Casa Aqua Bad Cortina / Pedevilla Architects

Casa Aqua Bad Cortina / Pedevilla Architects - Fotografia de Exterior, JanelaCasa Aqua Bad Cortina / Pedevilla Architects - Fotografia de Interiores, Porta, Janela, Cadeira, VigaCasa Aqua Bad Cortina / Pedevilla Architects - Fotografia de Exterior, Janela, FlorestaCasa Aqua Bad Cortina / Pedevilla Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela, FachadaCasa Aqua Bad Cortina / Pedevilla Architects - Mais Imagens+ 15

San Vigilio di Marebbe, Itália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gustav Willeit
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Holzius Vollholzhaus
  • Arquitetos Coordenadores: Armin Pedevilla, Alexander Pedevilla
  • Equipe De Projeto: Matteo Bolgan, Nico Schmitt
  • Engenheiro Estrutural: Egon Pescollderungg
  • Engenheiro Elétrico: Studio GM
  • Engenheiro Hidráulico: TKON
  • Cidade: San Vigilio di Marebbe
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Casa Aqua Bad Cortina / Pedevilla Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Gustav Willeit

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ciAsa (Rhaeto-Romanic para a casa) é uma casa de família toda de madeira nos alpes do Tirol do Sul, rodeada pelas Dolomitas de Val Badia. A edificação fica em uma colina suave, bem ao lado de uma fonte termal. Com base na forma arcaica de uma casa, não se faz distinção entre o telhado e a fachada. A forma ascendente da cobertura torna o edifício visível de longe, ao mesmo tempo, em que as linhas baixas dos beirais também fornecem proteção. A forma do trapézio aparece como um elemento recorrente no projeto. Para iluminar o interior, são utilizadas as águas-furtadas trapezoidais na cobertura e uma claraboia, cuja luz incide na casa em forma de cone.

Casa Aqua Bad Cortina / Pedevilla Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela, Fachada
© Gustav Willeit

Os três pavimentos acima do solo são inteiramente feitos da madeira, recolhidas em 30 de outubro de 2018 durante fortes tempestades nas florestas vizinhas. A madeira de abeto maciço foi unida para criar as paredes externas e internas, usando uma técnica especial e evitando o uso de adesivos e resinas. A partir de tábuas de madeira de 6 cm de espessura, as paredes externas foram montadas com 36 cm. Mesmo dentro dos componentes pré-fabricados da edifcação, as tábuas foram instaladas da mesma forma que a árvore havia crescido — de baixo para cima.

Casa Aqua Bad Cortina / Pedevilla Architects - Fotografia de Interiores, Porta, Janela, Cadeira, Viga
© Gustav Willeit
Casa Aqua Bad Cortina / Pedevilla Architects - Imagem 16 de 20
Planta Pavimento Térreo

No interior, a superfície é composta por madeira de pinho maciço e aplainada à mão. Todas as paredes foram pré-fabricadas com esta superfície; as conexões para janelas e portas foram rebatidas nos elementos das paredes. Pela sua cor cálida e cheiro característico, que conferem à sala uma sensação de bem-estar e aconchego, o pinheiro-manso é utilizado na tradição local há muitos séculos como revestimento interno. Como uma pinha, a fachada é revestida com telhas de lariço rachadas à mão. Devido à grande espessura da parede, a casa atinge valores térmicos satisfatórios, razão pela qual o isolamento adicional foi completamente desnecessário.

Casa Aqua Bad Cortina / Pedevilla Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Madeira, Cadeira
© Gustav Willeit
Casa Aqua Bad Cortina / Pedevilla Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Gustav Willeit

O concreto do subsolo é composto de rocha dolomítica do riacho próximo, enriquecida com água termal própria do terreno. Neste projeto, a sustentabilidade teve alta prioridade. A maioria dos materiais usados são locais e naturais. Quase nenhum material sintético foi utilizado. Não apenas a madeira da casa é estritamente local, mas também a pedra para os pisos e banheiros foi cortada das pedras de dolomita do vale.

Casa Aqua Bad Cortina / Pedevilla Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Gustav Willeit

A escolha dos materiais foi impulsionada pelas qualidades estéticas, bem como pelo conhecimento sobre sua resistência e durabilidade. Por exemplo, a madeira de larício, utilizada para a fachada, é resistente às intempéries mesmo sem qualquer tratamento. Ao longo dos anos, as madeiras maciças desenvolvem uma pátina, dando-lhes maior caráter e charme, o que tornará o edifício cada vez mais bonito com o passar do tempo. Com a construção da ciAsa, o ciclo de vida dos materiais e recursos foi ampliado de forma significativa.

Casa Aqua Bad Cortina / Pedevilla Architects - Fotografia de Exterior
© Gustav Willeit
Casa Aqua Bad Cortina / Pedevilla Architects - Fotografia de Interiores
© Gustav Willeit

O impacto ambiental e os custos são assim reduzidos a longo prazo. Também foi dada grande importância aos aspectos sociais e culturais da sustentabilidade. Somente artesãos do vale foram envolvidos, enriquecendo o projeto com sua experiência e conhecimento dos métodos de construção locais. A perpetuação das tradições locais de forma moderna respeita a cultura local e preserva o conhecimento milenar, que está ameaçado devido aos desenvolvimentos de alta tecnologia e à crescente padronização das novas construções.

Casa Aqua Bad Cortina / Pedevilla Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Gustav Willeit

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Aqua Bad Cortina / Pedevilla Architects" [House Aqua Bad Cortina / Pedevilla Architects] 10 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979897/casa-aqua-bad-cortina-pedevilla-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.