Casa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos

Casa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Exterior, FlorestaCasa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de InterioresCasa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Viga, PilarCasa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Exterior, Cerca, CorrimãoCasa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos - Mais Imagens+ 16

Pijal, Equador
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:JAG Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bath&Home Center, Gastón Caro-Estructuras metálicas, Graiman, Madevi
  • Arquitetos Responsáveis: Bernardo Bustamante, Doménika Baquero, Nuria Vidal
  • Engenharia: Iván Delgado
  • Cidade: Pijal
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Casa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Exterior, Floresta
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surge do pedido de três amigos americanos, que passaram sua infância no Equador, e procuravam um lugar onde pudessem se encontrar e se reconectar com o país.

Casa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Exterior, Viga
© JAG Studio

A casa está localizada na comunidade de Pijal, composta principalmente pela população indígena Otavaleña, nas encostas do Lago San Pablo, o lago mais importante do Equador. Do local, os Andes do norte equatoriano podem ser vistos claramente; com o Cerro Cusín na frente, o imponente Vulcão Imbabura, e o Vulcão Cotacachi um pouco mais ao norte.

Casa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Exterior, Cerca, Corrimão
© JAG Studio

A topografia do terreno desce contra o Lago, assim foi decidido encaixar o volume arquitetônico contra a encosta, para se obter as vistas do lago e da vasta paisagem do norte do Equador. Essa operação forçou metade da barra a ser enterrada no solo e a outra metade a ficar suspensa perpendicularmente às curvas de nível, gerando um balanço épico de 12 m de comprimento.

Casa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© JAG Studio

O grande balanço condicionou a resolução do projeto com base no sistema estrutural. A estrutura consiste em duas grandes partes, uma parte de concreto muito pesada, ancorada ao solo, a partir da qual se fixa uma viga de aço em balanço para a habitação.

Casa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Interiores
© JAG Studio

Esta barra contém o programa; com acesso sob o balanço e uma circulação vertical que conecta o térreo com o pavimento superior no centro da planta, resolvendo o zoneamento público e privado do projeto.

Casa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© JAG Studio

A área privada tem três quartos de tamanho igual com dois banheiros em cada extremidade. Os quartos pertencem a todos, portanto há um grande guarda-roupa dividido em três partes para que cada um dos proprietários tenha seu próprio armazenamento e possa utilizar o quarto que está livre.

Casa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga, Terraço, Pátio
© JAG Studio

Todos os espaços de estar estão orientados para o Lago San Pablo, os quartos têm acesso direto pelas portas janelas ao jardim que fica na parte superior do terreno e a área comum, já elevada e envidraçada nas três faces, obtendo uma integração total da paisagem andina.

Casa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos - Imagem 18 de 21
Planta Pavimento Térreo
Casa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos - Imagem 19 de 21
Cortes

A essência construtiva da obra sóbria se manifesta nos acabamentos, as robustas paredes de concreto foram cuidadosamente construídas com placas de compensado e aparecem sutilmente em vários ambientes da casa, da mesma forma, os elementos metálicos como vigas, colunas e treliças, fazem parte da carpintaria, permitindo que a leveza e a transparência incorporem a paisagem ao interior. Os pisos são feitos de placas de concreto polido e selado, as aduelas de pinho são usadas em portas, móveis e no forro das áreas sociais, dando calor ao concreto aparente. 

Casa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Viga, Pilar
© JAG Studio

A implantação dessa superestrutura na paisagem rural dos Andes equatorianos foi um feito construtivo, onde enfrentamos desafios muito complexos, como a dificuldade de acesso devido a trilhas lamacentas por conta da longa estação chuvosa, a inserção de uma estrutura tão radical na comunidade, o acesso a serviços básicos e o fornecimento de materiais.

Casa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Exterior, Floresta
© JAG Studio

 A natureza espetacular do projeto é inegável, uma construção rigorosa que se destaca desafiadoramente na encosta para ser vista e admirada como uma escultura habitável, e admirar do seu interior, aquela paisagem idílica de água e montanhas.

Casa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Exterior
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos" [Casa SPL / Bernardo Bustamante Arquitectos] 09 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981444/casa-spl-bernardo-bustamante-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.