Teatro em La Orilla / Estudio Arzubialde

Teatro em La Orilla / Estudio Arzubialde - Fotografia de Exterior, Fachada, Arco, ArcadaTeatro em La Orilla / Estudio Arzubialde - Fotografia de Exterior, Porta, Tijolo, Fachada, Arco, ArcadaTeatro em La Orilla / Estudio Arzubialde - Fotografia de Interiores, Viga, JanelaTeatro em La Orilla / Estudio Arzubialde - Fotografia de Interiores, Janela, Iluminação, VigaTeatro em La Orilla / Estudio Arzubialde - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos Responsáveis: Franco Piccini, Santiago Baulíes, Martín Cabezudo
  • Clientes: Compañía teatral Tuto Tul
  • Construção: Artemio Giménez
  • Instalações: Juan Alberto González
  • Cidade: Pueblo Esther
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Teatro em La Orilla / Estudio Arzubialde - Fotografia de Exterior, Fachada, Arco, Arcada
© Franco Piccini / Martín Cabezudo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pueblo Esther é uma cidade argentina localizada próxima ao rio Paraná, 20 km ao sul da cidade de Rosário. Sua origem e posterior desenvolvimento estão relacionados à construção de chalés de fim de semana e veraneio. Seu tecido urbano característico é composto de grandes lotes arborizados e terras para a produção hortícola. O Teatro em La Orilla está localizado dentro desse contexto.

Teatro em La Orilla / Estudio Arzubialde - Imagem 10 de 14
Croqui

A encomenda de projeto exigiu, em sua fase inicial, a construção de um espaço que pudesse abrigar diversas atividades artísticas como o ensino de artes dramáticas, o ensaio de companhias de teatro (com as variantes que esta disciplina envolve: dramaturgia, palhaço, bonecos, malabarismo de tecido e trapézio) e grupos de dança, assim como a preparação e o armazenamento de peças cenográficas, figurinos e outros elementos técnicos da atividade (equipamentos de luz e som, cortinas, trapézios, ferramentas, etc.).

Teatro em La Orilla / Estudio Arzubialde - Fotografia de Exterior, Porta, Tijolo, Fachada, Arco, Arcada
© Franco Piccini / Martín Cabezudo

Em outubro de 2018, simultaneamente ao fato de que Pueblo Esther ultrapassou dez mil habitantes e deixou de ser uma Comuna para ser declarada Cidade, foi realizada a primeira edição do Festival de Teatro Pueblo Esther, cujo objetivo era levar teatro de qualidade de diferentes gêneros e estilos a um público que normalmente frequenta o teatro, ou tem que percorrer mais de 20 quilômetros para desfrutar dessa expressão artística. Esta primeira edição do festival foi um grande sucesso, promoveu o turismo regional e atraiu mais de sete mil participantes em cinco dias, incluindo crianças e jovens estudantes de escolas primárias e secundárias da região, que puderam comparecer gratuitamente.

Teatro em La Orilla / Estudio Arzubialde - Imagem 12 de 14
Planta
Teatro em La Orilla / Estudio Arzubialde - Imagem 13 de 14
Elevações e Cortes

O sucesso do evento incentivou os comissários (Companhia Tuto Tul, membros do comitê organizador do Festival mencionado) a promover a iniciativa. Eles decidiram apostar em um espaço que não só tornaria todas essas atividades citadas possíveis, mas também estaria qualificado para receber teatro, dança, música e projeções para um público limitado.

Teatro em La Orilla / Estudio Arzubialde - Fotografia de Exterior
© Franco Piccini / Martín Cabezudo

Uma vez estabelecidas as demandas da encomenda, optou-se por projetar um edifício que abrigaria um espaço principal de pé direito duplo, encostado inteiramente à empena sul do terreno, tendo o cuidado de garantir a permanência de todas as árvores existentes. Esta implantação também permite que a luz solar do norte entre do topo deste espaço principal filtrada através de uma tela composta de pequenos arcos de tijolos.

Teatro em La Orilla / Estudio Arzubialde - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Franco Piccini / Martín Cabezudo

As galerias, compostas de arcos de tijolos estruturais, circundam todo o térreo e funcionam como um espaço semi-coberto para circulação e expansão: a galeria leste como um espaço de reunião em relação com o pátio ao fundo do lote, enquanto a galeria oeste faz o mesmo com relação ao pátio de entrada e permite, através de um portão articulado, expandir a superfície de trabalho e representação. As salas que compõem o pavimento superior têm vista e estão integradas no espaço principal: podem funcionar como depósitos, áreas técnicas ou, em circunstâncias de uma função especial, como uma platéia elevada.

Teatro em La Orilla / Estudio Arzubialde - Imagem 9 de 14
Maquete
Teatro em La Orilla / Estudio Arzubialde - Imagem 14 de 14
Corte Perspectiva

A obra foi concluida e equipada com um orçamento muito baixo e em com um tempo de execução muito curto. Por conta destas condições, todos os tipos de acabamentos foram dispensados. Todas as aberturas foram adquiridas em demolições e restos de fábrica, daí sua descontinuidade em termos de materiais, formas e dimensões.

Teatro em La Orilla / Estudio Arzubialde - Fotografia de Interiores, Janela, Iluminação, Viga
© Franco Piccini / Martín Cabezudo

A companhia de teatro batizou o espaço de Teatro em La Orilla, nome preciso que nos relembra da proximidade com o Rio Paraná e valoriza as manifestações culturais locais e alternativas.

Teatro em La Orilla / Estudio Arzubialde - Fotografia de Exterior, Arco, Arcada, Viga
© Franco Piccini / Martín Cabezudo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pueblo Esther, Santa Fe, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Teatro em La Orilla / Estudio Arzubialde" [Teatro en la orilla / Estudio Arzubialde] 09 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979858/teatro-em-la-orilla-estudio-arzubialde> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.