Casa EL / Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo

Casa EL / Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela, CorrimãoCasa EL / Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, CadeiraCasa EL / Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, IluminaçãoCasa EL / Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, JardimCasa EL / Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 32

Curitiba, Brasil
  • Equipe De Projeto: Constança Lacerda Camargo, Eduardo Ambrosio
  • Design De Interiores : Maylin Ling
  • Projeto Estrutural: Marco Antônio Rodrigues
  • Projeto Das Instalações Elétricas E Hidráulicas: Vectra Engenharia & Construção
  • Execução Da Obra: Construtora Greenwood
  • Desenhos Para Publicação: Patricia Meira
  • Design De Interiores E Mobiliário: Varanda Arquitetura
  • Cidade: Curitiba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa EL / Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Eduardo Macarios

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa EL está localizada na cidade de Curitiba, perto do Bosque Alemão, em uma região de topografia relativamente acidentada. É uma residência para uma família composta por um casal com seus dois filhos e que, eventualmente, hospeda os pais, que moram em outra cidade. O partido do projeto foi orientado tanto pela intenção de criar diferentes espaços apropriados para a convivência quanto pelas condicionantes do terreno.

Casa EL / Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela, Corrimão
© Eduardo Macarios

O lote, de meio de quadra, possui 600m², dispostos em um formato retangular, com um desnível de 6 metros entre a rua e a divisa dos fundos. A face Norte é voltada para a testada, quase perpendicularmente. Assim, a implantação de dois blocos com uma clara setorização funcional - área social e área íntima conectados por um eixo de circulação - proporcionou uma série de virtudes ao projeto, como a criação de um pátio interno que dá legibilidade ao espaço, cria paisagens internas e diversas visuais, contempladas a partir dos ambientes.

Casa EL / Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Iluminação
© Eduardo Macarios
Casa EL / Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Cadeira
© Eduardo Macarios

A casa se acomoda à topografia, de modo que o primeiro bloco, formado pela sala e pela cozinha, foi elevado em relação ao solo e situado sobre a garagem e a área de serviço. O eixo de circulação segue a mesma cota da Sala e dá acesso ao bloco dos quartos, formado por três pavimentos que setorizam o quarto de hospedes, os quartos e banheiro das crianças e a suíte do casal.

Casa EL / Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Iluminação, Cadeira
© Eduardo Macarios
Casa EL / Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo - Imagem 28 de 37
Planta - Térreo
Casa EL / Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo - Imagem 31 de 37
Corte - BB
Casa EL / Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Eduardo Macarios

Os quartos principais ficam meio nível acima e abaixo da sala e possuem tanto um balcão voltado ao pátio interno principal quanto aberturas voltadas a uma área livre no fundo do terreno. Esta disposição dos quartos e da Sala em blocos paralelos permitiu voltar ao Norte todos os ambientes de longa permanência. A sala e a cozinha, integradas, são estendidas à churrasqueira, por sua vez formada por um espaço parcialmente coberto e voltado também para o pátio interno. Ainda, o eixo de circulação, alinhado aos lances da escada que acessa os quartos, possui largura suficiente para ser apropriado como espaço de permanência e leitura.

Casa EL / Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Fachada, Corrimão, Balcão
© Eduardo Macarios
Casa EL / Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão
© Eduardo Macarios

A estrutura e as vedações são em concreto armado e alvenaria. Para garantir um pé-direito amplo nos ambientes de convivência, sem um custo de execução excessivo, as vigas da cobertura foram invertidas. A vedação da sala, no trecho voltado à rua, é composta por vidros translúcidos tipo “u-glass”, o que possibilitou o aproveitamento controlado da insolação e o resguardo da privacidade sem bloquear a relação da casa com a cidade e com a iluminação natural. O paisagismo é composto por espécies tropicais e dialoga com o pátio interno e com a elevação da volumetria do primeiro bloco.

Casa EL / Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Eduardo Macarios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa EL / Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo" 10 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981863/casa-el-estudio-centro-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.