Plataforma de Artes Ficus alto / Natura Futura Arquitectura

Plataforma de Artes Ficus alto / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Exterior, Cerca, VigaPlataforma de Artes Ficus alto / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Exterior, JardimPlataforma de Artes Ficus alto / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga, Cadeira, Pátio, JardimPlataforma de Artes Ficus alto / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaPlataforma de Artes Ficus alto / Natura Futura Arquitectura - Mais Imagens+ 11

Plataforma de Artes Ficus alto / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Exterior, Cerca, Viga
© Natura Futura Arquitectura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ficus alto expressa a necessidade de um espaço de convergência e exploração para novos artistas de comunidades satélites, onde a gastronomia, a arte e a música possam fomentar experiências compartilhadas.

Plataforma de Artes Ficus alto / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Viga, Jardim
© Natura Futura Arquitectura

O projeto está localizado em Pisagua, Equador; com uma população de aproximadamente 1363 habitantes; numa zona de transição entre a costa e a serra. Vanessa e Jordan decidem dar vida a Ficus Alto; onde seu objetivo era gerar um espaço flexível de exploração gastronômica e artística, que valorizasse a culinária artesanal de ingredientes locais, aberta ao ambiente natural e à comunidade.

Plataforma de Artes Ficus alto / Natura Futura Arquitectura - Imagem 13 de 16
Axonométrica Construtiva

O projeto está localizado em uma plataforma de 9x7m, reaproveitando o elemento onde o cacau era tradicionalmente seco na antiga casa. Sua estrutura é configurada por duas armações metálicas e uma cobertura de 9x9m, sustentada por treliças de madeira com seção curva convexa, onde são exploradas as possibilidades de utilização de tábuas de madeira de 0,15 x 4 x 0,02 m para gerar cada uma das 9 treliças cuja função é reduzir custos; cobrir uma maior extensão sem pilares intermediários com uma seção menor e uma saliência frontal mais extensa, utilizando a mão de obra e materiais do local. Com isso, busca-se o resgate e reinterpretação da forma, dignificando-a e potenciando-a para novos usos.

Plataforma de Artes Ficus alto / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga, Cadeira, Pátio, Jardim
© Natura Futura Arquitectura
Plataforma de Artes Ficus alto / Natura Futura Arquitectura - Imagem 14 de 16
Planta
Plataforma de Artes Ficus alto / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Natura Futura Arquitectura
Plataforma de Artes Ficus alto / Natura Futura Arquitectura - Imagem 15 de 16
Planta - Situação
Plataforma de Artes Ficus alto / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Natura Futura Arquitectura

O programa flexível conecta a plataforma com características pré-existentes do terreno, como a antiga casa, a figueira (ficus) e uma pedra que serve de mobiliário. Sua abertura faz com que seja uma extensão da casa e da calçada; funcionando como um espaço para as atividades diárias. Ficus Alto configura-se como um espaço aberto para iniciativas artísticas locais, com o objetivo de gerar novas possibilidades de encontros sociais e culturais em comunidades a partir de uma arquitetura mínima.

Plataforma de Artes Ficus alto / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Natura Futura Arquitectura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pisagua, Provincia de Los Rios, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Plataforma de Artes Ficus alto / Natura Futura Arquitectura" [Plataforma de arte al aire Ficus alto / Natura Futura Arquitectura] 26 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980800/plataforma-de-artes-ficus-alto-natura-futura-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.