Casa em Pedrezuela / Slow Studio

Casa em Pedrezuela / Slow Studio - Imagem 2 de 30Casa em Pedrezuela / Slow Studio - Fotografia de ExteriorCasa em Pedrezuela / Slow Studio - Imagem 4 de 30Casa em Pedrezuela / Slow Studio - Imagem 5 de 30Casa em Pedrezuela / Slow Studio - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Slow Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Salva López
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  La Paloma cerámicas, Proyectos Claudin 4D
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Pedrezuela / Slow Studio - Imagem 10 de 30
© Salva López

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes chegaram ao estúdio com um programa simples para uma casa de três quartos que atende às suas necessidades atuais e futuras de moradia e trabalho remoto. É um jovem casal com um enorme entusiasmo por viver uma vida tranquila desfrutando de sua casa em contato com a natureza e perto de sua família, e o entorno escolhido é perfeito, pois faz fronteira com um lindo olival.

Casa em Pedrezuela / Slow Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Salva López

A implementação do projeto parte deste terreno ideal, com uma forma alongada voltada para o sul e com um leve declive desde a rua até uma zona completamente plana onde a casa pode ser construída.

Casa em Pedrezuela / Slow Studio - Imagem 22 de 30
Planta

Assim, o projeto é um esquema simples com uma planta retangular em que os espaços se sucedem do mais público ao privado, divididos por um pátio que melhora a iluminação e a ventilação natural.

Casa em Pedrezuela / Slow Studio - Imagem 5 de 30
© Salva López

A privacidade da casa na fachada oeste é afetada por um vizinho com vista direta para o terreno e, por isso, a garagem está localizada nesta orientação, separada da casa com pérgola de acesso.

Casa em Pedrezuela / Slow Studio - Fotografia de Interiores
© Salva López

A fachada sul é protegida por uma pérgola vegetal que ajuda a aumentar a privacidade e funciona como um excelente regulador da luz natural.

Casa em Pedrezuela / Slow Studio - Imagem 23 de 30
Corte Longitudinal

Um dos pontos fulcrais da estratégia bioclimática é o fato de dispor todas as divisões, tanto as zonas comuns como os quartos, em uma rigorosa orientação ao sul, particularidade que permite um excelente funcionamento térmico passivo de todos os espaços habitacionais.

Casa em Pedrezuela / Slow Studio - Imagem 18 de 30
© Salva López

Aproveitamos os ganhos de calor que conseguimos graças às grandes aberturas a sul, que se acumulam nas paredes e cuja temperatura mantemos graças ao excelente isolamento externo.

Casa em Pedrezuela / Slow Studio - Fotografia de Exterior
© Salva López

No lado norte, pelo contrário, precisamos de um elemento térmico que protegesse da fachada mais fria. Para isso, posicionamos os espaços de serviço, como banheiros e sala de instalações, e geramos uma fachada muito opaca com poucas aberturas que são protegidas com venezianas de madeira apenas por motivos de privacidade.

Casa em Pedrezuela / Slow Studio - Imagem 8 de 30
© Salva López

Como temos uma excelente insolação, precisamos controlá-la durante as diferentes estações do ano, por isso, instalamos uma pérgula que cobre toda a extensão da fachada sul e que será protegida com vegetação caducifólia e persianas simples de madeira.

Casa em Pedrezuela / Slow Studio - Imagem 14 de 30
© Salva López

No verão, a vegetação cobre a parte superior da pérgula e as persianas podem ser abertas, impedindo a passagem do sol, mas garantindo a ventilação natural que é complementada por uma melhora na sensação térmica graças à fotossíntese e evaporação gerada pela vegetação. No inverno, a vegetação decídua perde suas folhas e permite que o calor seja ganho dentro de casa.

Casa em Pedrezuela / Slow Studio - Imagem 25 de 30
Fachada

A nível construtivo, trata-se de uma casa com parede dupla de tijolo com isolamento entre as camadas e telhado invertido. As esquadrias são feitas em madeira, assim como os móveis da cozinha e banheiro. A garagem não é isolada.

Casa em Pedrezuela / Slow Studio - Fotografia de Exterior
© Salva López

Para as instalações é utilizada uma caldeira de biomassa que gera água quente para a cozinha e banheiro e é instalado um sistema de renovação de ar por meio de recuperação de calor.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Pedrezuela / Slow Studio" [Casa en Pedrezuela / Slow Studio] 28 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979177/casa-em-pedrezuela-slow-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.