Casa Permeable Junction Boarding / Andyrahman Architect

Casa Permeable Junction Boarding / Andyrahman Architect - Fotografia de Interiores, Mesa, VigaCasa Permeable Junction Boarding / Andyrahman Architect - Fotografia de Interiores, MesaCasa Permeable Junction Boarding / Andyrahman Architect - Fotografia de Exterior, CorrimãoCasa Permeable Junction Boarding / Andyrahman Architect - Imagem 5 de 26Casa Permeable Junction Boarding / Andyrahman Architect - Mais Imagens+ 21

  • Arquiteto Líder: Andy Rahman
  • Arquiteto Responsável: Cipta Hadi
  • Arquitetos: Andyrahman Architect
  • Construtora: Pandri
  • Cidade: Surabaya
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Permeable Junction Boarding / Andyrahman Architect - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga
© Mansyur Hasan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Permeabilidade é um termo usado na biologia mas que, neste caso, significa romper a fronteira entre duas coisas diferentes ou até mesmo opostas. Este é um conceito fundamental do Keputih Boarding House Volume 6, que mostra uma certa ambiguidade, tanto em aspectos gerais quanto em detalhes, além de enfatizar seu aspecto Nusantara. Esta pensão é, de fato, projetada como um padrão que penetra um no outro. Duas coisas que parecem separadas podem se tornar uma, se misturando ou se encaixando, para dissimular os limites do espaço físico. No contexto da pensão, essas duas coisas podem ser teoria e prática, ação e reação, racional e irracional, sólido e vazio, fora e dentro, e muitas outras coisas.

Casa Permeable Junction Boarding / Andyrahman Architect - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Mansyur Hasan
Casa Permeable Junction Boarding / Andyrahman Architect - Imagem 16 de 26
Plantas
Casa Permeable Junction Boarding / Andyrahman Architect - Imagem 19 de 26
Diagrama conceitual
Casa Permeable Junction Boarding / Andyrahman Architect - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão, Viga
© Mansyur Hasan

Assim como na arquitetura Nusantara, não importa se está fora ou dentro, eles não separam. Como ocorre no templo Candi Borobudur, onde entrar significa subir, porque estar fora é o mesmo que estar dentro. Esta pensão também é assim, a árvore que era um elemento exterior carregado para dentro e cria ambiguidade: está fora ou está dentro? Bem, pode ser os dois. O espaço comum é uma área de encontro que pode ser usada para atividades conjuntas, que é uma das características da arquitetura Nusantara, salas que interrompem espaços, onde as pessoas são encorajadas a ter mais empatia umas com as outras. Assim, esta pensão prioriza o espaço comum, para dar aos usuários um espaço de encontro, além de socializar e interagir uns com os outros.

Casa Permeable Junction Boarding / Andyrahman Architect - Fotografia de Interiores, Mesa
© Mansyur Hasan
Casa Permeable Junction Boarding / Andyrahman Architect - Imagem 21 de 26
Diagrama de luz solar
Casa Permeable Junction Boarding / Andyrahman Architect - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Mansyur Hasan

Nas palafitas de Nusantara, os pisos são comumente feitos de tiras de madeira que possuem pequenos vãos entre cada tábua. A partir dessas lacunas, o ar e a luz fluem dentro do edifício. Nesta pensão, as tábuas de madeira foram modernizadas com a utilização de uma grelha de aço, mas com a mesma utilização, para circular o ar e a luz do seu vão. As lacunas na grelha são largas o suficiente para serem notadas. As pessoas no primeiro andar podem ver através dos andares acima dele. Este piso está ficando ambíguo e um meio de pisar ao mesmo tempo em que circula o ar e a luz.

Casa Permeable Junction Boarding / Andyrahman Architect - Imagem 5 de 26
© Mansyur Hasan
Casa Permeable Junction Boarding / Andyrahman Architect - Imagem 17 de 26
Vista

Quanto ao próprio "fazer", este projeto extrapola os limites entre o arquiteto e os pedreiros. Eles continuam aprendendo: o arquiteto aprende com os pedreiros e vice-versa. O mais óbvio é a disposição dos tijolos que se tornaram a fachada deste edifício. Os pedreiros tentaram entender o design e a disposição dos tijolos feitos pelo arquiteto e fizeram isso através de testes na própria obra. Mesmo que os pedreiros que trabalham neste projeto não sejam os mesmos que trabalham com o arquiteto Andyrahman, eles mostram ter uma sede de aprendizado e uma determinação extraordinária, eles finalmente concluíram um padrão de tijolos único e podem se orgulhar como o resultado da Keputih Boarding House Volume 6.

Casa Permeable Junction Boarding / Andyrahman Architect - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga
© Mansyur Hasan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Permeable Junction Boarding / Andyrahman Architect" [Permeable Junction Boarding House / Andyrahman Architect] 12 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979964/casa-permeable-junction-boarding-andyrahman-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.