Duplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura

Duplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaDuplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, SofáDuplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga, JanelaDuplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura - Fotografia de InterioresDuplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura - Mais Imagens+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  88
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Evelyn Müller
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Herman Miller, Balterio, Carbono Design, Deca, Desmobilia, Eduardo Sancinett, Eliane, Fernando Jaeger, Futon Company, Luiza Caldari, Lumini, M.O.A. Estudio, Persianas Phoenix, Yamamura
Mais informaçõesMenos informações
Duplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Evelyn Müller

Descrição enviada pela equipe de projeto. O duplex de 88m2 situado no Jardim Zaira em Guarulhos é o primeiro apartamento do Rafael Leão, arquiteto à frente do Studio 3.7. Com aproximadamente 30 anos, o duplex possuía uma planta com ambientes amplos, mas com uma distribuição que não condizia mais com as necessidades dos dias de hoje para ele.

Duplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
© Evelyn Müller

As demandas iniciais do projeto eram deixar o apartamento mais fluido e integrado, aproveitar o potencial de iluminação e ventilação natural, deixá-lo com a cara e conceito do seu estúdio, criar um refúgio para morar e trabalhar com tranquilidade, transformá-lo em um lugar convidativo para reunir a família e amigos, e receber os clientes que quisessem conhecer seu trabalho pessoalmente ou fazer reuniões mais informais. Além disso, o arquiteto desejava dar uma cara de sobrado ao apartamento para minimizar essa condição de clausura que normalmente os apartamentos normais possuem.

Duplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga, Janela
© Evelyn Müller
Duplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Evelyn Müller

Seu ponto de partida foi integrar as salas de estar e jantar com a cozinha e transformá-la em um espaço social. Como a vista não era bonita e a varanda era pequena, o arquiteto optou por integrá-la também aos demais ambientes. Além disso, os acessos ao lavabo e à lavanderia foram alterados, deixando o único espaço de serviço mais reservado e aproveitando uma parede maior central para apoio à cozinha com um armário alto, torre de equipamentos e geladeira.

Duplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura - Imagem 22 de 31
Inferior - Planta
Duplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura - Imagem 23 de 31
Superior - Planta

O maior desafio do projeto foi deixar a cozinha funcional, com um layout diferente, desconstruído e menos óbvio, aproveitando bem os espaços e com boa circulação. A ideia era utilizá-la interagindo com os convidados ou assistindo TV, e não olhando para a parede. Para isso, foi criada uma bancada península com pia, fogão e uma área para refeições rápidas. A península permitiu liberar espaço para colocar uma mesa pequena e multiuso, que serve para jantar, jogos ou até mesmo reuniões.

Duplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Bancada
© Evelyn Müller

Já no andar de cima, o projeto permitiu integrar a varanda com o quarto, alinhar o closet às demais paredes, crescer o banheiro em quase um metro de comprimento diminuindo o hall de circulação e transformar um dos quartos em escritório, com a possibilidade de integrá-lo a esse hall ou deixá-lo mais reservado quando necessário.

Duplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Porta
© Evelyn Müller

Quanto à estética, foi adotado o estilo escandinavo como referência predominante, com o uso de acabamentos brancos, madeiras claras e desenho limpo. O uso de cores, marca do conceito do estúdio, fica em evidência tanto em acabamentos fixos quanto em móveis soltos. Vale destacar também o uso do concreto aparente, a estante de vergalhão na escada e trilhos para iluminação, elementos industriais que compõem com essa mistura.

Duplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Porta, Iluminação, Cadeira
© Evelyn Müller

Apaixonado por viagens, o arquiteto sempre traz alguma coisa diferente para decorar o apartamento e relembrar dos lugares por onde passou. Ele acredita que esses pequenos detalhes trazem alma e personalidade a nossa casa. Por fim, porém não menos importante, o uso de plantas em todos os ambientes trouxe a conexão com a natureza tão desejada no seu dia a dia, aproveitando esse resultado de iluminação e ventilação natural conquistado com um projeto bem resolvido.

Duplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela
© Evelyn Müller
Duplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Evelyn Müller

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Guarulhos, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Duplex Jardim Zaira / Studio 3.7 Arquitetura" 23 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982388/duplex-jardim-zaira-studio-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.