Apê Oficina / Tribeira

Apê Oficina / Tribeira - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, CadeiraApê Oficina / Tribeira - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Cadeira, JanelaApê Oficina / Tribeira - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela, VigaApê Oficina / Tribeira - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, MesaApê Oficina / Tribeira - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: Tribeira
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  79
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bernardo Moreira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas ceramica, Desmobilia, Líder Interiores
  • Arquiteto Líder: André Oliveira, Manuela Galvão, Rodrigo Gimenes
  • Colaboradora: Ludmilla Bottechia
  • Execução E Gerenciamento Da Obra: Salar Construtora
  • Salar Construtora: Caminho Oficina
  • Marmoraria: Claramar
  • Cidade: Asa Sul
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apê Oficina / Tribeira - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela, Viga
© Bernardo Moreira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente do Apê Oficina chegou até nós com demandas interessantes e bem diferentes do comum. Ele é apaixonado por pedalar e tem uma verdadeira oficina na sua casa para trabalhar na sua coleção de bicicletas. Para atender a essa demanda, um dos três quartos do apartamento foi integrado à sala, dando espaço à oficina, que se tornou o coração do apartamento. Para unir esses ambientes, desenhamos um banco de concreto que serve como apoio e assento para as visitas.

Apê Oficina / Tribeira - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© Bernardo Moreira
Apê Oficina / Tribeira - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Cadeira
© Bernardo Moreira

Todos os elementos sugeridos no projeto seguiram uma mesma linha: a simplicidade, boa iluminação e materiais naturais. O famoso "menos é mais" foi bastante explorado. As principais alterações na planta aconteceram nas áreas molhadas. Determinamos uma nova posição para a área de serviço, atrás da cozinha, permitindo que os cobogós ficassem totalmente aparentes, criando um ponto de destaque na área social.

Apê Oficina / Tribeira - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Mesa
© Bernardo Moreira
Apê Oficina / Tribeira - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela
© Bernardo Moreira

A materialidade em todos os cômodos segue a mesma paleta de cores e texturas: branco, preto e cinza são as cores predominantes, os materiais naturais como a madeira, o concreto e a granitina trazem uma atmosfera mais rústica e aconchegante. O banheiro social ganhou um ar cenográfico, deixamos o cobogó totalmente aparente, até mesmo no box. Seguindo a linha estética do projeto, a cuba ganhou destaque por ser um cilindro feito de concreto.

Apê Oficina / Tribeira - Imagem 13 de 14
Planta Depois

Usando a estrutura do antigo banheiro e área de serviço, criamos no quarto principal, uma suíte. Para trazer amplitude usamos cores claras, desenhamos a base da cama, apelidada de Cama Água e Sal, em uma altura mais baixa e uma cabeceira de tecido mais horizontal.

Apê Oficina / Tribeira - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa
© Bernardo Moreira

O segundo quarto virou um escritório reversível em quarto de hóspedes. Além de prateleiras metálicas brancas embutidas na parede que quase desaparecem, desenhamos uma mesa, apelidada carinhosamente de Mesa Delegado. A ideia foi fazer um móvel contemporâneo, que atendesse às demandas de armazenamento e apoio do cliente usando como referência móveis das décadas de 50 e 60. 

Apê Oficina / Tribeira - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Cadeira, Viga
© Bernardo Moreira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apê Oficina / Tribeira" 27 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979179/ape-oficina-tribeira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.