Inscrições Abertas para o Segundo Aberto de Arquitetura Weefor ARQ

As inscrições estão abertas para a segunda edição do Weefor ARQ, concurso aberto que construirá um edifício residencial em Curitiba, sob realização da incorporadora Weefor, desta vez em conjunto com a revista PROJETO. A data marca igualmente a abertura das inscrições desta inusual iniciativa no segmento da construção civil, onde predominam concursos destinados à realização de obras públicas.

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da Arquitetura como disciplina fundamental para o desenvolvimento de espaços que promovam experiências mais integrativas do habitar, a Weefor é a primeira do segmento no mercado brasileiro a lançar-se nessa busca através de concursos, materializando propostas que aliam reais necessidades de pessoas e cidade, à medida que estimula o exercício arquitetônico pela prática de certames públicos.

Nesta edição, um grupo de jurados formado apenas por arquitetos é um dos diferenciais da proposta. Fazem parte do júri, as arquitetas Fernanda Barbara (UNA bv, São Paulo), Luísa Konzen (Hype Studio, Porto Alegre) e Daila Coutinho (Vazio S/A, Belo Horizonte), e o arquitetos Igor Spanger (Grifo Arquitetura, Curitiba), Celso Rayol (Cité Arquitetura, Rio de Janeiro) e Fernando Forte (FGMF, São Paulo). Uma comissão de especialistas trará apoio técnico ao júri, em questões como legislação local, mobilidade, conforto e sustentabilidade, entre outros itens previstos no edital.

Sabe-se que o modelo participativo permanece como o grande diferencial de cada proposta inscrita, assim como na primeira edição, colocando a discussão arquitetônica coletiva no centro do processo e abrindo espaço para que arquitetas(os) urbanistas de diferentes perspectivas tenham a oportunidade de propor um novo olhar sobre o nicho da habitação. Os mesmos princípios norteadores dão ainda corpo a um manifesto, no qual a empresa paranaense ressalta o viés transformador e opositor às forças do mercado, bem como a necessidade de democratizar e ampliar, nacionalmente, o pensamento arquitetônico. Este manifesto pode ser acessado, bem como diversas outras informações sobre o certame, pelo site dedicado ao concurso.

Aos muitos aspectos citados no manifesto – e já observados na primeira edição do Concurso, em 2019 -, também se soma a atenção à mobilidade urbana que, de igual relevância, figura como mais um item de peso a ser pautado pelas propostas que concorrerão no presente concurso. Ao vencedor, reserva-se o prêmio em dinheiro baseado nas Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, reguladas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), e também nas práticas do mercado local.

As inscrições e demais informações e condições de participação podem ser conferidas no site oficial, sendo o montante da taxa de inscrição revertido ao Instituto WF, que viabiliza a concretização de projetos de impacto social.

  • Título

    Inscrições Abertas para o Segundo Aberto de Arquitetura Weefor ARQ
  • Tipo

    Divulgação de concursos (projetos e masterplans construídos)
  • Website

  • Organizadores

  • Prazo de inscrição

    17 de Junho de 2022 11:29 AM
  • Prazo para envio

    01 de Julho de 2022 11:28 AM
  • Onde

    Curitiba, PR
  • Preço

    R$ 200
  • Restrições geográficas (restrições por país)

    Brasil

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Inscrições Abertas para o Segundo Aberto de Arquitetura Weefor ARQ" 04 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981290/inscricoes-abertas-para-o-segundo-aberto-de-arquitetura-weefor-arq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.