Cinema, arquitetura e cidade em "Batman"

Cinema, arquitetura e cidade em "Batman" - Imagem 1 de 2
"The Batman" (2022), dirigido por Matt Reeves. Fonte: captura de tela do filme

Um dos filmes mais comentados do ano faz parte de uma consagrada franquia que tem a cidade como um de seus principais personagens. O grande protagonista é um super-heróis muito conhecido, mas não é possível falar em Batman sem falar de Gotham City. Neste episódio, o Arquicast conversa sobre a versão mais recente da saga do homem-morcego em sua jornada para salvar Gotham das mãos do crime organizado e restabelecer algum sentido de cidadania que traga união e esperança para a desigual e maltratada população da cidade. 

Os elementos chave da trama estão todos lá: os vilões, a mocinha – nada indefesa – o mordomo Alfred, o Batmóvel e, claro, o eterno parceiro Inspetor Gordon. Mas quem brilha mesmo em quase todas as cenas é ela, Gotham! Uma mistura de várias cidades que conhecemos e mais atual do que gostaríamos. Os arquitetos Bernardo Vieira e Gustavo Novais participam da conversa.

A mística a respeito de Gotham nasce já nas diferentes versões sobre a sua origem. Para alguns, a inspiração clara é a cidade de Nova York, sua imagem metropolitana e seu símbolo como um lugar de disputa entre diferentes povos. Já para outros, o nome da cidade e a caracterização de uma sociedade à beira de um surto coletivo, são emprestados de uma pequena vila na Inglaterra que, há mais de 800 anos, ficou conhecida pela astúcia de seus moradores - e certo talento para a dramatização - ao enganar o rei, burlar a lei e evitar a cobrança de impostos. 

A história de Bruce Wayne antecede a criação da cidade nos quadrinhos. Mas, desde que foi mencionada pela primeira vez, Gotham acompanha a evolução dos personagens e já foi objeto de interpretação artística de vários autores e, posteriormente, diretores de cinema.

Diferentemente de outros super-heróis, os desafios e os inimigos enfrentados por Batman são extremamente factíveis, surpreendentemente contemporâneos e essencialmente urbanos. As questões éticas e morais que costumam embalar as tramas são constantemente explicitadas no dilema dos personagens, mas também nos cenários, na imagem da cidade que é um reflexo da sua sociedade. E as diferentes versões apresentadas ao longo dos anos por Tim Burton, Joel Schumacher e Christopher Nolan exemplificam bem o potencial imagético e as nuances da relação do herói com a cidade que precisa salvar.

Cinema, arquitetura e cidade em "Batman" - Imagem 2 de 2
"The Batman" (2022), dirigido por Matt Reeves. Fonte: captura de tela do filme

Pelas mãos de Matt Reeves, diretor da mais recente adaptação, Gotham é vista pelo ponto de vista de Batman, uma cidade explorada ao nível do térreo, entre luzes vermelhas, chuva e sombras. Um olhar inovador, lançado sobre uma história clássica.

Ouça o episódio aqui.

Sobre este autor
Cita: Arquicast. "Cinema, arquitetura e cidade em "Batman"" 23 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979812/cinema-arquitetura-e-cidade-em-batman> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.