Centro de Artes Cênicas de Taipei / OMA

Centro de Artes Cênicas de Taipei / OMA - Fotografia de Exterior, FachadaCentro de Artes Cênicas de Taipei / OMA - Fotografia de Exterior, UrbanoCentro de Artes Cênicas de Taipei / OMA - Fotografia de ExteriorCentro de Artes Cênicas de Taipei / OMA - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimCentro de Artes Cênicas de Taipei / OMA - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos Responsáveis: Rem Koolhaas, David Gianotten
  • Diretor De Projeto: Chiaju Lin
  • Associados: Paolo Caracini, Inge Goudsmit, Daan Ooievaar
  • Arquiteto De Registro: KRIS YAO | ARTECH
  • Desenvolvimento De Projeto 2009 2013 Arquitetos Projeto: Ibrahim Elhayawam, Adam Frampton, Yannis Chan, Hin-Yeung Cheung, Jim Dodson, Inge Goudsmit, Alasdair Graham, Vincent Kersten, Chiaju Lin, Vivien Liu, Kai Sun Luk, Kevin Mak, Slobodan Radoman, Roberto Requejo, Saul Smeding, Elaine Tsui, Viviano Villarreal-Buerón, Casey Wang, Leonie Wenz
  • Cidade: Shilin
  • País: Taiwan
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Artes Cênicas de Taipei / OMA - Fotografia de Exterior, Urbano
© OMA por Chris Stowers

Descrição enviada pela equipe de projeto. Antiga forma de arte para participação cívica, o teatro evoluiu para o mundo moderno como uma vocação do culturalmente refinado, com seu significado na vida cotidiana diminuído. O espaço teatral é valorizado por sua potência para produções culturais formais, ao invés de seu poder de incluir e desviar, e de ser instantâneo. As salas de espetáculos contemporâneas se tornam cada vez mais padronizadas: uma combinação de dois auditórios de tamanhos diferentes e uma caixa preta, com princípios conservadores de operação interna para um trabalho autêntico. Pode um teatro público ainda ser inclusivo, acomodando o clássico e o fortuito, o intelectual e o popular, o artístico e o social – um lugar para a vida criativa de todos?

Centro de Artes Cênicas de Taipei / OMA - Fotografia de Exterior, Fachada
© OMA por Chris Stowers

Localizado no Shilin Night Market de Taipei, marcado por sua vibrante cultura de rua, este centro é uma arquitetura no limbo: específica, mas flexível, ininterrupta, mas pública, icônica sem ser concebida como tal. Três teatros conectados a um cubo central permitem que os espaços de atuação sejam acoplados para novas possibilidades de ocupação. O cubo é elevado do chão para estender a vida nas ruas de Taipei ao teatro. Novas possibilidades e conexões internas do teatro geram diferentes relações entre produtores, espectadores e público, e também uma massa crítica que funciona como um ícone novo e inteligente.

Centro de Artes Cênicas de Taipei / OMA - Fotografia de Exterior, Urbano
© OMA por Chris Stowers
Centro de Artes Cênicas de Taipei / OMA - Fotografia de Exterior
© OMA por Chris Stowers

O cubo central consolida os palcos, bastidores, espaços de apoio para os três teatros e os espaços públicos para espectadores em um todo único e eficiente. Os teatros podem ser modificados ou mesclados para cenários e usos incomuns. O Globe Playhouse, com seu volume esférico e 800 lugares, com uma camada interna e uma externa, lembra um planeta encaixado no cubo. A intersecção entre a camada interna e o cubo forma um proscênio único para experimentação, com enquadramento de palco. Entre as duas camadas está o espaço de circulação que traz os visitantes ao auditório. O Grand Theatre, de forma ligeiramente assimétrica e desafiando o desenho padrão da caixa, é um espaço teatral com 1500 lugares para diferentes gêneros de artes cênicas. Em frente a ele e no mesmo nível está o Blue Box de 800 lugares para as performances mais experimentais. Quando acoplados, os dois teatros tornam-se o Super Theater – um espaço enorme com qualidade para acomodar produções que, de outra forma, só seriam possíveis em espaços específicos. Novas possibilidades de configurações teatrais e cenográficas inspiram produções em formas inimagináveis ​​e espontâneas.

Centro de Artes Cênicas de Taipei / OMA - Fotografia de Exterior, Cadeira, Janela
© OMA por Chris Stowers
Centro de Artes Cênicas de Taipei / OMA - Fotografia de Interiores, Cadeira
© OMA por Chris Stowers
Centro de Artes Cênicas de Taipei / OMA - Imagem 32 de 36
Cortesia de OMA
Centro de Artes Cênicas de Taipei / OMA - Imagem 31 de 36
Cortesia de OMA
Centro de Artes Cênicas de Taipei / OMA - Fotografia de Interiores, Cozinha, Escada, Viga, Aço
© Shephotoerd Co. Photography for OMA

O público em geral – com ou sem ingresso – é convidado a entrar no teatro por meio de um percurso que envolve toda a infraestrutura do teatro e espaços de produção normalmente ocultos. Janelas ao longo desse caminho permitem que os visitantes vejam as performances e os espaços técnicos entre os teatros.

Centro de Artes Cênicas de Taipei / OMA - Fotografia de Interiores
© Shephotoerd Co. Photography for OMA
Centro de Artes Cênicas de Taipei / OMA - Fotografia de Interiores, Viga
© OMA por Chris Stowers

Diferente dos centros de espetáculos típicos, que possuem fachada frontal e posterior, esse projeto apresenta múltiplas faces definidas pelos teatros que se projetam acima do solo. Com fachadas opacas, eles surgem como elementos misteriosos contra o cubo central animado e iluminado revestido de vidro ondulado. Uma praça ajardinada sob o teatro compacto é um palco adicional para o público se reunir nesta parte densa e vibrante de Taipei.

Centro de Artes Cênicas de Taipei / OMA - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Shephotoerd Co. Photography for OMA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:No. 1號, Jiantan, Shilin, Taipei, Taiwan (RC)

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Artes Cênicas de Taipei / OMA" [Taipei Performing Arts Center / OMA] 18 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982111/centro-de-artes-cenicas-de-taipei-oma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.