Universidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects

Universidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaUniversidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, PilarUniversidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects - Fotografia de InterioresUniversidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects - Fotografia de ExteriorUniversidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects - Mais Imagens+ 38

  • Arquiteto Responsável: Asmo Jaaksi, arquiteto SAFA
  • Arquiteto Diretor De Projeto: Teemu Toivio, arquiteto SAFA
  • Arquitetos Projeto: Jussi Vepsäläinen, Katja Savolainen, arquitetos SAFA
  • Arquitetos: Reetta Aarnio, Jussi Eskelinen, Matus Pajor, arquitetos SAFA
  • Nova área Construção: 11000 m2
  • área Construção Preservada: 2000 m2
  • Cidade: Helsinki
  • País: Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
Universidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Tuomas Uusheimo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício da Universidade de Artes (Uniarts) de Helsinki, a Academia de Belas Artes, oferece aos alunos e funcionários instalações excepcionais para aulas dentro de um edifício arquitetonicamente distinto. A arquitetura celebra a integração imaginativa de estruturas existentes e homenageia a história de Sörnäinen, um bairro pós-industrial que hoje fervilha com a vida urbana jovem.

Universidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo
© Hannu Rytky

Projetada por JKMM, a engenhosidade da arquitetura está em oferecer aos estudantes de belas artes, iluminação, sonorização e espaços generosos, bem iluminados e claramente definidos. A arquitetura comunal e modificável se prestará a uma variedade de usos para criar e experimentar uma ampla gama de formas de arte, usando diferentes mídias e trabalhando em escalas do íntimo ao imponente. A arquitetura existe para permitir, em vez de restringir, os esforços criativos.

Universidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects - Fotografia de Interiores
© Tuomas Uusheimo

A Academia de Belas Artes da Uniarts Helsinki foi projetada como uma resposta direta às necessidades dos futuros visionários, fornecendo um generoso espaço contemporâneo com as mais recentes tecnologias. Com suas superfícies brutas e senso de aventura espacial e experiencial, este é um edifício que os artistas iniciantes podem desafiar com imaginação e utilizar conforme seu próprio desejo.

Universidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Pilar
© Tuomas Uusheimo
Universidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects - Imagem 34 de 43
Planta - Térreo

Juntamente com a Academia de Teatro, a Academia de Belas Artes é parte integrante do campus criativo da Uniarts, em um local que permite um novo uso da orla leste do centro da cidade de Helsinque. As duas academias se interligam por meio de um edifício modernista existente no centro do local. No interior, a sua estrutura de concreto estrategicamente exposta fornece vigor arquitetônico neste momento chave.

Universidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Tuomas Uusheimo
Universidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects - Imagem 41 de 43
Corte 1
Universidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects - Imagem 42 de 43
Corte Escada

A Academia de Teatro – que oferece instalações para estudantes de dança e teatro alojadas em uma antiga fábrica de sabão – foi parcialmente remodelada com a contribuição da JKMM. A prática transformou uma obra elétrica vizinha para fornecer à Academia de Belas Artes acomodações adicionais diretamente ligadas à nova parte do projeto. Desta forma, os edifícios Uniarts recentemente revisitados introduzem uma camada significativa e discreta do século XXI ao projeto. A Academia de Belas Artes é carinhosamente chamada de "Mylly" (moinho em finlandês) como referência ao edifício que a precedeu. A estética reduzida e até austera da JKMM e a escolha de janelas profundas claramente definidas dentro das elevações de tijolos refletem essa herança industrial funcional.

Universidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro, Viga
© Tuomas Uusheimo
Universidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada, Pilar
© Marc Goodwin

No coração deste edifício de cinco andares com mais de 13.000 m² (bruto) está um pátio iluminado definido por uma escada de aço marcante que corta o espaço diagonalmente de um nível para o outro. Isso cria um núcleo dinâmico e comunitário para o edifício “Mylly” à medida que os alunos se deslocam dos estúdios e espaços de aprendizado. No térreo, há uma galeria acessível ao público em geral.

Universidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects - Fotografia de Exterior
© Tuomas Uusheimo

A cobertura incorpora um grande terraço ao ar livre para fazer e exibir arte, juntamente com vistas de longo alcance sobre a cidade. “Nossa visão holística de projeto foi informada pela necessidade de reunir as pessoas em um edifício que permite o uso flexível, mas também está firmemente enraizado em seu contexto urbano.”, afirma o arquiteto principal do projeto e co-fundador da JKMM Asmo Jaaksi.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Helsinki, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Universidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects" [University of the Arts Helsinki / JKMM Architects] 29 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980988/universidade-de-artes-de-helsinque-jkmm-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.