Como desenvolver bairros amigáveis à primeira infância?

Para quem você projeta uma cidade? Dificilmente sua resposta terá em mente um bebê ou uma criança de até seis anos de idade, período que define a primeira infância. No entanto, são diversas as diretrizes e ações que podem ser tomadas para incluir esse público no planejamento urbano. Afinal, é nesse momento que começam as primeiras relações de um cidadão com a urbanidade e é fundamental que haja o melhor acolhimento possível. 

Para pensar como os bairros podem ser amigáveis à primeira infância, a plataforma arbo publicou um conjunto de quatro guias para o desenvolvimento desse pensar, que trazem ferramentas e conhecimentos baseados na realidade brasileira para que gestores urbanos e projetistas possam incluir esta perspectiva em seus futuros procedimentos. Conheça todos eles, a seguir.

Como desenvolver bairros amigáveis à primeira infância? - Imagem 2 de 6
Photo by João Marcelo Martins on Unsplash

Estruturação de políticas públicas

"Esse guia traz informações sobre a necessidade de considerar os requisitos dos bebês, crianças mais novas e seus cuidadores no plano de um bairro e os cinco objetivos a serem alcançados para um Bairro Amigável à Primeira Infância (BAPI): seguro, verde e livre, acessível, lúdico, inclusivo."

Como desenvolver bairros amigáveis à primeira infância? - Imagem 3 de 6
Guia 1 – Estruturação de políticas públicas. Divulgação: arbo/IAB

Manual de políticas públicas

"O objetivo deste manual é apresentar um panorama de políticas públicas e de materiais de indução e fomento ao projeto e a intervenções urbanas voltadas à primeira infância no País, e também extrair e combinar elementos de cada um desses canais a fim de dar suporte legal e técnico à prática de desenvolvimento de BAPIs."

Como desenvolver bairros amigáveis à primeira infância? - Imagem 4 de 6
Guia 2 – Manual de políticas públicas. Divulgação: arbo/IAB

Diretrizes para desenho urbano

"As diretrizes para desenho urbano apresentadas neste manual mostram como alcançar os objetivos estabelecidos no guia Manual de políticas públicas para o desenvolvimento de Bairros Amigáveis à Primeira Infância (BAPIs)."

Como desenvolver bairros amigáveis à primeira infância? - Imagem 5 de 6
Guia 3 – Diretrizes para desenho urbano. Divulgação: arbo/IAB

Indicadores para monitoramento

"Este manual oferece a gestores e técnicos urbanos um conjunto de métodos e de indicadores que estão relacionados com as estratégias de qualificação espacial apresentadas no guia Diretrizes para desenho urbano, de forma que tenham elementos suficientes para aferir os resultados de intervenções relacionadas à implantação de BAPIs em suas cidades."

Como desenvolver bairros amigáveis à primeira infância? - Imagem 6 de 6
Guia 4 – Indicadores para monitoramento. Divulgação: arbo/IAB

Para mais informações, consulte o site oficial da iniciativa.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Como desenvolver bairros amigáveis à primeira infância?" 28 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979805/como-desenvolver-bairros-amigaveis-a-primeira-infancia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.