Centro Aquático Smart / WAU Design

Centro Aquático Smart / WAU Design - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCentro Aquático Smart / WAU Design - Fotografia de Exterior, FachadaCentro Aquático Smart / WAU Design - Fotografia de Exterior, FachadaCentro Aquático Smart / WAU Design - Fotografia de Exterior, UrbanoCentro Aquático Smart / WAU Design - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: WAU Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yu Bai
  • Arquitetos Líderes: Linshou Wu, Xiangying Zhao
  • Equipe De Projeto: Weiying Zhang, Qianping Luo
  • Estruturas: Zhaozhi Chen
  • Cliente: BEWG
  • Arquitetos Locais: Nanjing Municipal Design & Research Institute Co. Ltd.
  • Paisagismo: JS-LAP
  • Projeto Expográfico: Kastone
  • Construção: CREC
  • Cidade: Jiangmen
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro Aquático Smart / WAU Design - Fotografia de Exterior, Orla
fachada ao longo do rio. Imagem © Yu Bai

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se localiza às margens do rio Tianshan, no distrito de Pengjiang, em Jiangmen. A sala de exposições serve para reunir e exibir os marcos históricos quanto ao controle de água do distrito de Pengjiang. É um lugar importante para a popularização científica do controle da água e proteção ambiental. Além disso, também é servido como pódio para a Corrida de Barcos do Dragão, que é realizada uma vez por ano. O proprietário espera abri-lo ao público no Dia Mundial da Água após o Festival da Primavera de 2021. Levará apenas 8 meses desde o projeto até a conclusão e abertura, incluindo o feriado do Festival da Primavera e um mês e meio de organização de exposições internas. Este é um edifício de construção rápida e um projeto onde as estratégias de construção prevalecem.

Centro Aquático Smart / WAU Design - Fotografia de Exterior, Fachada
praça de entrada. Imagem © Yu Bai
Centro Aquático Smart / WAU Design - Fotografia de Exterior, Fachada
deslocamento superior. Imagem © Yu Bai

Adotamos a estratégia construtiva de "dividir o todo em partes", decompondo o edifício em duas partes que podem ser construídas simultaneamente: a parte inferior é a sala de exposições infantis de estrutura de concreto e está ligada ao caminho que segue o percurso do rio; a parte superior é a sala de exposições e eventos e a sala de educação pública. Feitas em estruturas de aço, essas salas ficam acima do nível do caminho do rio, conectando-se à praça principal do percurso.

Centro Aquático Smart / WAU Design - Fotografia de Exterior
praça de entrada. Imagem © Yu Bai

Centro Aquático Smart / WAU Design - Fotografia de Exterior, Janela
praça norte. Imagem © Yu Bai

Devido às demandas de controle de enchentes, adotamos a estrutura de parede de contenção feita de concreto na parte inferior. A sala de exposições infantil de 200m2 está inserida no antigo edifício demolido, deixando uma grande área de espaço de passeio longe da margem do rio, o que possibilita reduzir a escavação de terraplenagem. Além disso, tendo a superfície de construção pronta, economiza-se em tempo de construção. Algumas funções são definidas na cota da margem do rio, o que reduz o volume do edifício na cota da praça principal e mantém uma escala mais íntima entre a interface da cidade e o rio.

Centro Aquático Smart / WAU Design - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aço, Corrimão, Viga
corredor. Imagem © Yu Bai
Centro Aquático Smart / WAU Design - Fotografia de Exterior, Fachada
continuidade da paisagem. Imagem © Yu Bai

Uma estrutura modular de aço foi escolhida para a parte superior do edifício. Após meio mês de construção da fundação de estacas, os componentes estruturais pré-fabricados puderam ser transportados para o local para instalação. O vão das colunas é de 2,4m com módulo de 0,6m, esses valores são compatíveis com as dimensões fixas de móveis, pisos, portas e janelas, guarda-corpos e painéis de parede, garantindo um bom controle de qualidade e uma construção rápida. Por ser suspensa, a parte superior não interrompe os caminhos e possibilita a permanência das árvores da paisagem natural. Tanto a parte superior quanto a inferior do edifício foram escalonadas e são conectadas apenas por escadas, a única conexão estrutural.

Centro Aquático Smart / WAU Design - Fotografia de Exterior
ponte. Imagem © Yu Bai
Centro Aquático Smart / WAU Design - Fotografia de Exterior, Fachada, Vidro, Concreto
fachada de granito. Imagem © Yu Bai

O edifício elevado oferece um espaço de descanso com sombra para as pessoas no parque às margens do rio. As colunas de aço inclinadas bem expostas lembram os remos de um barco dragão, e a parte superior suspensa parece um barco flutuando na água. As portas do espaço de educação pública no último andar podem ser totalmente abertas para assistir à corrida de barcos-dragão. Como seguimos ativamente as etapas de construção e seu ciclo durante o projeto, garantimos a conclusão da obra em um tempo muito curto. Um ano após sua conclusão, tornou-se uma importante base de educação científica popular sobre governança ambiental para crianças.

Centro Aquático Smart / WAU Design - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela
sala de educação pública. Imagem © Yu Bai
Centro Aquático Smart / WAU Design - Fotografia de Interiores
entrada. Imagem © Yu Bai

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jiangmen, Guangdong, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Aquático Smart / WAU Design" [Smart Water Hall / WAU Design] 04 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981237/centro-aquatico-smart-wau-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.