Prêmio Obra do Ano 2022: conheça os vencedores

Prêmio Obra do Ano 2022: conheça os vencedores - Imagem 1 de 7
© ArchDaily

Na semana passada, anunciamos os 15 finalistas do Obra do Ano de 2022, um prêmio que celebra o melhor da arquitetura lusófona, convidando nossos leitores a escolherem seus projetos favoritos construídos nos países de língua portuguesa. Chegou o dia de conhecer os vencedores do ODA 2022.

O Premio Obra do Ano 2022 é oferecido pela Dornbracht, empresa conhecida internacionalmente por seus produtos para cozinhas e banheiros.

Este ano, o primeiro lugar foi ocupado pelo projeto de Reabilitação Urbana de Alto de Bomba na cidade de Mindelo, Cabo Verde, realizado escritório OUTROS BAIRROS. Em segundo lugar ficou a Casa Palicourea, projetada pelo BLOCO Arquitetos, enquanto que a terceira posição ficou com a Sede da Fecomércio, Sesc e Senac, do Estúdio 41.

Veja mais detalhes dos premiados, a seguir.

1º Lugar: Reabilitação Urbana de Alto de Bomba / OUTROS BAIRROS

Prêmio Obra do Ano 2022: conheça os vencedores - Imagem 7 de 7
Reabilitação Urbana de Alto de Bomba / OUTROS BAIRROS. Cortesia de Ângelo Lopes

A reabilitação urbana de um lugar com as características de precaridade encontradas no Alto de Bomba, exige uma imersão diária da equipa projetista na vida quotidiana do lugar, vendo e sentindo o dia a dia dos moradores. [...] A materialização da estratégia dá-se através da caracterização inicial de cada área, cuja análise dos dados recolhidos permite construir um plano estratégico – a que chamamos plano de intervenção – que coloca os cenários e lança possíveis soluções para as questões físicas e sociais. Reflete-se sobre a infraestrutura, o desenho da superfície, os equipamentos coletivos e, sobretudo, abre-se a porta a momentos de conversa que permitem discutir cada fase do plano, escutar a voz dos cidadãos, os silêncios do lugar e associar os moradores ao projeto enquanto funcionários das obras em curso

Prêmio Obra do Ano 2022: conheça os vencedores - Imagem 3 de 7
Reabilitação Urbana de Alto de Bomba / OUTROS BAIRROS. Foto © Marcelo Londoño

2º Lugar: Casa Palicourea / BLOCO Arquitetos

Prêmio Obra do Ano 2022: conheça os vencedores - Imagem 6 de 7
Casa Palicourea / BLOCO Arquitetos. Foto © Joana França

Localizado próximo aos limites do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o conjunto da Casa Palicourea é composto por duas edificações “irmãs”: uma casa e um pequeno ateliê. Um dos membros da família é arquiteta paisagista e trabalha com espécies nativas do cerrado e com a preservação e recuperação de espécies do bioma da região. O ateliê será seu escritório e abrigará atividades artísticas e educacionais relacionadas ao Cerrado, funcionando com um anexo da casa. Sendo assim, todo o projeto foi pensado como uma experiência sobre uma forma de habitar a região considerando suas especificidades, sua preservação e possibilidades de convivência equilibrada entre homem e natureza.

Prêmio Obra do Ano 2022: conheça os vencedores - Imagem 5 de 7
Casa Palicourea / BLOCO Arquitetos. Foto © Joana França

3º Lugar: Sede da Fecomércio, Sesc e Senac / Estúdio 41

Prêmio Obra do Ano 2022: conheça os vencedores - Imagem 4 de 7
Sede da Fecomércio, Sesc e Senac / Estúdio 41. Foto © Leonardo Finotti

O projeto se localiza em uma zona limítrofe da malha urbana, onde o município de Porto Alegre encontra com sua região metropolitana. Coloca-se como um modo de interpretar essa relação entre o meio ambiente e a cidade, entre natureza e artifício. De fato, uma intervenção do porte do Sistema Fecomércio tem o poder de renovar, induzir e qualificar seu entorno imediato. Entendendo a força dessa ideia, propõe-se que boa parte dos espaços projetados possa ser utilizada, além dos usuários e colaboradores, pela comunidade local.

Prêmio Obra do Ano 2022: conheça os vencedores - Imagem 2 de 7
Sede da Fecomércio, Sesc e Senac / Estúdio 41. Foto © Leonardo Finotti

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Prêmio Obra do Ano 2022: conheça os vencedores" 31 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979430/premio-obra-do-ano-2022-conheca-os-vencedores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.