Casa HR / o2 Arquitectos

Casa HR / o2 Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano
© Nicolás Saieh

Casa HR / o2 Arquitectos - Fotografia de ExteriorCasa HR / o2 Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa HR / o2 Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Corrimão, AidoCasa HR / o2 Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, Viga, Terraço, PátioCasa HR / o2 Arquitectos - Mais Imagens+ 16

Las Condes, Chile
  • Arquitetos: o2 Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  228
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nicolás Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Dap Ducasse, MK, Topwood
  • Arquiteta Responsável: Daniella Rufin
  • Cidade: Las Condes
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa HR / o2 Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Nicolás Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenvolvimento do projeto para esta moradia unifamiliar no bairro Golf de Las Condes, Santiago, Chile, foi um grande desafio devido à difícil forma do terreno, com uma frente de pouco mais de 5 metros e uma geometria irregular que se alargava na parte posterior em formato de "L". A implantação da casa teve de ser projetada de maneira a aproveitar ao máximo os espaços, atendendo a necessidade de estacionamentos e procurando criar uma área de jardim mais privativa, separada do acesso.

Casa HR / o2 Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Corrimão, Aido
© Nicolás Saieh

Optou-se por posicionar a casa o mais à frente possível, alinhando o programa à geometria do terreno com um primeiro nível composto por áreas comuns interligadas pelas portas de correr (cozinha, sala de jantar e sala de estar), e desenvolvendo um segundo nível em um retângulo estreito com quartos ao norte e um corredor ao sul, terminando com um volume que gira seguindo a forma do terreno, criando a ruptura do projeto que abriga a área principal dos dormitórios e sob ela um terraço coberto.

Casa HR / o2 Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nicolás Saieh

Para o projeto, foi dada especial atenção à integração da luz natural, criando um pátio de luz no primeiro nível voltado para o acesso, e utilizando várias claraboias e entradas de luz indireta, como os volumes que foram desenhados no corredor dos quartos (pequenas caixas que se projetam para a fachada sul), criados especialmente para gerar espacialidade e luminosidade.

Casa HR / o2 Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Cadeira, Pátio, Aido
© Nicolás Saieh
Casa HR / o2 Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Madeira, Cadeira
© Nicolás Saieh
Casa HR / o2 Arquitectos - Imagem 18 de 21
Planta - Térreo
Casa HR / o2 Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Nicolás Saieh

Em termos de materialidade, a ideia era criar um visual bastante industrial, com um certo aconchego, por isso, optou-se por um primeiro nível com paredes de concreto aparente, piso polido e vitrificado e tetos de madeira tratada termicamente que se projetam para o terraço com grandes janelas, todas com possibilidade de deslizar até se tornarem um único painel, permitindo a ligação completa dos espaços sala de estar/sala de jantar/terraço; E um segundo nível com revestimento externo para fachada ventilada de painéis Hunter Douglas.

Casa HR / o2 Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, Viga, Terraço, Pátio
© Nicolás Saieh

Decidiu-se projetar uma piscina estreita, longa e elevada, gerando a altura necessária em todo o seu contorno para criar um banco e assim configurar o espaço do terraço. Da mesma forma, a pequena área que restava na parte posterior foi projetada para abrigar uma longa mesa de churrasco com piso de pedra.

Casa HR / o2 Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Nicolás Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa HR / o2 Arquitectos" [Casa HR / o2 Arquitectos] 19 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980389/casa-hr-o2-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.