Casa Anima / 24 7 Arquitetura

Casa Anima / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, VigaCasa Anima / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimCasa Anima / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Iluminação, VigaCasa Anima / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, AidoCasa Anima / 24 7 Arquitetura - Mais Imagens+ 25

Rio Claro, Brasil
  • Arquitetos: 24 7 Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  292
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adriano Pacelli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eletroperez, Estância Pedras, Líder, MAV do Brasil, Nacional Telhas, REFAX, Rewood, estudiobola
  • Arquitetos Líderes: Giuliano Pelaio e Gustavo Tenca
  • Co Arquiteto: Nicolas Meireles
  • Arquitetos Colaboradores: Christian D'Abruzzo, Nicolas Doi, Jully Paiva, Carolina Moretti, Lorena Cia, Layla Nogueira
  • Paisagismo: Bia Abreu Paisagismo
  • Estrutura: Rewood
  • Fundações: WGA Engenharia
  • Elétrica E Hidráulica: Revix Engenharia
  • Simulação Termo Energética: Paradoxo Arquitetura e Design
  • Incorporação: Anima empreendimentos
  • Arquitetura E Interiores: 24 7 Arquitetura
  • Administração E Gerenciamento De Obra: Coletivo Obras
  • Cidade: Rio Claro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Anima / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Adriano Pacelli

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto residencial unifamiliar foi idealizado por encomenda da Anima Incorporações, uma empresa recém-chegada no mercado, que tem como premissa o desenvolvimento de projetos sustentáveis e inovadores. A casa é um “modelo” feito para exemplificar os fundamentos desta incorporadora e promovê-la no mercado. Por não possuir um cliente específico, elaborou-se um projeto usual e funcional, desprovido de características muito específicas e personalizadas, a fim de que se enquadrasse como projeto ideal para praticamente qualquer família de 4 a 5 pessoas.

Casa Anima / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Adriano Pacelli

A casa é composta por garagem coberta para 2 carros, sala de estar com pé direito mais elevado, sala de jantar, cozinha, lavanderia, lavabo e espaço de churrasqueira no nível térreo. Já no pavimento superior, a casa é constituída por 1 suíte e mais 2 dormitórios com um banheiro compartilhado e um escritório.

Casa Anima / 24 7 Arquitetura - Imagem 21 de 30
Planta Pavimento Térreo
Casa Anima / 24 7 Arquitetura - Imagem 28 de 30
Corte
Casa Anima / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Iluminação, Janela, Fachada, Vidro, Corrimão, Viga, Terraço, Balcão
© Adriano Pacelli

Implantada no sentido do maior comprimento do lote, como um retângulo mais estreito em relação à largura do lote, a casa se abre para o sol da manhã e traz ao projeto uma relação lateral interessante, onde o recuo obrigatório se junta aos espaços de jardim e piscina da casa. Tal implantação nos parece muito interessante, já que a todo momento os moradores tendem a se sentirem convidados a explorar o espaço externo da casa e seus jardins, fortalecendo a ideia de uma arquitetura contínua e fluida. 

Casa Anima / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Adriano Pacelli
Casa Anima / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Iluminação, Viga
© Adriano Pacelli

A escolha da madeira engenheirada como sistema construtivo do projeto foi fundamental para o aumento do nível de sustentabilidade da obra. O projeto foi todo pensado para ter como resultado uma obra seca, limpa e muito racional, se assemelhando a um processo de montagem e não de construção, garantido através da característica industrializada e pré-fabricada da arquitetura em madeira.

A Casa Anima possui todo seu sistema construtivo centrado na madeira engenheirada, desde a estrutura executada em Madeira Laminada Colada (MLC), até os fechamentos, todos em woodframe. A lógica do uso da madeira laminada colada permitiu uma execução incrivelmente rápida, precisa e eficiente, com mínimo desperdício e geração de resíduos praticamente nula. 

Casa Anima / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© Adriano Pacelli
Casa Anima / 24 7 Arquitetura - Imagem 24 de 30
Corte
Casa Anima / 24 7 Arquitetura - Imagem 22 de 30
Corte
Casa Anima / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Adriano Pacelli

O projeto possui reaproveitamento de água da chuva para régua de jardins, aquecimento solar da água e, através dos painéis fotovoltaicos, produz a energia solar necessária para o seu pleno funcionamento. Através de uma simulação termoenergética, foi possível a tomada de algumas decisões importantes com intuito de ajustar as porcentagens de abertura de vidro, a composição da materialidade das envoltórias, a importância do correto uso das telas solares internas, trazendo como resultado uma casa com o menor consumo de energia elétrica possível.

Casa Anima / 24 7 Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Adriano Pacelli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Anima / 24 7 Arquitetura" 11 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981722/casa-anima-24-7-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.