Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura

Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Iluminação
© Carolina Lacaz

Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, VigaApartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Janela, VigaApartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Iluminação, CadeiraApartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, PrateleiraApartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura - Mais Imagens+ 22

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  130
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Carolina Lacaz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aline Matsumoto, Artefatos Engenharia Metálica, Baraúna, By Kamy, Carbono, Cestarias Regio, Codex, Cremme, Dimlux, Dpot Objeto, Eduardo Fernandes Galeria, Estúdio Paulo Alves, Ipel Iluminação, Keramika, Ladrilar, Oficina 1, REKA, Roberto Zambri, Tom Mármores, Wooding
  • Arquiteta Responsável: Ana Luiza Sawaia
  • Colaboradores: Juliana Costa, Juliana Baumgart
  • Produção: Aldi Flosi
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga
© Carolina Lacaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto deste apartamento localiza-se no bairo de Pinheiros, em São Paulo, em um simpático prédio construído nos anos 70. Os moradores, um casal jovem, queriam uma suíte confortável e um escritório para trabalharem em casa quando necessário, além de um quarto para um futuro filho. Sendo ambos ciclistas bastante investidos na prática, era importante que houvesse espaços generosos e fluidos para que entrassem em casa com as bicicletas quando necessário.

Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Prateleira, Janela
© Carolina Lacaz

Deste a primeira visita ao apartamento, o maior objetivo do projeto foi torná-lo mais claro e arejado: apesar das janelas da sala serem grandes, elas estão voltadas para lateral do terreno, que tem vista para o prédio vizinho. Sendo a incidência de luz natural muito baixa nessa face do prédio, a solução ideal foi abrir totalmente a cozinha para a sala de estar e jantar, integrando os ambientes e permitindo que a luz na fachada da cozinha permeasse todo o espaço.

Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Carolina Lacaz
Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Prateleira
© Carolina Lacaz

A área de serviço foi dividida das salas de estar e jantar por esquadrias de ferro, pintadas de branco e com vidro laminado translúcido, que esconde os varais, máquina de lavar e até a condensadora do ar-condicionado, mas ainda permite a passagem de luz solar advinda da janela da área de serviço. À noite, o vidro laminado permite que o cubo que veda a lavanderia se torne uma lanterna ao acender as luzes na lavanderia.

Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Viga, Cadeira, Janela
© Carolina Lacaz

Antes da reforma, um corredor que dava acesso aos quartos ocupava uma área central do apartamento, deixando os banheiros espremidos entre ele e a cozinha. Tendo demolido a parede que separava o terceiro quarto e a sala de estar, não só pudemos eliminar o corredor – aumentando os banheiros e o closet do casal, cuja configuração permitiu que os ambientes ficassem mais lineares e organizados – mas tornamos possível a integração do escritório do casal com a sala de estar, separadas apenas por uma grande estante de chapa de aço de 4mm, com leveza visual. 

Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura - Imagem 21 de 27
Planta baixa

O piso de tacos de madeira dos quartos foi recuperado, e para a sala de estar, cozinha e lavanderia, fizemos um novo piso de cimento queimado com pigmentos rosa, ocre e branco, feito in loco. A nova moradora, que é ilustradora, teve total participação na produção da cor do piso de cimento e nos auxiliou com a paleta de cores dos ambientes. A sala de estar, por exemplo, possui cores mais quentes apesar de contar com revestimentos de concreto.

Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga
© Carolina Lacaz

Os banheiros são recobertos por uma combinação de ladrilhos hidráulicos e pastilhas. O banheiro que serve também como lavabo, recebeu um ladrilho verde e pastilhas de cerâmica brancas. O mesmo tom de verde foi usado para pintar as paredes do escritório, conferindo unidade a estes espaços. Já o banheiro do casal recebeu o ladrilho desenhado pelo nosso escritório para a Ladrilar, da coleção Pausa, ilustrado com símbolos de partituras musicais. 

Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Carolina Lacaz

Por fim, os pilares e vigas de concreto foram descascados e polidos, e um grande banco de concreto percorre toda a sala e escritório, com iluminação indireta na parte inferior do assento. 

Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Carolina Lacaz
Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela
© Carolina Lacaz

Os móveis são de designers brasileiros, como Cremme, Paulo Alves, Baraúna, Artesãos da Ilha do Ferro e Wooding. 

Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Iluminação, Cadeira
© Carolina Lacaz
Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Madeira, Cadeira
© Carolina Lacaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pinheiros, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura" 12 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980106/apartamento-pinheiros-ana-sawaia-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.