Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos

Por mais transitórios que sejam as tendências, elas sempre têm uma maneira de retornar. Vemos isso o tempo todo na moda, com a volta em grande estilo de peças de roupas que pensávamos que nunca mais veríamos. O design de interiores não é exceção. Embora este século tenha estabelecido o ideal sobre sofisticação e simplicidade sutis - com superfícies brancas, linhas limpas e acabamentos lisos -, elementos retrô ousados estão sendo revistos em interiores residenciais e comerciais. Seja na forma de paredes coloridas vibrantes, pisos com padrões geométricos intrincados ou peças de móveis de aparência vintage, parece haver uma apreciação renovada por elementos de design inspirados nas tendências da segunda metade dos anos 1900, principalmente dos anos 50 aos anos 80.

Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 2 de 22Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 3 de 22Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 4 de 22Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 5 de 22Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Mais Imagens+ 17

No entanto, não se trata apenas de incorporar componentes antigos e desatualizados nos atuais projetos arquitetônicos. Para se encaixar em uma estética moderna, é crucial reinterpretar, revitalizar e se misturar perfeitamente com elementos contemporâneos. Então, como aplicar essa reviravolta moderna? A resposta é bastante simples: combinando formas antigas com materiais e acabamentos modernos. A maioria dos materiais usados em interiores, como azulejos cerâmicos e granilite, existe há centenas (se não milhares) de anos. Mas, graças a novas tecnologias, métodos de fabricação mais avançados e técnicas de instalação aprimoradas, elas evoluíram drasticamente ao longo do século passado, e é por isso que podem ser chamadas de materiais modernos que podem obter uma aparência retrô renovada.

Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 9 de 22
Lavabo Tri Suave / Marília Zimmermann Arquitetura e Interiores. Image © Denilson Machado – MCA Estúdio

Explorando essa estética recentemente popular, mergulhamos em recursos de design que voltaram e assumiram os espaços de vida - especialmente cozinhas, banheiros e quartos -, juntamente com os materiais que tornam esse estilo possível.

Revestimentos geométricos: azulejos de cerâmica e ladrilhos hidráulicos

Principalmente em formas quadradas e retangulares, os ladrilhos de cerâmica são conhecidos por sua versatilidade, durabilidade, resistência à água e facilidade de manutenção. Da mesma forma, os ladrilhos hidráulicos baseados em cimento fornecem flexibilidade de resistência e design com seus projetos intrincados. Com sua natureza geométrica inerente, ambos os ladrilhos se tornaram extremamente populares entre os anos 50 e 70. Eles também apareceram em uma variedade de cores: enquanto os anos 50 introduziam ladrilhos rosa e verde, os sessenta e setenta trouxeram os azulejos verdes brilhantes, turquesa, amarelo e laranja.

Hoje, estamos vendo uma insurgência de azulejos de cerâmica e hidráulicos de inspiração vintage em interiores, especialmente no revestimento da cozinha e no banheiro. Enquanto alguns vêm em tons contemporâneos suaves, muitos outros também estão revivendo as cores retrô clássicas. A principal diferença, no entanto, é que eles agora são feitos em maior qualidade, com técnicas de fabricação aprimoradas. Por exemplo, com processos e inovações automatizadas, como impressão digital, os designs de ladrilhos de cerâmica evoluíram muito além de retângulos e quadrados simples. Adotando todas as formas, textura, espessura e tamanho imagináveis, oferecendo maior desempenho, eles podem criar superfícies geométricas complexas com uma estética retrô modernizada.

Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 8 de 22
Rathmines House / MRTN Architects. Image © Tatjana Pitt
Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 10 de 22
House In a Haberdashery / OOIIO Arquitectura. Image © Javier de Paz
Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 11 de 22
Pigmented concrete sinks / Kast. Image Courtesy of Kast
Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 12 de 22
Tyche Apartment / CaSA + Margherita Serboli. Image © Roberto Ruiz
Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 2 de 22
Galería de Casa family framework / Sibling Architecture. Image © Christine Francis

Cores ousadas: tintas à base de água e concreto pigmentado

As cores ousadas são, sem dúvida, um item básico retrô. Os anos 50 foram caracterizados principalmente por tons pastel, incluindo rosa claro, verde menta, turquesa e azul bebê. Pelo contrário, os anos 70, trouxeram tons saturados e vibrantes, como verde abacate e amarelo mostarda. Durante o início dos anos 80, a paleta pastel voltou em cores como Malva, Coral e Verde marítimo, mas mudou para cores primárias e neons à medida que a década progredia. Embora estes tenham sido substituídos por brancos e neutros nos anos 90, muitos interiores modernos apresentam esquemas de cores divertidos da era dos anos 50 a 80. Em várias cozinhas, por exemplo, os tons pastel são combinados com bancadas, armários e eletrodomésticos modernos.

As cores podem ser exibidas em várias escalas, desde a adição de detalhes coloridos com ladrilhos, acessórios e móveis, até pintar paredes inteiras. Como muitos outros materiais, a tinta doméstica passou por mudanças significativas ao longo da história. Anteriormente feita com petróleo e resinas artificiais, a maioria das tintas hoje é à base de água. Eles fornecem ótima retenção de cores ao longo do tempo, são mais ecológicas, secam mais rapidamente e produzem menos odores em comparação a outras alternativas, permitindo que os designers transmitam uma influência retrô de maneira mais saudável e eficaz. Além disso, inovações como essas pias de concreto pigmentadas podem adicionar um pequeno e poderoso pop de cor. Combinando tons vibrantes com formas geométricas únicas, podem transmitir uma estética retrô forte nos banheiros.

Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 13 de 22
Mo-Tel House / Office S&M. Image © French + Tye
Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 14 de 22
House P / MDDM STUDIO. Image © Jonathan Leijonhufvud
Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 15 de 22
Ne_On Apartment / NestSpace Design. Image © HeyCheese!
Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 3 de 22
White Rabbit House / Gundry & Ducker. Image © Andrew Meredith
Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 5 de 22
Pigmented concrete sinks / Kast. Image Courtesy of Kast

Padrões intrincados: granilite

Muito inspirado no movimento pop art, meados do século XX também foi caracterizado por padrões altamente expressivos, o que explica a popularidade de papéis de parede e ladrilhos detalhados. Mas quando se trata de padrões complexos com uma personalidade forte, a estética atraente do granilite parece ser incomparável. Tradicionalmente composto de pedaços de mármore ou granito que são colocados no concreto e polidos, o material era largamente usado casas dos anos 50 e 60 até ficar fora de moda durante a era disco. No entanto, não demorou muito para que ele voltasse ao estilo nos interiores modernos, demonstrando uma capacidade notável de se reinventar.

Embora originalmente estabelecidos em cimento, agora 90% das superfícies de granilite são feitas com uma resina epóxi. Isso oferece vantagens sobre sistemas de cimento, como ciclos de vida mais longos, maior flexibilidade de design e velocidade de instalação mais rápida. Até hoje, continua sendo um dos acabamentos de piso mais duráveis e econômicos. Como resultado, com a fabricação aprimorada e os componentes modernos, o Epoxy Terrazzo se tornou uma alternativa viável e funcional capaz de expressar uma forte declaração retrô em todos os tipos de superfícies.

Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 16 de 22
The Budapest Café / Biasol. Image Courtesy of Biasol
Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 17 de 22
nnU House / Studio Jayga Architects. Image © Marcus Peel
Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 4 de 22
House P / MDDM STUDIO. Image © Jonathan Leijonhufvud
Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 18 de 22
White Rabbit House / Gundry & Ducker. Image © Andrew Meredith
Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 19 de 22
Ne_On Apartment / NestSpace Design. Image © HeyCheese!

Objetos de inspiração vintage: móveis e acessórios

Mobiliários e acessórios podem percorrer um longo caminho ao tentar alcançar uma estética retrô. Enquanto os anos 60 trouxeram móveis de forma descolada como a Blow-up chair, os anos 70 consolidaram a mudança para desenhos maiores, mais volumosos e menos delicados. Os anos 80 introduziram pastéis, babados, neons e móveis espelhados. Portanto, em geral, os móveis retrô são caracterizados por ousadia e extravagância através de formas únicas e tons brilhantes, que geralmente são complementados com sotaques metálicos de ouro de inspiração vintage em acessórios e acabamentos de iluminação.

Nos últimos anos, esses elementos e detalhes de design ressurgiram em formas modernizadas. É comum, por exemplo, encontrar móveis que são feitos para olhar dos anos 60 ou 70, mas são fabricados com materiais atualizados e de alto desempenho. Com a ajuda de novas tecnologias, os materiais amplamente utilizados hoje - como vidro, acrílico, aço inoxidável, plástico, policarbonato e espuma - podem ser extremamente duráveis, fortes e ser moldados em praticamente todas as formas, apropriando-se facilmente de qualquer estilo retrô.

Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 7 de 22
Lavabo Tri Suave / Marília Zimmermann Arquitetura e Interiores. Image © Denilson Machado – MCA Estúdio
Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 6 de 22
Pigmented concrete sinks / Kast. Image Courtesy of Kast
Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 20 de 22
Gusto Cake Cafe / Inco Group. Image © Milot Tafili
Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 21 de 22
Blue Terracotta Apartment / Rina Lovko. Image © Yevhenii Avramenko
Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos - Imagem 22 de 22
Gusto Cake Cafe / Inco Group. Image © Milot Tafili

As tendências nem sempre são apreciadas. Com sua natureza temporária inerente, estão sujeitas a preferências pessoais e gosto. Mesmo em sua versão modernizada, alguns ainda consideram a estética retrô ser brega e antiquada. Mas, independentemente de opiniões variadas, ela está inegavelmente de volta ao design de interiores e não parece sair dali tão cedo.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Estética. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "Tendências sempre voltam: estética retrô com materiais modernos" [Trends Always Come Back: Retro Aesthetics with Modern Materials] 16 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982380/tendencias-sempre-voltam-estetica-retro-com-materiais-modernos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.