone del Mobile 2022 - Imagem 10 de 11
Design with Nature Audiorium. Imagem © Mario Cucinella Architects

Movendo-se mais rapidamente na direção de soluções de projeto, produção e distribuição éticas e sustentáveis, o Salone contará com um grande projeto com curadoria do arquiteto Mario Cucinella. A instalação de 1.400 m² intitulada Design with Nature estará localizada no Pavilhão 15 do S.Project, exibindo um ecossistema virtuoso que representa o futuro da vida doméstica. Ele destacará tópicos como economia circular e reutilização, explorando o potencial das cidades como "reservas" do futuro, onde as matérias-primas utilizadas na construção poderão ser obtidas.

Intervenções e exposições arquitetônicas no Salone del Mobile 2022 - Imagem 9 de 11
© Certosa Initiative, Milão 2022, Statue Right Night

Além da Fiera Milano | Rho, designers, empresas e universidades apresentarão intervenções arquitetônicas, instalações e soluções inovadoras através das ruas de Milão como parte do fuorisalone. A edição deste ano, intitulada "Entre Espaço e Tempo", refletirá sobre as mudanças que estão ocorrendo no mundo de hoje, necessárias para atingir as metas de sustentabilidade de amanhã. A programação do Fuorisalone 2022 inclui o Brera Design Week, que apresenta mais de 160 eventos, incluindo exposições, instalações, shows coletivos e novidades de produtos, bem como o retorno da Milano Durini Design, 5VIE Design Week e Isola Design District.

Intervenções e exposições arquitetônicas no Salone del Mobile 2022 - Imagem 3 de 11
Nature Squared e ANOTHERVIEW apresentam VISTA 20. Imagem cortesia de Nature Squared e ANOTHERVIEW / Rosana Orlandi

UNStudio, em colaboração com a Fashion Research Italy Foundation introduzirá o conceito do projeto Future Perfect, uma investigação em andamento que visa criar uma coleção de design com "objetos (extra)ordinários" no Salone del Mobile. Em vez de reciclar sobras de produtos, o conceito é reaproveitá-los combinando-os, substituindo e alterando-os de forma que suas propriedades originais sejam respeitadas. CRA-Carlo Ratti Associati, em colaboração com Rhea e Italo Rota, revelará um protótipo do Coffee Landscape, uma instalação reconfigurável que visa repensar a experiência de preparar e consumir café no escritório. O projeto permite que as pessoas se socializem em torno de uma plataforma expansiva com assentos reconfiguráveis dispostos em diferentes alturas. Stefano Boeri Interiors está colaborando com a empresa de varejo Timberland em "Floating Forest", uma floresta flutuante multi-sensorial feita como um ecossistema independente nas águas do Viale Gabriele D'Annunzio, Darsena em Milão. Projetada para transmitir novas formas de responsabilidade ambiental e transformar espaços urbanizados, a instalação oferece um local de intersecção e reconciliação entre a esfera natural e o ser humano através de 610 plantas e 30 espécies.

Intervenções e exposições arquitetônicas no Salone del Mobile 2022 - Imagem 2 de 11
CRA e Rhea revelam o conceito de Coffee Landscape. Imagem Cortesia de CRA - Carlo Ratti Associati
Intervenções e exposições arquitetônicas no Salone del Mobile 2022 - Imagem 11 de 11
Floating Forest / Stefano Boeri Interiors. Image © Stefano Boeri Interiors

O coletivo de design RIOS, com sede em Los Angeles, exibirá o Superbloom, uma instalação multissensorial que usa cores, aromas e sons como um tributo ao fenômeno natural e raro de um superbloom. A Natuzzi Italia destaca a proteção das oliveiras contra a epidemia de Xylella através da exposição fotográfica TRE(E)PIDATION de Giampaolo Sgura, e da instalação intitulada Germogli de Marcantonio no pátio do Palazzo Durini Caproni di Taliedo, adjacente à loja da marca. Nature Squared e ANOTHERVIEW estão exibindo VIEW 20, uma edição limitada de uma instalação arquitetônica personalizada que reformula visões de arte conceitual, design de materiais, natureza e viagens. O dossel, feito à mão em abacá, vime e fios de ouro, é uma homenagem às elegantes estruturas tradicionais de tendas do Rajastão.

Intervenções e exposições arquitetônicas no Salone del Mobile 2022 - Imagem 4 de 11
NATUZZI ITALIA: The Circle of Harmony - Second Life, Germogli por Marcantonio. Imagem cortesia de Natuzzi

Além das instalações e intervenções, os visitantes terão a oportunidade de ver como os arquitetos se diversificaram e mergulharam no mundo do design de interiores, mobiliário e iluminação, criando peças únicas em colaboração com marcas de design internacionais. Estas colaborações incluem peças do UNStudio, do falecido arquiteto espanhol Enric Miralles, e da OMA, para citar algumas.

Intervenções e exposições arquitetônicas no Salone del Mobile 2022 - Imagem 7 de 11

Designboom, Architonic e ArchDaily, que compõem as plataformas DAAily, criaram para os visitantes da Semana de Design de Milão 2022, um espaço único, programado para contar histórias, projetado por arquitetos e designers, para eles. Hospedado pela Swiss Corner, o DAAily bar servirá como um novo ponto de encontro na cidade durante a Semana de Design de Milão, convidando entusiastas do design, criativos e pioneiros da indústria do design a conhecer pessoas de todo o mundo. Com o Live Talks de hora em hora com arquitetos, artistas, designers de produtos, designers florais e de perfumes, para citar alguns, os visitantes poderão experimentar um espaço único e imersivo que apresenta várias instalações de arte de artistas renomados. A lista de arquitetos inclui Stefano Boeri, Jakob Lange do BIG, Alper Derinboğaz, Mario Cucinella, Carlo Ratti, e Benjamin Gallegos Gabilondo do Supervoid.

Confira a cobertura da Semana de Design de Milão e do Salone del Mobile deste ano nas tags semana de design de milão e salone del mobile 2022.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Intervenções e exposições arquitetônicas no Salone del Mobile 2022" [Architectural Interventions and Exhibitions Taking Place at the 2022 Salone del Mobile ] 07 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983168/intervencoes-e-exposicoes-arquitetonicas-no-salone-del-mobile-2022> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.